O que fazer em Colónia (Alemanha): Melhores dicas para 2024

Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

O que fazer e visitar em Colónia, na Alemanha, incluindo sugestões de alojamento e roteiro para dois ou três dias!

Colónia, ou Köln em alemão, é a quarta maior cidade alemã. É uma cidade boémia, com muitas coisas para ver e fazer, com boa cerveja e que recebe muito bem os visitantes!

Também é uma cidade histórica, a começar pela inacreditável Catedral de Colónia (a sério, tem mesmo de ver para acreditar no tamanho daquilo!) e com uma coleção bem recheada de museus interessantes.

Eu adorei cada minuto que passei em Colónia, por isso recomendo uma visita a esta cidade alemã a todos os viajantes!

O que fazer e visitar em Colónia (Köln)

Visitar a Catedral de Colónia

A Catedral de Colónia é uma igreja católica de estilo gótico, foi construída entre os anos de 1248 e 1473, sendo que entre 1842 e 1880 foi aumentada para as dimensões que tem hoje. Ou seja, demorou mais de 600 anos para ficar concluída.

E as dimensões impressionam, já que é a quinta igreja mais alta do mundo: 144 metros de comprimento, 86 metros de largura e duas torres com 157 metros de altura!

Aliás, em 1880, quando foi terminada, a Catedral de Colónia era o prédio mais alto do mundo.

Alguns factos curiosos: é o local turístico mais visitado da Alemanha e no interior da catedral estão guardadas supostamente as ossadas dos Três Reis Magos. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Catedral de Colónia foi alvo de 14 ataques de bombas aéreas e resistiu em pé.

Existiram anteriormente neste lugar dois templos, a “mais velha catedral” no século IV e a “Velha Catedral” que remonta ao ano de 818.

Está classificada como Património Mundial da UNESCO e a visita é gratuita.

Explorar a área do Old Market in Innenstadt

Colónia Alemanha.

O Alter Markt, ou Old Market, é uma praça histórica no centro de Colónia.

Aliás, era o antigo mercado medieval da cidade, que se transformou num local animado famoso pela cultura de cafés e festas.

Fica a poucos passos do Rio Reno e da principal área comercial de Colónia e muito perto da Câmara Municipal.

Como referi, antigamente, era um mercado medieval e palco de torneios de justas, mas hoje mostra arquitetura tradicional alemã, monumentos antigos e esplanadas de cafés ao ar livre.

Durante os meses mais quentes, a praça tem concertos ao ar livre, enquanto que em dezembro, atrai milhares de turistas para o mercado de Natal.

Conhecer os Museus de Colónia

Colónia Alemanha.

Para quem gosta de conhecer um destino através dos seus museus, então a cidade de Colónia é um paraíso.

O meu preferido é o Museu do Chocolate da Lindt, mas a lista de museus em Colónia é extensa e variada:

  • Museu do Perfume;
  • Museu Românico-Germânico;
  • Museu Ludwig;
  • Museu Kolumba.

Atravessar a Ponte Hohenzollen (a ponte dos cadeados)

Colónia Alemanha.

A Ponte Hohenzollen, conhecida como a ponte dos cadeados de Colónia, é a mais fotografada na cidade. Tem uma estrutura em ferro, três arcos e mais de 400 metros de comprimento.

Em parte, faz lembrar a Pont de Arts, em Paris, já que segue uma tradição semelhante: casais de namorados prendem um cadeado à ponte, juram amor eterno e atiram a chave ao rio Reno.

Apesar de ser uma prática pouco ecológica, e por isso, repreensível, o certo é que a quantidade de cadeados continua a crescer na ponte Hohelzollen todos os anos.

Colónia Alemanha.
Colónia Alemanha.
Colónia Alemana.
Colónia Alemana.

Provar Bolas de Berlim

Se gosta de doces, vai encontrar banquinhas de bolas de berlim espalhadas um pouco por toda a cidade. Aliás, como dá para ver, nem precisa de entrar dentro da loja para comprar um snack docinho e repor as energias.

Da minha parte devo dizer que estes bolinhos açucarados estão aprovados!

Colónia Alemanha.
Colónia Alemanha.
Colónia Alemanha.
Colónia Alemanha.
Colónia Alemanha.

Alojamento em Colónia

A melhor zona para ficar a dormir em Colónia é perto da catedral, que tem a vantagem de ficar a alguns metros da estação de comboio.

Convém lembrar que a estação de comboio que faz ligação ao aeroporto, e que é a estação principal da cidade, fica a alguns minutos do centro.

Assim, a minha sugestão é o CityClass Hotel am Dom (4 estrelas), que tem uma localização excelente. Caso prefira um hotel mais em conta, o Yggotel Pirol costuma ter bons preços, e além disso, o pequeno-almoço já está incluído.

No entanto, se não gostou de nenhuma destas sugestões recomendo que explore as opção no mapa que se segue.

Tudo o que precisa saber antes de viajar para Colónia (Köln)

Como ir do Aeroporto de Colónia para o centro da cidade?

A melhor forma de ir do aeroporto para o centro de Colónia é de comboio.

Assim, O Aeroporto Internacional de Colónia-Bona (CGN) fica a 15 km de Colónia e a 16 km de Bonn.

Em ambos os terminais existe uma estação de comboio para a linha S13 que o leva até o centro em apenas 15 minutos.

O bilhete normal de comboio custa 2,80€ e os bilhetes, válidos por válidos por 90 minutos, podem ser comprados nas máquinas das estações.

Durante a semana existem comboios de 20 em 20 minutos, mas aos fins de semana e feriados são a cada 30 minutos.

Quantos dias para visitar Colónia?

A maior parte dos visitantes fica entre 2-3 dias em Colónia, que foi o tempo que eu passei e achei que chega perfeitamente para conhecer a cidade.

Qual é a melhor época para visitar Colónia?

Esta resposta é fácil, já que a cidade tem tanto a acontecer ao longo do ano, que de certeza vai encontrar algo interessante para fazer em qualquer altura.

Assim, eu visitei Colónia no Natal, por causa dos mercados de Natal, que são dos mais bonitos da Europa, e adorei.

É certo que estava um pouco frio, mas nada que uma caneca de Mulled wine, ou vinho quente, e roupa quentinha não resolva.

Leia também

Por fim, está a pensar visitar a Alemanha? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

12 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.