0

Castelo Mendo o que visitar nesta Aldeia Histórica

Portas da Vila Castelo Mendo

Artigo atualizado em

Castelo Mendo é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal e faz parte do Município de Almeida, distrito da Guarda, isto é, na zona Centro de Portugal.

Como deve imaginar é uma aldeia pequena mas grande em riqueza histórica e atrações turísticas.

Nós apenas vamos falar de alguns lugares que achámos mais interessantes, no entanto tomamos a liberdade de sugerir que visite o posto de turismo de Castelo Mendo onde poderá solicitar um mapa da aldeia histórica.

De facto, estão registados vinte e três pontos de interesse a visitar em Castelo Mendo e que além dos que vamos mencionar a seguir ainda incluem a casa quinhentista, a Casa da Roda, o Hospital da Misericórdia, as casas manuelinas, o Solar do Fidalgo, a casa com varanda alpendrada, o forno comunitário, a calçada medieval mas também a cisterna e a Porta da Traição.

Então, acompanha-nos nesta viagem por mais uma Aldeia Histórica de Portugal?

Castelo Mendo o que visitar

A Porta da Vila

Portas da Vila Castelo Mendo

A Porta da Vila de Castelo Mendo é a principal porta de entrada na aldeia histórica.

Trata-se de uma porta monumental que contrasta com as restantes quatro portas da aldeia histórica: a Porta da Guarda, a Porta do Sol, a Porta da Traição mas também a Porta de Dom Sancho.

A Igreja de São Vicente

Igreja de São Vicente

A Igreja de São Vicente também conhecida como antiga Misericória está localizada na entrada da aldeia histórica no largo de São Vicente.

Era a igreja dos nobres e a sua construção remonta ao século XIII.

O Pelourinho

Pelourinho de Castelo Mendo

Há quem considere o pelourinho de Castelo Mendo o mais bonito de todas as Aldeias Históricas.

Nós não temos tanta certeza dessa afirmação mas de facto é um monumento muito interessante.

É datado do século XVI e tem uma altura de cerca de sete metros.

A Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro

A Igreja de São Pedro de Castelo Mendo está localizada no centro da aldeia histórica, isto é, junto ao pelourinho.

Tem uma torre sineira bastante alta cujos degraus são um pouco íngremes, por isso tenha atenção se decidir subir para contemplar a vista.

O Mendo e a Menda

O Mendo

Existe uma lenda popular ligada ao Mendo e à Menda, duas esculturas em pedra que estão incrustadas na parede da antiga Domus Municipalis e da casa em frente.

Apesar de não se saber muito bem a origem e histórias destas curiosas esculturas, o povo acredita que provavelmente retratam o amor proibido de um casal da aldeia, que ao ficarem colocados em casas diferentes foram castigados a ficar separados para sempre.

A Igreja de Santa Maria do Castelo

Igreja de Santa Maria do Castelo

As ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo são um lugar incrível.

Imagine uma zona ampla isolada, isto é, sem construções, de onde se erguem paredes de pedra e cujo interior ainda mantém alguns artefactos.

Trata-se de uma igreja do século XIII em estilo romântico mas que sofreu alterações no século XVI, nomeadamente a nível da capela lateral que tem tecto Mudéjar.

A Porta do Castelinho

Porta do Castelinho

A Porta do Castelinho é uma construção em granito que está localizada junto à Igreja de Santa Maria do Castelo, isto é, no topo sul da cidadela.

Além disso tem características românicas e está em bom estada de conservação.

A Sepultura do Fidalgo

A Sepultura do Fidalgo está localizada não muito longe da Porta do Castelinho e estranho encontrar apenas uma sepultura naquele lugar, ou seja, não se vêem outros vestígios na zona.

Imagino que a existir se terão perdido no tempo ou então aquele era um lugar destinado a fidalgos, de qualquer forma é um local de interesse.

O Museu dos Sentidos

O Museu dos Sentidos está em funcionamento no Posto de Turismo de Castelo Mendo.

Na verdade, era a antiga Casa da Câmara, cadeia e tribunal mas agora acolhe o museu etnográfico Museu dos Sentidos.

O que fazer em Castelo Mendo

Além de visitar os lugares que já falámos anteriormente poderá ainda incluir no seu roteiro em Castelo Mendo das seguintes atividades:

  • subir e percorrer as muralhas da aldeia histórica para contemplar a vista da aldeia e arredores;
  • tentar encontrar na paisagem o Penedo dos Desejos;
  • ir ao Chafariz d’El Rei que se encontra fora das muralhas da aldeia.

Castelo Mendo Alojamento

Nós visitámos a Aldeia Histórica de Castelo Mendo numa road trip cuja base escolhida foi Freineda a pouco mais de 10 quilómetros e na nossa opinião foi a melhor escolha.

Por isso, ficámos no Pátio da Caetana, uma turismo rural constituído por apartamentos com cozinha o que nos permitiu preparar o nosso jantar ao final do dia.

No entanto, se preferir ficar alojado dentro da aldeia pode ver algumas sugestões de onde dormir em Castelo Mendo aqui.

Curiosidades sobre Castelo Mendo

Enquanto pesquisávamos o destino e nos preparávamos para visitar a Aldeia Histórica de Castelo Mendo encontrámos alguns dados históricos e curiosidades interessantes que gostaríamos de partilhar consigo.

A primeira vez em que foi regulamentada uma feira franca em Portugal foi em Castelo Mendo e que se realizava três por ano, isto é, na Páscoa e nas festas de São João Baptista e São Miguel.

Por outro lado, junto às Portas da Vila estão expostas duas esculturas de porcos ou javalis, um macho e uma fémea que estarão ligados ao culto da fertilidade e que são atribuídas ao século IV e I antes de Cristo.

Por último, no ano de 2011 viviam em Castelo Novo 87 pessoas.

Como chegar a Castelo Mendo

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: