Castelo de Montalegre: visitar um castelo medieval

Castelo de Montalegre
Índice do artigo

O castelo de Montalegre é o cartão postal da vila transmontana de Montalegre.

Trata-se de um castelo medieval cuja função primitiva foi militar, isto é, a sua utilidade era essencialmente ser um posto defensivo.

Foi reabilitado na década de 1990 e nos dias de hoje acolhe um Núcleo Museológico muito interessante.

Além disso, é Monumento Nacional desde 1910, o que atesta o seu valor patrimonial.

Enfim, acompanha-nos nesta viagem pelas terras do Barroso?

O castelo de Montalegre

O castelo de Montalegre foi construído a uma altitude de 980 metros acima do nível do mar e além disso está no topo de um monte granítico.

Esta disposição geográfica faz com que seja um miradouro de excelência para quem quer observar a Serra do Gerês, a Serra do Larouco, o Rio Cávado mas também as vizinhas terras da Galiza.

Enfim, o castelo é constituído por quatro torres ligadas entre si por muralhas imponentes e em cujo centro está uma ampla praça de armas.

Aliás, a título de curiosidade podemos acrescentar que as torres têm nome: Torre de Menagem, Torre Furada, Torre do Relógio e Torre Pequena.

Tanto as torres como as muralhas estão em excelente estado de conservação, o que faz com que seja muito agradável percorrer o complexo e por isso deve incluir o castelo no seu roteio em Montalegre.

Horário de funcionamento

O castelo de Montalegre está aberto todos os dias das 10:00 às 18:00 e a visita é gratuita.

No entanto, para que não vá ao engano até porque estes dados podem ser alterados sem aviso prévio, sugerimos que confirme estas informações antes de sair de casa e que vá espreitando as notícias no Facebook do Município de Montalegre.

Onde dormir em Montalegre

Se a sua vontade é explorar a região, então faz muito bem porque há muitas coisas para ver, visitar e fazer em Montalegre.

Assim, tomamos a liberdade de sugerir que consulte os preços e disponibilidade dos hotéis em Montalegre e nos arredores no link a seguir.

Alojamento em Montalegre

Mapa e como chegar ao Castelo de Montalegre

O castelo vê-se bem ao longe, pelo que não terá dificuldade em o encontrar mas de qualquer forma, a morada é Terreiro do Açougue, 5470-250 Montalegre.

Do Porto:

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.