Coimbra o que visitar numa das cidades mais antigas de PORTUGAL

Coimbra o que visitar
Índice do artigo

Coimbra o que visitar. Coimbra é uma das cidades mais antigas de Portugal e está situada na região da Beira Litoral, isto é na região Centro. É banhada pelo Rio Mondego e além disso tem a Universidade mais antiga de Portugal.

Então, acompanha-nos nesta viagem?

Coimbra o que visitar

O centro histórico

O centro histórico de Coimbra é incrível, com ruas povoadas de detalhes arquitectónicos que o vão fazer andar a olhar para cima o tempo todo.

Porém não se distraia para que a riqueza destes detalhes não o façam perder certos pontos de interesse como são a Porta de Barbacã, o aqueduto de São Sebastião, o Jardim da Manga, a Torre de Almedina, a Porta Férrea e o magnífico Convento de São Francisco.

Assim, para conhecer melhor a história da cidade sugerimos que veja todos os tours disponíveis em Coimbra e tome atenção que existem tours à cidade de Coimbra com saída de Madrid, Lisboa e do Porto, assim como visitas às Aldeias de Xisto da Serra da Lousã, Fátima, Bairrada e Aveiro.

Como vê existem muitas atrações turísticas para visitar em Coimbra mas vamos dar especial relevo à Sé Velha de Coimbra, a Igreja e Mosteiro de Santa Cruz, à Universidade de Coimbra e ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova porque são os lugares que nós preferimos.

A Sé Velha de Coimbra

A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes em Portugal, se bem que o claustro foi construído em estilo gótico e a porta lateral exibe um estilo arquitectónico renascentista.

Além disso, a Sé Velha de Coimbra é Monumento Nacional desde 1910.

Localização da Sé Velha de Coimbra: Largo da Sé Velha, 3000-383 Coimbra.

A Igreja e Mosteiro de Santa Cruz

A igreja primitiva de Santa Cruz foi construída em estilo românico no entanto as obras que sofreu no século XVI fizeram com que fosse alterado para o estilo manuelino.

Por outro lado o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra foi reconhecido como Panteão Nacional de Portugal por ter recebido os restos mortais dos dois primeiros Reis de Portugal: D. Afonso Henriques e D. Sancho I.

Localização da Igreja de Santa Cruz: Praça 8 de Maio, 3001-300 Coimbra.

A Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra foi fundada por Dom Dinis em 1290 e por isso é a mais antiga de Portugal e uma das primeiras universidades do mundo.

Além disso, tem a mais antiga associação de estudantes do país e foi declarada Património Mundial da UNESCO no dia 22 de junho de 2013.

Os pontos de interesse são muitos dos quais nós destacamos a Biblioteca Joanina, o jardim botânico, a Torre mas também o Palácio das Escolas da Universidade de Coimbra e se quiser pode fazer um tour de 3H30 no centro histórico e Universidade.

O Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

O Mosteiro de Santa Clara-a-Nova também é conhecido como o Convento da Rainha Santa Isabel e foi mandado construir para as freiras clarissas que sofriam com constantes inundações do Rio Mondego no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

A importância deste espaço foi reconhecida em 2012 quando foi classificado como Monumento Nacional.

Localização do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova: Calçada Santa Isabel, 3040-270 Coimbra.

O que fazer em Coimbra

Para além de visitar o rico centro histórico existem muitas outras atividades a fazer em Coimbra, pois esta é sem dúvida uma região animada.

Assim, seguem-se alguns exemplos de atividades a fazer em Coimbra:

  • visitar o Portugal do Pequenitos (ou Portugal dos Pequeninos), principalmente se viaja com crianças;
  • Percorrer a Mata Nacional do Choupal e estabeleça uma ligação com a natureza;
  • Encantar-se com o florido jardim da Quinta das Lágrimas e emocione-se com as histórias e lendas do local;
  • Conhecer as civilizações antigas que povoaram Coimbra nas Ruínas de Conímbriga;
  • Ver a árvore mais alta da Europa que é um eucalipto com 73 metros de altura e que pode ser encontrado na Mata Nacional de Vale de Canas;
  • Subir à encosta de Santa Clara onde está o Miradouro do Vale do Inferno porque de lá irá ter uma vista incrível sobre Coimbra, o Rio Mondego, o Choupal, a Quinta das Lágrimas e sobre a Lapa dos Esteios;
  • Inspirar-se no Penedo da Inspiração, onde poetas como José Régio, Eugénio de Castro e António Nobre iam procurar isolamento mas também inspiração;
  • Observar lontras, patos, cegonhas, garças e águias na Reserva Natural do Paúl de Arzila que se estende para os concelhos de Montemor-o-Velho e Condeixa-a-Nova;
  • Mergulhar na praia fluvial com águas refrescantes do Rio Mondego e aproveitar para fazer um piquenique em família pois existem mesas e churrasqueiras no local.

Coimbra o que visitar – alojamento

A cidade de Coimbra tem muita oferta de alojamento, desde casas particulares a hotéis económicos mas também hotéis de luxo.

A nossa família por norma prefere escolher alojamento económico mas que seja central para que as deslocações na cidade sejam facilitadas.

Assim, independentemente dos seus gostos e necessidades, indicamos algumas sugestões de alojamento em Coimbra.

Coimbra o que visitar – restaurantes

Em Coimbra e em termos de comida tradicional portuguesa nós gostamos particularmente do Zé Manel dos Ossos mas se preferir um restaurante bem localizado tomamos a liberdade de sugerir O Trovador onde poderá ouvir fado e que está localizado no Largo da Sé Velha.

Como chegar a Coimbra

De Lisboa:

Do Porto:

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Coimbra? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.