0

Castelo de Montalegre: visitar um castelo medieval

Castelo de Montalegre

O castelo de Montalegre é o cartão postal da vila transmontana de Montalegre.

Trata-se de um castelo medieval cuja função primitiva foi militar, isto é, a sua utilidade era essencialmente ser um posto defensivo.

Foi reabilitado na década de 1990 e nos dias de hoje acolhe um Núcleo Museológico muito interessante.

Além disso, é Monumento Nacional desde 1910, o que atesta o seu valor patrimonial.

Enfim, acompanha-nos nesta viagem pelas terras do Barroso?

O castelo de Montalegre

O castelo de Montalegre foi construído a uma altitude de 980 metros acima do nível do mar e além disso está no topo de um monte granítico.

Esta disposição geográfica faz com que seja um miradouro de excelência para quem quer observar a Serra do Gerês, a Serra do Larouco, o Rio Cávado mas também as vizinhas terras da Galiza.

Enfim, o castelo é constituído por quatro torres ligadas entre si por muralhas imponentes e em cujo centro está uma ampla praça de armas.

Aliás, a título de curiosidade podemos acrescentar que as torres têm nome: Torre de Menagem, Torre Furada, Torre do Relógio e Torre Pequena.

Tanto as torres como as muralhas estão em excelente estado de conservação, o que faz com que seja muito agradável percorrer o complexo e por isso deve incluir o castelo no seu roteio em Montalegre.

Horário de funcionamento

O castelo de Montalegre está aberto todos os dias das 10:00 às 18:00 e a visita é gratuita.

No entanto, para que não vá ao engano até porque estes dados podem ser alterados sem aviso prévio, sugerimos que confirme estas informações antes de sair de casa e que vá espreitando as notícias no Facebook do Município de Montalegre.

Onde dormir em Montalegre

Se a sua vontade é explorar a região, então faz muito bem porque há muitas coisas para ver, visitar e fazer em Montalegre.

Assim, tomamos a liberdade de sugerir que consulte os preços e disponibilidade dos hotéis em Montalegre e nos arredores no link a seguir.

Alojamento em Montalegre

Mapa e como chegar ao Castelo de Montalegre

O castelo vê-se bem ao longe, pelo que não terá dificuldade em o encontrar mas de qualquer forma, a morada é Terreiro do Açougue, 5470-250 Montalegre.

Do Porto:

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.