O que fazer em Coimbra: uma das cidades +antigas de Portugal

Coimbra o que visitar
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 15, 2024

Coimbra o que visitar. Coimbra é uma das cidades mais antigas de Portugal e está situada na região da Beira Litoral, isto é na região Centro. É banhada pelo Rio Mondego e além disso tem a Universidade mais antiga de Portugal.

Suba à encosta de Santa Clara onde está o Miradouro do Vale do Inferno porque de lá irá ter uma vista incrível sobre Coimbra, o Rio Mondego, o Choupal, a Quinta das Lágrimas e sobre a Lapa dos Esteios!

Então, acompanha-nos nesta viagem?

O que fazer e visitar em Coimbra

Explorar o centro histórico de Coimbra

O centro histórico de Coimbra é incrível, com ruas povoadas de detalhes arquitetónicos que o vão fazer andar a olhar para cima o tempo todo.

Porém não se distraia para que a riqueza destes detalhes não o façam perder certos pontos de interesse como são a Porta de Barbacã, o aqueduto de São Sebastião, o Jardim da Manga, a Torre de Almedina, a Porta Férrea e o magnífico Convento de São Francisco.

Assim, para conhecer melhor a história da cidade sugerimos que veja todos os tours disponíveis em Coimbra e tome atenção que existem tours à cidade de Coimbra com saída de Madrid, Lisboa e do Porto, assim como visitas às Aldeias de Xisto da Serra da Lousã, Fátima, Bairrada e Aveiro.

Como vê existem muitas atrações turísticas para visitar em Coimbra mas vamos dar especial relevo à Sé Velha de Coimbra, a Igreja e Mosteiro de Santa Cruz, à Universidade de Coimbra e ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova porque são os lugares que nós preferimos.

Visitar a Sé Velha de Coimbra

A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes em Portugal, se bem que o claustro foi construído em estilo gótico e a porta lateral exibe um estilo arquitectónico renascentista.

Além disso, a Sé Velha de Coimbra é Monumento Nacional desde 1910.

Localização da Sé Velha de Coimbra: Largo da Sé Velha, 3000-383 Coimbra.

Ver a Igreja e Mosteiro de Santa Cruz

A igreja primitiva de Santa Cruz foi construída em estilo românico no entanto as obras que sofreu no século XVI fizeram com que fosse alterado para o estilo manuelino.

Por outro lado o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra foi reconhecido como Panteão Nacional de Portugal por ter recebido os restos mortais dos dois primeiros Reis de Portugal: D. Afonso Henriques e D. Sancho I.

Localização da Igreja de Santa Cruz: Praça 8 de Maio, 3001-300 Coimbra.

Conhecer a Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra foi fundada por Dom Dinis em 1290 e por isso é a mais antiga de Portugal e uma das primeiras universidades do mundo.

Além disso, tem a mais antiga associação de estudantes do país e foi declarada Património Mundial da UNESCO no dia 22 de junho de 2013.

Os pontos de interesse são muitos dos quais nós destacamos a Biblioteca Joanina, o jardim botânico, a Torre mas também o Palácio das Escolas da Universidade de Coimbra e se quiser pode fazer um tour de 3H30 no centro histórico e Universidade.

Visitar o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

O Mosteiro de Santa Clara-a-Nova também é conhecido como o Convento da Rainha Santa Isabel e foi mandado construir para as freiras clarissas que sofriam com constantes inundações do Rio Mondego no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

A importância deste espaço foi reconhecida em 2012 quando foi classificado como Monumento Nacional.

Localização do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova: Calçada Santa Isabel, 3040-270 Coimbra.

Visitar o Portugal do Pequenitos (ou Portugal dos Pequeninos)

Esta é uma das principais atrações turísticas, principalmente para quem viaja com crianças em Coimbra.

O parque é relativamente grande, por isso recomendo que dedique, pelo menos, um dia para visitar o Portugal dos Pequenitos-

Caminhar na Mata Nacional do Choupal

Apesar de Coimbra ser uma cidade com muito movimento, a boa notícia é que tem espaços verdes bastante tranquilos.

Assim, e se gosta da ligação com a natureza, experimente simplesmente caminhar na Mata Nacional do Choupal. Acredito que me vai agradecer a dica!

Visitar a Quinta das Lágrimas, em Coimbra

Deixe encantar-se com o florido jardim da Quinta das Lágrimas e emocione-se com as histórias e lendas do local.

Mais uma vez, vai precisar de uma manhã ou tarde para explorar a Quinta das Lágrimas, em Coimbra, mas se tiver um dia completo, é o ideal.

Visitar as ruínas de Conímbriga

O que acha de conhecer as civilizações antigas que povoaram Coimbra? Pois isto é possível ao visitar as Ruínas de Conímbriga.

Ver a árvore mais alta da Europa

Sabia que a árvore mais alta da Europa é um eucalipto e tem 73 metros de altura? Pois bem, esta imponente árvore pode ser encontrada na Mata Nacional de Vale de Canas, em Coimbra!

Inspirar-se no Penedo da Inspiração

O Peneda da inspiração é uma atração turística singular em Coimbra!

É onde poetas como José Régio, Eugénio de Castro e António Nobre iam procurar isolamento mas também inspiração, por isso, faça o mesmo e vá espreitar este lugar em Coimbra.

Além disso, também pode observar lontras, patos, cegonhas, garças e águias na Reserva Natural do Paúl de Arzila, que se estende para os concelhos de Montemor-o-Velho e Condeixa-a-Nova;

E no verão, uma boa ideia é mergulhar na praia fluvial com águas refrescantes do Rio Mondego e aproveitar para fazer um piquenique em família, pois existem mesas e churrasqueiras no local.

Alojamento em Coimbra

A cidade de Coimbra tem muita oferta de alojamento, desde casas particulares a hotéis económicos mas também hotéis de luxo.

A nossa família por norma prefere escolher alojamento económico mas que seja central para que as deslocações na cidade sejam facilitadas.

Assim, independentemente dos seus gostos e necessidades, indicamos algumas sugestões de alojamento em Coimbra.

Restaurantes em Coimbra

Em Coimbra e em termos de comida tradicional portuguesa nós gostamos particularmente do Zé Manel dos Ossos.

Mas se preferir um restaurante bem localizado tomamos a liberdade de sugerir O Trovador onde poderá ouvir fado e que está localizado no Largo da Sé Velha.

Como chegar a Coimbra

De Lisboa:

Do Porto:

Leia também

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Coimbra? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.