0

Castelo Rodrigo o que visitar & outras dicas viagem

Castelo Rodrigo

Castelo Rodrigo é uma freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo no distrito da Guarda.

Está localizada no Vale do Côa, mais concretamente na planície de Ribacôa e era lugar de passagem para os peregrinos de Santiago de Compostela durante a Idade Média.

Foi sede de concelho durante 600 anos e acredita-se que foi habitada desde a Pré-História.

É uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, juntamente com Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Idanha-A-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso mas também é uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria Aldeia Autêntica.

Por isso achamos que estão reunidas todas as razões para nos acompanhar nesta viagem no tempo.

Castelo Rodrigo o que visitar

As ruínas do Castelo de Castelo Rodrigo

A construção do castelo primitivo teve como mandante Afonso IV de Leão, por isso remonta à época da reconquista cristã.

O primeiro foral foi atribuído em 1209 e foi o Conde Rodrigo Gonçalves Girão responsável pelo repovoamento e defesa da região, daí o nome da localidade.

Mais tarde Dom Dinis mandou reforçar o castelo nomeadamente com a construção da torre de menagem assim como a barbacã do castelo.

Por outro lado, Dom Fernando e Dom Manuel I também terão mandado reforçar o castelo nos séculos seguintes.

Assim as ruínas do castelo que chegaram ao nosso tempo elevam-se a 810 metros sobre o nível do mar o que faz com que sejam um miradouro privilegiado para observar as planícies de Ribacôa.

As ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura

Monumental Porta do Palácio

Este palácio foi mandado construir pelo Marquês Cristóvão de Moura na época filipina mas o povo da aldeia incendiou-o em 10 de dezembro de 1640, quando chegaram a Castelo Rodrigo as notícias da restauração da independência de Portugal.

Na verdade, os historiadores acreditam que o povo considerou que a proximidade do Marquês Cristóvão de Moura a Filipe II de Espanha fazia dele um traidor da pátria, e por isso destruíram o seu palácio.

Do que resta deste palácio ainda se podem visitar algumas paredes mas o mais impressionante é sem dúvida a Monumental Porta do Palácio por onde pode aceder junto ao posto de turismo de Castelo Rodrigo

A Torre do Relógio

Torre do Relógio em Castelo Rodrigo

A Torre do Relógio está localizada junto à Monumental Porta do Palácio e foi construída em estilo românico.

No entanto o formato circular da base da torre é raro em Portugal, o que aumenta significativamente a importância do monumento

O Pelourinho Manuelino de Castelo Rodrigo

O Pelourinho de Castelo Rodrigo terá sido construído no século XVI e tem uma altura de 8 metros.

Além disso está classificado como Monumento Nacional.

A Cisterna Medieval

A Cisterna de Castelo Rodrigo tem uma profundidade de 13 metros mas para a visitar terá de descer 63 degraus.

Acredita-se que este poço-cisterna terá sido construído no século XIII e tem duas portas em estilos distintos.

A Porta do Sol

Porta do Sol

A Porta do Sol é uma das três entradas na vila muralhada, sendo que as restantes são a Porta da Alverca e a Porta da Traição.

Para entrar na aldeia provavelmente terá de passar por esta porta e logo a seguir irá encontrar várias ruas empedradas com lojinhas bastante interessantes, por isso aproveite para fazer compras de artesanato e produtos locais.

A Igreja Matriz de Rocamador

Igreja Matriz de Castelo Rodrigo

A Igreja Matriz de Castelo Rodrigo também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora de Rocamador ou Declamador.

Foi construída em estilo românico no século XIII e sofreu remodelações no Século XVII mas a sua principal função terá sido de apoiar as deslocações que os romeiros faziam até Santiago de Compostela.

Os Encontros com a História em Castelo Rodrigo

Os Encontros com a História são uma iniciativa do Município de Figueira Castelo Rodrigo e da Cooperativa Artística da Raia Beirã que visam dar vida a episódios e momentos históricos relevantes que tiveram lugar nesta região.

Assim, são esperadas visitas guiadas ao castelo de Castelo Rodrigo com encenações que respeitam as normas de segurança recomendadas ela Direção Geral da Saúde, nomeadamente a obrigatoriedade de uso de máscara e higienização frequente das mãos.

Para mais informações tomamos a liberdade de sugerir que verifique as datas e condições no Facebook do município aqui.

Cafés e restaurantes em Castelo Rodrigo

O Cantinho Café

O Cantinho Café é um pequeno estabelecimento conhecido pela variedade de cervejas artesanais que serve, assim como petiscos com produtos locais.

Está localizado na Rua da Sinagoga e tem uma esplanada muito agradável.

Casa de Chá Páteo do Castelo

A Casa de Chá Páteo do Castelo é uma loja de produtos artesanais como licores e biscoitos onde sobressai o produto rei da região, isto é a amêndoa.

Aliás, a parte de amêndoa da Casa de Chá Páteo do Castelo é bastante procurada.

Onde dormir em Castelo Rodrigo

Nós visitámos Castelo Rodrigo num fim de semana que incluiu paragens em Castelo Bom, Almeida, Figueira Castelo Rodrigo, Albufeira da Barragem de Santa Maria Aguiar, Serra da Marofa, Vilar Formoso, Castelo Mendo e Linhares da Beira, por isso escolhemos como base a localidade de Freineda.

Assim, ficámos alojados no Pátio da Caetana, que é um turismo rural constituído por apartamentos de várias tipologias que incluem cozinha e por isso são muito cómodas para famílias que pretendem cozinhar.

No entanto, se preferir ficar alojado mais perto poderá encontrar um link no final deste artigo para procurar alojamento em Castelo Rodrigo.

Como chegar a Castelo Rodrigo

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Agradecemos o apoio que recebemos da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal.

Turismo do Centro

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: