0

Celorico da Beira & o Solar do Queijo

Celorico da Beira

Artigo atualizado em

Celorico da Beira é conhecida como a capital do Queijo da Serra da Estrela.

Aliás, um dos lugares mais conhecidos na região é justamente o Solar do Queijo, onde poderá fazer provas do saboroso produto típico.

A vila pertence ao distrito da Guarda, isto é, na região Centro de Portugal e neste artigo propomo-nos a falar um bocadinho do que vimos na região.

Então, acompanha-nos nesta viagem pela Beira Alta?

Celorico da Beira o que visitar

Celorico da Beira

O Castelo de Celorico da Beira

Ao Castelo de Celorico da Beira está ligada a lenda da truta e diz então a lenda que Fernão Rodrigues Pacheco, alcaide do Castelo de Celorico da Beira, sofreu um longo cerco por ser fiel a Dom Sancho II.

Quando a fome já reinava no cerco ele pediu auxílio divino e de imediato uma águia que sobrevoava o castelo deixou cair uma truta proveniente do Rio Mondego no interior das muralhas.

Nessa altura Fernão Rodrigues Pacheco mandou reunir toda a farinha para fazer pão, cozinhou a truta e em seguida ofereceu a comida a quem fazia o cerco mostrando que estavam bem abastecidos e perante tal situação o cerco foi levantado.

A Igreja Matriz de Santa Maria

Igreja de Santa Maria

Um dos atrativos da Igreja Matriz de Santa Maria é o facto de apresentar quatro estilos arquitectónicos diversos, no entanto o estilo arquitetónico dominante é o barroco.

Portanto, acredita-se que o início da construção desta igreja remonta ao século XII (apesar de alguns autores defenderem que terá sido uma mesquita na época árabe) e além disso está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1960.

A Torre do Relógio

Acredita-se que a Torre do Relógio terá sido uma residência particular em meados da Idade Média.

No entanto o relógio que dá nome a esta torre já esteve colocada no castelo, tendo sido reposta na torre mais tarde.

O Solar do Queijo de Celorico da Beira

Solar do Queijo

Segundo informações da autarquia de Celorico da Beira o Solar do Queijo comercializa 8 toneladas de queijo anualmente e recebe entre 10 mil de 12 mil visitantes.

No interior do solar estes visitantes podem passar algum tempo a explorar a sala/museu onde é explicado o processo de fabrico do queijo, além de fazerem provas do referido queijo e outros produtos típicos da região nomeadamente o pão, vinho e enchidos.

Estas parecem-nos razões suficientes para visitar o Solar do Queijo em Celorico da Beira, no entanto o próprio solar é um edifício com história e cuja construção remonta ao século XVII.

Aliás, este solar já foi Paços do Concelho, tribunal e até cadeia.

Localização e contactos do Solar do Queijo: Largo de Sta Maria n.º 5,  telefone: 271 747 473.

O que fazer em Celorico da Beira

Hotéis em Celorico da Beira

Nós visitámos Celorico da Beira num fim de semana com paragens em Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Trancoso, Pinhel, Mêda e Vila Nova de Foz Côa e por isso ficámos alojados em Turpino House, a cerca de cinquenta quilómetros de Celorico.

No entanto, se preferir um alojamento mais perto pode ver aqui algumas sugestões de hotéis em Celorico da Beira.

Como chegar a Celorico da Beira

Celorico da Beira está bem servido em termos de rede viária, isto é, para aqui chegar poderá utilizar a A25 (autoestrada das Beiras Litoral e Alta que faz a ligação entre Aveiro e Vilar Formoso) ou a A23 (a autoestrada da Beira Interior que faz a ligação entre a Guarda e Torres Novas).

Por outro lado tanto o IP2, como a Estrada Nacional 16 (EN16), a Estrada Nacional 17 (EN17), e a Estrada Nacional 102 (EN102) são alternativas às autoestradas anteriormente mencionadas.

Veja, então, o mapa de Celorico da Beira que disponibilizamos a seguir.

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: