Castelo da Lousã: lenda da princesa Peralta, baloiço e praia fluvial

Castelo da Lousã, ou Castelo de Arouce.
Índice do artigo

Atualizado em: Março 6, 2024

Tudo o que precisa saber antes de visitar o intrigante Castelo da Lousã: onde fica, como visitar, miradouros, baloiços, restaurantes e onde ficar a dormir.

O Castelo da Lousã, também conhecido como Castelo de Arouce, está situado no município da Lousã, isto é, pertence ao distrito de Coimbra.

É Monumento Nacional e faz parte da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. A sua construção provavelmente no século XI faz com que seja um dos castelos mais antigos do país.

Além disso, o Castelo da Lousã fica numa região particularmente interessante para quem aprecia fazer caminhadas na natureza, tem um baloiço sobre uma praia fluvial e um dos miradouros mais bonitos para a Serra da Lousã. Também tem um dos meus restaurantes favoritos de sempre, que serve cozido na broa.

Também partilho consigo uma lenda antiga ligada a este castelo, que é a Lenda da Princesa Peralta e que acho que vai gostar de conhecer.

Portanto, neste artigo mergulhamos na história e lendas deste intrigante tesouro, não esquecendo as habituais sugestões de o que ver e fazer nesta região.

Afinal, esta é uma região que vale muito a pena conhecer de perto. Então, acompanha-me nesta viagem?

O Castelo da Lousã

Castelo da Lousã.
Castelo da Lousã e Restaurante “O Burgo”.
Caminho sinuoso do Castelo da Lousã para a Nossa Senhora da Piedade.
Caminho sinuoso do Castelo da Lousã para a Nossa Senhora da Piedade.
O que ver no Castelo da Lousã.
O que ver no Castelo da Lousã.

Como referi antes, o castelo de Arouce está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e faz parte da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

A sua construção é anterior à nacionalidade, isto é, de acordo com o que dizem, foi erigido na segunda metade do século XI.

Junto ao castelo pode fazer caminhadas a pé, mergulhar na praia fluvial e ainda baloiçar-se por cima das piscinas naturais.

A lenda da Princesa Peralta

A lenda da Princesa Peralta.
Conheça a lenda da Princesa Peralta.

De acordo com a lenda, o emir Arunce construiu um castelo na Serra da Lousã para proteger a sua fortuna assim como a vida da filha Peralta, na altura da ocupação muçulmana.

Ora, pai e filha tiveram de fugir derrotados de Conimbriga pelo príncipe Lausus mas na altura da fuga Peralta e o príncipe trocaram olhares e enamoraram-se.

O príncipe Lausus foi à procura da amada mas o pai furioso tentou impedir o encontro.

Os dois acabaram por morrer e Peralta ficou sozinha esquecida no Castelo de Arouce.

O que visitar e fazer no Castelo da Lousã

Castelo da Lousã (Castelo de Arouce).
Castelo da Lousã (Castelo de Arouce).

Visitar o Santuário de Nossa Senhora da Piedade

Nossa Senhora da Piedade.
Nossa Senhora da Piedade.

Perto do Castelo da Lousã existem quatro capelas que merecem ser visitadas: a Capela de São João, a Capela da Agonia, a Capela do Senhor dos Aflitos, e a Capela de Nossa Senhora da Piedade.

A Capela de São João é a maior e mais antiga, do século XII-XIV, enquanto que a Capela da Agonia é do século XVIII, a Capela do Senhor dos Aflitos é de 1912 e a Capela de Nossa Senhora da Piedade, que é onde está guardada a imagem da Nossa Senhora da Piedade.

A Capela de Nossa Senhora da Piedade apesar de ser uma construção pequena, o certo é que as suas paredes brancas destacam-se num imenso cenário verde.

Além disso, para chegar à capela precisa de percorrer um caminho simuoso com degraus, de onde é possível fotografar a paisagem de vários ângulos. É um passeio que vale muito a pena fazer, mesmo ao lado do Castelo da Lousã.

Visitar a Serra da Lousã

PR5 LSA
Miradouro "Isto É Lousã".
Miradouro “Isto É Lousã”.

A Serra da Lousã abrange territórios dos municípios de Miranda do Corvo, Lousã, Góis, Penela, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, por isso é uma zona bastante extensa para visitar.

