0

Castro de São Lourenço em Vila Chã | Esposende

Castro de São Lourenço

O Castro de São Lourenço em Vila Chã (Esposende) terá sido habitado em diferentes épocas da Histórica no entanto acredita-se que os primeiros habitantes terão ocupado o Monte de São Lourenço entre os séculos III e II a.C.

Assim, vai encontrar construções relativas à Idade do Bronze, à Idade do Ferro, à época do Império Romano, ao período Suevo-Visigótico e também à Reconquista cristã.

O castro está dividido em sectores que correspondem às construções dos diferentes períodos históricos mas no local existe um Centro de Interpretação onde poderá conhecer melhor a história do local.

Ali foram descobertos artefactos cerâmicos e de metal incluindo tesouros, isto é, conjuntos de moedas de prata romanas e a maior parte deste espólio está exposto no Museu Municipal de Esposende.

É um importante centro a nível histórico, aliás, está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1986 mas não esquecemos que está inserido num ambiente paisagístico muito interessante e com tudo para bem receber os visitantes.

É deste lugar que nos faz viajar no tempo que vamos falar a seguir, portanto sugerimos que nos acompanhe neste roteiro pelo Minho no Norte de Portugal.

Visitar o Castro de São Lourenço

Castro de São Lourenço
Castro de São Lourenço

Visitar o Castro de São Lourenço é muito fácil uma vez que existem acessos rodoviários até ao local.

Além disso, vai encontrar bastantes lugares de estacionamento gratuito, o que, claro, é sempre uma boa notícia para quem viaja de carro.

Logo no início do complexo vai encontrar um edifício moderno onde está instalado o Centro Interpretativo do Castro de São Lourenço, assim como casas de banho e um parque de merendas.

Nós visitámos o Castro de São Lourenço em maio de 2020, isto é, em plena pandemia, e por isso o centro interpretativo estava fechado.

Se seguir a calçada de pedra , isto é, o caminho velho, vai encontrar as casinhas com planta redonda e telhados de colmo (pelo menos assim nos pareceu) cuja imagem é a mais conhecida do castro.

Aproveite para ler as placas que encontra pelo caminho pois têm informações relevantes.

Depois, sugerimos que continue a subida pois este caminho dá acesso à Capela de São Lourenço e respetivo miradouro.

A Capela de São Lourenço

Capela de São Lourenço
Capela de São Lourenço

A Capela de São Lourenço está situada a 200 metros de altitude, o que faz com que seja um sítio incrível para observar a paisagem.

De facto, o Miradouro de São Lourenço é um lugar popular para observar o Oceano Atlântico, assim como a cidade de Esposende.

A capela é antiga (já existia em 1549) e tem uma escadaria que se sobe com facilidade.

Depois de visitar a Capela de São Lourenço e o miradouro recomendamos que desça a calçada até encontrar um passadiço de madeira do lado esquerdo.

Esse passadiço dá acesso a outros sectores do Castro de São Lourenço, nomeadamente ao local onde foi encontrada grande parte dos vestígios expostos no Museu Municipal de Esposende.

Este passadiço é bastante agradável pois tem alguma sombra proveniente dos pinheiros do monte.

Já agora se é adepto de trilhos em caminhadas tomamos a liberdade de sugerir o PR 6 – Trilho de S. Lourenço que tem como ponto de partida este castro.

No final do trilho poderá fazer um piquenique no parque de merendas.

PR 6 – Trilho de S. Lourenço

Trilho de S. Lourenço
Trilho de S. Lourenço

O Percurso Pedestre do Castro de S. Lourenço é um trilho de pequena rota de tipo circular com início no Castro de S. Lourenço.

Com uma extensão aproximada de 10 km é considerado de dificuldade fácil mas para o percorrer na totalidade conte com 4 horas de caminhada.

No entanto será uma caminhada muito aprazível pois irá passar por lugares com paisagens muito bonitas no planalto de Vila Chã.

Além disso o trilho de São Lourenço inclui vários pontos de interesse como é o caso da capela e miradouro de São Lourenço, o Dólmen da Cruzinha, a Igreja Paroquial de Vila Chã, o Dólmen do Rápido e o Dólmen da Portelagem.

O Parque de Merendas de São Lourenço

Parque de Merendas
Parque de merendas Castro S. Lourenço

Se como nós não perde a oportunidade de fazer um piquenique na natureza, então tome nota que no Castro de São Lourenço existe um parque de merendas.

Aliás, este parque de merendas tem várias mesas e bancos assim como casas de banho, para que possa passar algumas horas confortavelmente neste local.

No entanto não há muita sombra uma vez que os pinheiros estão distanciados alguns metros.

Na fotografia do parque de merendas apenas vai ver uma mesa porque as restantes estavam ocupadas com outros grupos de pessoas e quisemos preservar a sua privacidade

Alojamento em Esposende

Miradouro
Miradouro de São Lourenço

Há muito o que visitar em Esposende para além do Castro de São Lourenço, por isso ficar alguns dias na região talvez seja uma boa ideia.

Assim, sugerimos duas zonas que são bastantes interessantes para passar uns dias, uma mais central em Esposende e outra junto às praias da Apúlia.

Alojamento em Esposende

Alojamento na Apúlia

Como chegar ao Castro de São Lourenço em Vila Chã

Tendo como referência a cidade do Porto, a melhor forma de chegar ao Castro de São Lourenço é pela A28 mas conte com uma viagem de 50 minutos.

No entanto, para facilitar a organização da sua viagem a seguir poderá encontrar um mapa com todas as indicações.

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Braga? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: