Como escolher a melhor cabine num navio? Dicas que funcionam!

Partida do Cruzeiro MSC Divina do Porto de Miami.
Índice do artigo

Atualizado em: Junho 25, 2024

Escolher a melhor cabine cabine num navio não é um assunto consensual, pois é normal que passageiros diferentes valorizem aspetos diferentes.

Nós, por exemplo, enquanto família com dois filhos, gostamos de locais sossegados, de preferência longe de bares ou sítios muitos movimentados.

No entanto, no que diz respeito à melhor localização de cabine para um cruzeiro, convém ter em atenção que apesar de as cabines com varanda serem mais caras, podem valer muito a pena.

Isto porque, pependendo do itinerário do cruzeiro, podem existir locais específicos que queira ver da sua cabine.

Por exemplo, nos cruzeiros pelo Alasca, ter uma cabine com varanda permite que veja a vida selvagem e as paisagens naturais sem sair do quarto.

O mesmo aconteceu na nossa viagem pelas Caraíbas, em que tinhamos dois dias de navegação em alto mar e preferimos pagar um pouco mais pelo conforto de ter uma varanda.

Afinal, nesse cruzeiro passámos mais tempo dentro do navio, em comparação com o cruzeiro no Adriático, em que saímos do barco todos os dias.

Portanto, o objetivo deste artigo é explicar-lhe as características gerais das cabines conforme a sua localização no navio, para que saiba como escolher a melhor cabine num navio. Para o seu caso em particular.

Navio MSC atracado na Baía de Kotor, em Montenegro.
Navio MSC atracado na Baía de Kotor, em Montenegro.
Navios atracados no Porto de Cruzeiros de Miami.
Navios atracados no Porto de Cruzeiros de Miami.
Quatro navios atracados no Porto de Nassau.
Quatro navios atracados no Porto de Nassau, Bahamas.

Como escolher a melhor cabine num navio?

Cabine interior com janela obstruída.
Cabine interior com janela obstruída.

As cabines podem estar localizadas nos decks (ou pisos) superiores ou inferiores, na proa ou na popa do cruzeiro.

Prós e contras da localização dos decks

Camarote com varanda no MSC Divina.
Camarote com varanda no MSC Divina.
Partida do Cruzeiro MSC Divina do Porto de Miami.
Partida do Cruzeiro MSC Divina do Porto de Miami.
Tomar o pequeno-almoço no camarote.
Tomar o pequeno-almoço no camarote.
Room service no MSC Divina.
Room service no MSC Divina.

Cabines nos decks superiores:

Escolher a localização certa da cabine num cruzeiro pode fazer toda a diferença na sua experiência a bordo.

Assim, o decks superiores, geralmente ocupados por cabines com janela ou varanda, são os que melhores vistas panorâmicas têm, bem como acesso mais fácil às áreas comuns e à piscina. No entanto, têm alguns prós e contras a considerar.

Em termos de benefícios, as cabines nos decks superiores proporcionam vistas amplas do oceano, sem dúvida. Também a proximidade com as áreas de entretenimento, restaurantes e piscinas pode ser conveniente para quem gosta de estar no centro das atividades a bordo.

Além disso, cabines com varanda têm um espaço privativo para relaxar ao ar livre, desfrutar de um café com vista para o mar ou simplesmente observar o pôr do sol. Isto é imbatível!

No entanto, há desafios a levar em conta. Isto porque as cabines nos decks superiores estão mais suspcetíveis ao movimento do navio, especialmente em mar agitado, o que pode causar desconforto para quem é sensível ao balanço.

Além disso, a proximidade com áreas movimentadas como a piscina pode resultar em mais ruído durante o dia, o que pode ser uma preocupação para quem valoriza o silêncio e a tranquilidade durante a viagem.

Cabines nos decks inferiores:

Optar por cabines nos decks inferiores de um navio de cruzeiro tem suas vantagens e desvantagens distintas.

Por um lado, estas cabines geralmente são mais económicas, o que pode ser um atrativo para quem procura economizar sem comprometer o conforto.

Além disso, sendo mais próximas ao nível do mar, elas tendem a sentir menos os movimentos do navio, o que é ideal para passageiros mais sensíveis às ondulações.

Outro benefício das cabines nos decks inferiores é sua proximidade com as áreas de saída do navio durante as paragens, o que facilita o acesso às excursões em terra e atividades fora do navio.

Estas cabines também costumam estar mais próximas das áreas de entretenimento noturno, como bares, restaurantes e teatros.

No entanto, convém ter presente algumas considerações na altura de escolher a melhor cabine.

Isto porque as cabines nos decks inferiores geralmente não têm janelas, o que pode resultar em sensação de claustrofobia.

Cabines perto da proa e da popa:

Se enjoa em alto mar é melhor evitar as cabines nas extremidades do navio. É onde mais se nota o movimento do navio.

De facto, as cabines localizadas perto da proa e da popa são as áreas do navio onde o movimento do mar é mais perceptível, o que pode causar desconforto para passageiros propensos a enjoos em alto mar.

Em geral, estas áreas estão mais sujeitas à ondulação e à vibração do navio, especialmente em condições de mar agitado.

Ou seja, para quem valoriza uma experiência de viagem mais estável e confortável, é aconselhável ficar longe das cabines localizadas perto da proa ou popa.

Comemorar o aniversário a bordo do MSC Divina.
Comemorar o aniversário a bordo do MSC Divina. Bolo e espumante no quarto.
como escolher a melhor cabine num navio
Como escolher a melhor cabine num cruzeiro.

Qual a melhor localização de cabine para um cruzeiro?

Considerando tudo que já mencionei neste artigo, a melhor localização de cabine para um cruzeiro são os decks a meio do navio, pois são os mais estáveis e apesar de não ficarem perto de nada em especial, também não ficam muito longe de tudo o resto.

Tem alguma dica infalível para escolher a melhor cabine num navio? Partilhe-a connosco deixando uma mensagem nos comentários.

Leia também

Por fim, é amante de cruzeiros? Então, se está a pensar fazer uma viagem de cruzeiro brevemente, tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes posts:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.