Christiania: bairro hippie Copenhaga (street art, música e algo+)

O que fazer em Copenhaga: visitar Freetown Christiania.
Índice do artigo

Atualizado em: Março 14, 2024

Freetown Christiania, Fristaden Christiania em dinamarquês ou simplesmente Cidade Livre de Chistiania, é o bairro hippie e controverso de Copenhaga.

Conhecido principalmente pela legalização da venda e consumo de drogas, é também um rico centro de arte urbana e música.

E quando se diz que Christiania é uma nação à parte, é mesmo literal! Christiania não faz parte da União Europeia, nem do Espaço Shengen, ou seja, na prática, ao entrar em Christiania estamos a entrar num país terceiro.

Aliás, a comunidade de Christiania afirma-se independente da Dinamarca e da União Europeia.

Agora, o que interessa para quem viaja para Copenhaga, é que há muito para ver e fazer em Christiania, desde street art, espetáculos de música e gigantes de madeira.

Continue, então, a leitura deste artigo para que fique a conhecer o bairro mais colorido de Copenhaga!

O que ver e fazer em Christiania

Entrada na Cidade Livre de Christiania.
Entrada na Cidade Livre de Christiania.

Em primeiro lugar, tem de saber ao que vai quando entra num lugar como Christiania. Ou seja, precisa ter noção do que vai encontrar em Christiania.

Existem pelo menos duas entradas para Christiania, que eu tenha visto, ambas devidamente assinaladas. Já agora, estas são as únicas fotografias que é “autorizado” a tirar, para além da escultura do gigante de madeira, de autoria de Thomas Dambo, também numa das entradas.

Depois lembre-se que pessoas vivem no local, por isso, não se comporte como se estivesse num parque temático.

Os caminhos por onde pode andar estão bem assinalados, e existem portões fechados, que, claro, não deve transpor sem autorização. É uma questão de educação e bom senso, e não está tanto relacionado com o local onde está, mas não custa lembrar.

Logo na entrada pode ver a escultura do gigante de madeira, que dá as boas-vindas aos visitantes. Esta é a zona mais interessante para quem, como eu, aprecia arte urbana.

Gostei particularmente dos grafitis nas paredes, bem como das esculturas com materiais reciclados em alguns jardins.

Depois, na rua principal, é onde estão as lojas de venda de haxixe e é tudo feito de forma explícita. Os cafés e bares também estão nessa área.

Pode passar pelas lojas que vendem material de jardinagem como vasos e enxadas, mas também peças de artesanato.

Quando e como nasceu a Cidade Livre de Christiania?

A Cidade Livre de Christiania, ou Freetown Christiania, nasceu em 1971 numa área do bairro de Christianshavn, em Copenhaga, que estava abandonada depois de ser utilizada para fins militares.

Algumas famílias aproveitaram as casas abandonadas para viverem naquela zona. Sem luxos, mas sem regras e sem pagar por alojamento, já que Christiania era uma zona desfavorecida e esquecida em Copenhaga.

Em pouco tempo, outras famílias e grupos decidiram juntar-se e criaram, de uma forma quase orgânica, um comunidade hippie com uma cultura própria.

Ou seja, com regras e normas próprias que todos os membros concordam e respeitam. Desta forma nasceu a Cidade Livre de Christiania.

Cidade Livre de Christiania (entrada).
Cidade Livre de Christiania.

Onde fica a cidade de Christiania?

A Cidade Livre de Christiania fica na cidade de Copenhaga, Dinamarca.

Estende-se por uma área de 34 hectares que incluem estufas, jardins, lojas, restaurantes, escolas e áreas de trabalho.

Como chegar?

Eu simplesmente fui a andar deste o centro de Copenhaga, atravessando a ponte Knippelsbro.

Depois da ponte, conte com uma viagem de mais ou menos 10 minutos. Apesar de ter visto algumas pessoas de bicicleta nas ruas próximas, o certo é que no interior não vi ninguém de bicicleta.

Por isso, se está a pensar ir para esta zona de Copenhaga de bicicleta, informe-se com antecedência.

Quanto tempo é necessário para visitar?

Se for apenas para caminhar pelo bairro, ou seja, ver como é Christiania, uma hora é suficiente. No entanto, existem bares e cafés, alguns deles com esplanada, se quiser estender a sua estadia.

Já se gostar de arte urbana, pode perfeitamente ficar entretido em Christiania por um dia inteiro, já que existem vários murais e obras de arte espalhadas um pouco por todo o lado.

Acredite que vale muito a pena dedicar um bom par de horas a explorar a arte urbana por lá.

Quantas pessoas vivem na Cidade Livre de Christiania?

É difícil ter a certeza, já que não existem dados oficiais, mas acredita-se que, neste momento, vivam cerca de 1000 pessoas em Christiania.

Qual é a placa que separa a Cidade Livre de Christiania do resto de Copenhaga?

Existe uma placa que assinala “oficialmente” os limites da Cidade Livre de Christiania e é muito fácil de identificar já que tem inscrito: You are now entering the European Union”.

O que visitar perto

War Museum, em Copenhaga.
War Museum, em Copenhaga.

Aproveite que está na região para conhecer o War Museum, ou o Museu da Guerra, que fica a caminho entre o centro de Copenhaga e o bairro hippie de Christiania.

Alojamento

Este não costuma ser um bairro indicado para procurar alojamento em Copenhaga. Pelo menos, isto aplica-se ao visitante comum.

Por isso, em termos de alojamento, recomendo que escolha um hotel mais central como os que estão neste mapa.

Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.