0

Castelo da Lousã: lenda da princesa Peralta e baloiço na praia fluvial

Castelo da Lousã (Castelo de Arouce).

O Castelo da Lousã também é conhecido como Castelo de Arouce e como o próprio nome indica, está situado no município da Lousã, isto é, pertence ao distrito de Coimbra.

Assim, neste artigo vamos falar-lhe da lenda do Castelo da Lousã, o que visitar e fazer na região e terminamos com dicas de onde dormir e como chegar ao Castelo da Lousã.

Então, acompanha-nos nesta viagem?

O Castelo da Lousã

Castelo da Lousã.
Castelo da Lousã e Restaurante “O Burgo”.

O castelo de Arouce está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e além disso faz parte da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

A sua construção é anterior à nacionalidade, isto é, provavelmente na segunda metade do sáculo XI.

Junto ao castelo pode fazer caminhadas a pé, mergulhar na praia fluvial mas também baloiçar-se por cima das piscinas naturais.

A lenda da Princesa Peralta

De acordo com a lenda, o emir Arunce construiu um castelo na Serra da Lousã para proteger a sua fortuna assim como a vida da filha Peralta, na altura da ocupação muçulmana.

Ora, pai e filha tiveram de fugir derrotados de Conimbriga pelo príncipe Lausus mas na altura da fuga Peralta e o príncipe trocaram olhares e enamoraram-se.

O príncipe Lausus foi à procura da amada mas o pai furioso tentou impedir o encontro.

Os dois acabaram por morrer e Peralta ficou sozinha esquecida no Castelo de Arouce.

O que visitar e fazer no Castelo da Lousã

Castelo da Lousã (Castelo de Arouce).
Castelo da Lousã (Castelo de Arouce).

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade na Lousã é uma construção pequena, de paredes brancas mas que sobressai na paisagem verde.

Aliás, até chegar à capela tem um percurso com degraus de onde é possível fotografar a paisagem de vários ângulos.

Visitar a Serra da Lousã

A Serra da Lousã abrange territórios dos municípios de Miranda do Corvo, Lousã, Góis, Penela, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, por isso é uma zona bastante extensa para visitar.

De qualquer das formas, nós tomamos a liberdade de realçar as Aldeias do Xisto, como por exemplo Aigra Nova (em breve), Aigra Velha (em breve), Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira (em breve), Pena (em breve) e Talasnal.

Isto é Lousã: baloiço das piscinas de Nossa Senhora da Piedade

Na Lousã existem alguns baloiços famosos, como é o caso do Baloiço de Trevim, mas há um que só está em funcionamento no verão.

Trata-se do baloiço das piscinas de Nossa Senhora da Piedade que no verão é colocado por cima da água, ou seja, tem de se molhar para subir no baloiço.

Muitas pessoas visitam o lugar, principalmente nos dias quentes na serra, por isso, para garantir uma boa experiência evite os fins de semana.

Miradouro Senhora da Piedade

Junto da Variante à Nacional 236 e em cima de uma curva há um pequeno espaço para estacionar o carro.

É o miradouro da Senhora da Piedade de onde se vê não só o santuário mas também o Castelo da Lousã.

Almoçar no Restaurante “O Burgo”

Cozido na Broa (Restaurante O Burgo).
Cozido na Broa (Restaurante O Burgo).

Depois de tanto caminhar na Serra da Lousã, nada melhor do que sentar-se à mesa com um bom repasto à frente.

O Burgo é um dos nossos restaurantes favoritos e sempre que lá vamos escolhemos o cozido na broa.

As couves, carnes e castanhas são servidas dentro de uma broa que vem para a mesa ainda a fumegar.

É, sem dúvida, um prato substancial que nos enche não só o estômago mas também a alma e para garantir o seu lugar não se esqueça de reservar com antecedência (239 991 162).

Onde dormir junto ao Castelo da Lousã

Para aproveitar os seus dias na Lousã é importante que escolha um alojamento de acordo com as suas necessidades.

Assim, quer prefira um hotel, turismo rural ou alojamento local, vai encontrar no link a seguir várias sugestões perto do Castelo da Lousã.

Alojamento perto do Castelo da Lousã

Como chegar ao Castelo da Lousã

De Lisboa:

Do Porto:

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Coimbra? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.