Caretos de Podence e o Entrudo Chocalheiro 2024

Caretos de Podence.
Índice do artigo

Atualizado em: Fevereiro 8, 2024

Está à procura de informações práticas sobre os Caretos de Podence e o Entrudo Chocalheiro de Trás-os-Montes? Então está no sítio certo! A festa vai de 10 a 13 de fevereiro de 2024 e promete animar quem se deslocar a Podence.

O Entrudo Chocalheiro de Podence é considerado o Carnaval mais genuíno de Portugal, portanto, todos os anos entusiastas do Carnaval e curiosos rumam a esta vila para presenciar o peculiar evento.

A atestar a importância dos Caretos de Podence está a inclusão do Entrudo Chocalheiro na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, desde 12 de Dezembro de 2019.

Acredita-se que a tradição dos caretos tem origem Celta pré-histórica, sendo que a Associação Grupo de Caretos de Podence é a guardiã destes costumes ancestrais.

Figuras diabólica saem à rua com trajes específicos para celebrar o endiabrado Carnaval e apesar de tradicionalmente, apenas os rapazes poderem vestir o traje dos caretos, hoje as regras já não são tão rígidas.

Neste artigo, além de explicar o que são os Caretos, qual a origem e o que fazem, incluo também o programa das festas para 2023 e ainda sugestões de onde dormir.

É que a celebração dura vários dias, pelo que é boa ideia marcar um hotel em Podence. Então, acompanha-me nesta viagem endiabrada?

O que são os Caretos de Podence?

Entrudo Chocalheiro: Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Entrudo Chocalheiro: Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Os Caretos de Podence são máscaras tradicionais usadas durante as celebrações do Carnaval na vila de Podence, Portugal.

Estas máscaras são normalmente feitas de lata, mas também podem ser couro, e apresentam designs distintos e coloridos. São usadas ​​por homens e mulheres vestidos com trajes tradicionais, e muitas vezes são acompanhados por música e dança animada.

Além disso, do traje também fazem parte paus que os caretos levam nas mãos e chocalhos presos à cintura.

Os Caretos de Podence são uma parte significativa do património cultural da vila, sendo os festejos anuais do Entrudo um grande evento cuja preparação começa com meses de antecedência.

O traje do careto tem um carapuço, máscara, rabo, bandoleira, colcha, calças com franjas de lã e ainda as botas. Nas mãos, os caretos levam uma vara e os chocalhos e campainhas servem para fazer barulho e para as “chocalhadas”.

O que são os Facanitos de Podence?

Os Facanitos de Podence são as crianças mais pequenas que acompanham os Caretos, ou seja, um facanito poderá tornar-se um careto quando crescer.

Com efeito, os facanitos começam desde cedo a imitar o que os caretos fazem. É nas incursões pelas casas dos vizinhos, muitos dos quais emigrados regressam à aldeia por esta altura, que eles aprendem a arte de ser careto.

É preciso saber esconder a identidade do facanito ou careto, bem como a forma correta de fazer barulho com os chocalhos à cintura.

Enfim, a melhor escola para se tornar um facanito ou careto é observar o que os mais velhos fazem e fazer o mesmo.

Os facanitos usam um fato, ou traje, com cores parecidas com os trajes dos caretos, mas em materiais mais simples, que também se chama facanito.

O programa para 2024 não está disponível (programa completo do ano passado)

Caretos em Podence, com a Barragem do Azibo no horizonte.
Caretos em Podence, com a Barragem do Azibo no horizonte.

Como referi, as festas do Entrudo Chocalheiro em 2023 começam no dia 18 de fevereiro e estendem-se até ao dia 21 de fevereiro.

Segue-se, então, o programa com as atividades principais a ter lugar, para que possa organizar a sua visita de forma a melhor tirar partido dos Caretos de Podence em 2023.

Sábado, dia 18 de fevereiro de 2023

9h: Caminhada com saída da Casa do Careto. Inscrição obrigatória pelo email geral@naturthoughts.com ou telemóvel 939 663 142 (até dia 16 de fevereiro).

10h30: Mercadinho tradicional.

13h: Almoço regional nas tabernas da aldeia.

15h: Cruzeiro na Albufeira do Azibo. Inscrição obrigatória pelo email geral@sunazibo.com ou telemóvel 917 738 892.

15h: Animação de rua.

15h30: Facanitos À Solta.

19h30: Noite gastronómica nas tabernas da aldeia.

21h: Noite chocalheira.

21h30: Desfile noturno nas ruas de Macedo de Cavaleiros.

Domingo, 19 de fevereiro de 2023

Almoço nas tabernas da aldeia.
Almoço nas tabernas da aldeia.

9h: Passeio BTT.

9h30: Caminhada Trilho do Careto.

9h30: Cruzeiro na Albufeira do Azibo. Inscrição obrigatória pelo email geral@sunazibo.com ou telemóvel 917 738 892.

10h: Mercadinho tradicional.

13h: Almoço de Domingo Gordo.

15h: Animação de rua.

15h30: Caretos à solta.

16h: Inauguração da Exposição de fotografia “Chocalhadas”, de Rui Miguel Pedrosa.

16h30: Apresentação do jogo digital “Careto”, de Matilde Albuquerque.

20h: Noite gastronómica.

21h30: Roda das tabernas.

Segunda-feira, dia 20 de fevereiro de 2023

Casa do Careto.
Casa do Careto.

9h30: Caminhada “Trilho do Chocalho”, encontro na Casa do Careto. Inscrição obrigatória por email cibotrasosmontes@gmail.com ou telemóvel 919 855 570 (até dia 16 de fevereiro).

9h30: Visita ao Território do Geoparque Terras de Cavaleiro. Encontro na Casa do Careto, inscrição obrigatória por email turismo@geoparkterradecavaleiros.com ou telefone 278 099 166 (até dia 16 de fevereiro).

11h30: Experiência pinta a tua máscara. Inscrição obrigatória caretopodence@gmail.com (até 15 de fevereiro).

12h30: Almoço regional nas tabernas da aldeia.

13h: Fogo na Panela na Taberna dos Bombeiros.

14h: Visita ao Território do Geoparque Terras de Cavaleiro. Encontro na Casa do Careto, inscrição obrigatória por email turismo@geoparkterradecavaleiros.com ou telefone 278 099 166 (até dia 16 de fevereiro).

14h30: Mercadinho tradicional.

15h: Cruzeiro na Albufeira do Azibo. