0

Cascata de Pincães: paraíso natural no Gerês

Cascata de Pincães.

A Cascata de Pincães é uma das mais bonitas cascatas do Parque Nacional da Peneda-Gerês!

Esta é uma afirmação forte, principalmente porque o Gerês é muito rico em paisagens naturais deslumbrantes, mas acredite que é o que sentimos.

Assim, neste artigo vamos dizer-lhe onde fica a cascata de Pincães, como ir, cuidados e precauções que deve ter quando visitar a cascata, a melhor altura para ir e como chegar.

Então, acompanha-nos nesta viagem por uma das zonas mais bonitas do Norte de Portugal?

Onde fica a Cascata de Pincães

Cascata de Pincães.
Cascata de Pincães.

Este paraíso natural fica escondido na aldeia de Pincães, que faz parte do concelho de Montalegre (distrito de Vila Real), e, além disso, está inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Por isso, é o lugar perfeito para visitar quer esteja a explorar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, quer o Alto Tâmega.

Como ir à cascata de Pincães

Como ir à Cascata de Pincães.
Levada de Pincães.

A cascata de Pincães não é acessível de carro, o que ajuda a manter o lugar em relativo segredo, mas não é difícil chegar lá a pé, o que a torna umas das mais seguras para visitar com crianças.

Assim, a melhor forma de ir é conduzir até à aldeia de Pincães (veja o mapa e indicações mais à frente no artigo), estacionar o carro e fazer o resto do percurso a pé.

No centro da aldeia vai ver tabuletas a indicar a direção da cascata, no entanto, terá de ir por uma estrada de terra batida até encontrar a levada e depois seguir essa levada até à cascata.

O percurso demora cerca de 20 minutos e faz-se muito bem, mesmo com crianças pequenas.

Chega a uma altura que o trilho se divide em dois, no entanto ambos vão dar à cascata.

Este passeio é absolutamente deslumbrante, pois as paisagens que se sucedem à nossa frente são lindíssimas e somos acompanhados pelo chilrear constante dos pássaros e do ruído da água a cair.

É, sem dúvida, um cenário idílico que culmina numa piscina natural de águas cristalinas, alimentada pela impressionante queda de água do Rio de Pincães.

Por isso, seja aventureiro e mergulhe nas águas refrescantes da lagoa e, em seguida, seque-se ao sol estendido nas pedras à volta da cascata.

Cuidados e precauções

Apesar de a cascata de Pincães ser uma das mais seguras no Gerês, a verdade é que deve ter alguns cuidados básicos.

Logo a começar pelo calçado a usar, que deve ser confortável mas não devem ser chinelos.

Isto porque vai andar em trilhos de terra batida, subir e descer rochas, principalmente quando estiver perto da cascata, e vai andar sobre piso escorregadio.

Por outro lado, tenha em mente que terá de levar comida e bebidas consigo pois não existem infraestruturas de apoio na cascata.

Por fim, leve um saco consigo para trazer o lixo de volta, uma vez que não existem caixotes lá.

Quando ir à cascata de Pincães

Piscina natural em Pincães.
Piscina natural.

Escolher a melhor altura para visitar a cascata vai fazer toda a diferença na sua experiência.

Isto porque em determinados momentos a cascata pode ficar cheia de gente, logo a vivência do lugar será completamente diferente.

Assim, durante o verão a cascata é muito procurada, principalmente aos fins de semana e no mês de agosto.

O que nem sempre os visitantes se lembram é que no verão também é quando existe menos água, o que aliado às multidões de gente faz com que seja, sem dúvida, a pior altura para a visitar a região.

No entanto, se não tiver outra alternativa sugerimos que escolha um dia de semana (evite o sábado e domingo) e que vá cedo para tentar chegar antes das multidões.

Por outro lado, se apenas gostaria de conhecer a cascata (e não mergulhar), a primavera e o outono são alturas espetaculares e têm muito menos visitantes!

Alojamento perto da Cascata de Pincães

Tanto o Gerês como Montalegre têm muita oferta turística e por isso é boa ideia ficar alguns dias na região para visitar tudo com calma.

Assim, a vila do Gerês fica a 20 km da cascata, enquanto Montalegre fica a 40 km e pelo meio vai encontrar muitos lugares onde dormir, nomeadamente o Gerês Green Park, um parque de campismo a 1,4 km da cascata.

De qualquer das formas veja outras sugestões de hotéis e alojamentos locais nos links a seguir:

Alojamento no Gerês

Alojamento em Montalegre

Mapa e como chegar a Pincães

A seguir vai entrar um mapa e indicações para chegar ao lugar de Pincães, tendo como referência a cidade do Porto.

De qualquer das formas, conte com uma viagem de uma hora e meia para fazer pouco mais de 100 km.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.