Casal Novo na Serra da Lousã: visitar Aldeias do Xisto

Casal Novo Aldeia do Xisto
Índice do artigo

Casal Novo esconde-se na Serra da Lousã pois quem circula na estrada em direção ao Talasnal pode não perceber que está a passar ao lado de uma Aldeia do Xisto!

A aldeia está localizada numa encosta cujo terreno é em declive acentuado, pelo que recomendamos que tenha atenção ao descer, principalmente em dias de chuva.

Visitar Casal Novo Aldeia de Xisto na Serra da Lousã

Só quem estiver com atenção vai notar que existe uma aldeia do lado direito da estrada, pois o lugar passa despercebido.

Nós sabíamos ao que vínhamos, pois conduzimos com atenção à procura da placa que indicava “Casal Novo”, é que não estava muito visível e se estiver distraído não a vai ver.

Então, estacionámos o carro e partimos à aventura.

O tamanho reduzido da aldeia é altamente compensado pela simpatia dos residentes, apesar de termos sido surpreendidos por um cão que assustou um dos nossos filhos.

É claro que o animal não nos fez mal nenhum e só queria brincar mas logo a seguir a este episódio apareceu o dono do cão que ficou a conversar connosco.

Mas a conversa foi interrompida pela chuva que não se fez de rogada e encharcou-nos nos curtos metros que percorremos até ao carro.

Dica para futuro: para a próxima não nos podemos esquecer do guarda-chuva!

Planta Casal Novo
Entrada da Aldeia de Xisto Casal Novo.

O que ver em Casal Novo

Fonte e tanque

Quando começar a descer a encosta vai encontrar do seu lado direito uma fonte com um tanque comunitário.

Assim, se visitar a aldeia no verão tomamos a liberdade de sugerir que aproveite para se refrescar.

Miradouro da Eira

Tradicionalmente a eira era o local onde se colocavam os cereais a secar.

Esta aldeia tem a particularidade de ter de um miradouro com vistas privilegiadas sobre a Serra da Lousã e sobre o Castelo da Lousã, por isso aproveite.

Aliás, o Castelo da Lousã e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade são populares destinos de passeios de fim de semana.

Talvez seja de mencionar que junto ao castelo pode encontrar o Restaurante O Burgo, sobejamente conhecido pelo javali e pelo cozido do Talasnal, cuja particularidade é ser servido dentro de uma broa.

Rua principal Casal Novo
Descida no Casal Novo
Casa cuidadas aldeia do xisto
Casal Novo Aldeia do Xisto
Casa 7 luas 7 sóis

Percursos pedestres a partir do Casal Novo

PR5 LSA – Caminho do Xisto – Rota dos Serranos

PR5 LSA

A Rota dos Serranos tem início no Castelo da Lousã e tem ligação às aldeias do Talasnal, Chiqueiro mas também ao Casal Novo.

Em termos de dificuldade é considerado “difícil”, por isso para o percorrer na totalidade conte com uma duração média de três horas e quase seis quilómetros e meio de extenção.

PR2 LSA – Caminho do Xisto da Lousã – Rota das Aldeias do Xisto da Lousã

PR2 LSA - Caminho Xisto da Lousã

Este trilho pedestre é de tipo circular, de dificuldade fácil e tem uma distância de 6 km cuja duração média é de cerca de 3 horas.

Faz a ligação ao Talasnal e Casal Novo, assim como ao Castelo da Lousã e ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Alojamento em Casal Novo

Como a aldeia é pequena, não vai ser fácil encontrar alojamento em Casal Novo, mas isto não o deve desencorajar.

Assim, a maior cidade “grande” perto de Casal Novo é Coimbra, portanto veja no link a seguir algumas sugestões de hotéis em Coimbra.

Outras aldeias de Xisto na Serra da Lousã

Existem 12 aldeias do xisto que pertencem ao grupo Serra da Lousã, por isso tem mais aldeias de xisto para explorar:

Como chegar a Casal Novo

A partir do Porto:

A partir de Lisboa:

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Coimbra? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

https://www.pinterest.pt/pin/776871004468912923/sent/?invite_code=009af02628aa482eb760f3a52075f4af&sender=776871141879903884&sfo=1

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.