Por isso, e se está a pensar visitar o Castelo da Lousã, faz todo o sentido incluir no seu roteiro a Serra da Lousã, da qual destaco as enigmáticas Aldeias de Xisto.

Então tome nota: Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Pena e Talasnal ficam muito perto do Castelo de Arouce.

Isto é Lousã: baloiço das piscinas de Nossa Senhora da Piedade

Praia Fuvial de Nossa Senhora da Piedade.
Praia Fuvial de Nossa Senhora da Piedade.
Cascata da Praia Fluvial de Nossa Senhora da Piedade.
Cascata da Praia Fluvial de Nossa Senhora da Piedade.

Na Lousã existem alguns baloiços famosos, como é o caso do Baloiço de Trevim e o Baloiço Isto é Lousã, mas há um que só está em funcionamento no verão.

Trata-se do baloiço das piscinas de Nossa Senhora da Piedade que no verão é colocado por cima da água, ou seja, tem de se molhar para subir no baloiço.

Muitas pessoas visitam o lugar, principalmente nos dias quentes na serra, por isso, para garantir uma boa experiência evite os fins de semana.

Miradouro Senhora da Piedade

Junto da Variante à Nacional 236 e em cima de uma curva há um pequeno espaço para estacionar o carro.

É o miradouro da Senhora da Piedade de onde se vê não só o santuário, mas também o Castelo da Lousã.

Almoçar no Restaurante “O Burgo”

Cozido na Broa (Restaurante O Burgo).
Cozido na Broa (Restaurante O Burgo).

Depois de tanto caminhar na Serra da Lousã, nada melhor do que sentar-se à mesa com um bom repasto à frente.

O Burgo é um dos nossos restaurantes favoritos e sempre que lá vamos escolhemos o cozido na broa.

As couves, carnes e castanhas são servidas dentro de uma broa que vem para a mesa ainda a fumegar.

É, sem dúvida, um prato substancial que nos enche não só o estômago mas também a alma e para garantir o seu lugar não se esqueça de reservar com antecedência (239 991 162).

Onde dormir junto ao Castelo da Lousã

Miradouro para a vila da Lousã.
Miradouro para a vila da Lousã.

Quer prefira um hotel, turismo rural ou alojamento local, a boa notícia é que existem diferentes opções de alojamento perto do Castelo da Lousã.

Assim, muito perto do Castelo da Lousã tem dois alojamentos locais, a Casa da Rota dos Moinhos e o Lousã’s Brown & White, sendo que em ambos pode preparar churrascos para a família.

Já se preferir ficar no centro da vila da Lousã, a minha sugestão é o Octant Lousã (4 estrelas), um magnífico palácio do século XVIII.

No entanto, para quem viaja de carro elétrico, talvez prefira ficar no Cerdeira – Home for Creativity, na aldeia vizinha de Cerdeira e que fica a cerca de 10 km do Castelo da Lousã.

Por fim, se não gostou de nenhuma destas recomendações, veja no mapa a seguir a disponibilidade e preços dos hotéis e airbnb na Lousã.

Alojamento perto do Castelo da Lousã

Tudo o que precisa saber sobre o Castelo da Lousã

Castelo da Lousã, ou Castelo de Arouce.
Castelo da Lousã, ou Castelo de Arouce.

O Castelo da Lousã tem bons acessos de carro?

Sim, o Castelo da Lousã tem bons acessos de carro e tem um parque de estacionamento para deixar o carro em segurança.

Que trilhos passam no Castelo da Lousã?

Mapa dos trilhos da Lousã.
Mapa dos trilhos da Lousã.

A Rede de Percursos Pedestres da Lousã é bastante diversificada, sendo que na zona do castelo, estes são os recomendados:

  • PR1 LSA – Rota dos Moinhos: 5,3 km, 2 horas, circular, começa na Igreja Matriz da Lousã;
  • PR2 LSA – Rota das Aldeias do Xisto: 5,7 km, 3h30, circular, começa no Castelo de Arouce.

Mapa e como chegar ao Castelo da Lousã?

O castelo fica a cerca de 2 km da vila da Lousã. Se viaja de Lisboa, conte com uma viagem de mais ou menos 112 km, enquanto que do Porto a distância é de aproximadamente de 159 km.

De Lisboa:

Do Porto:

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.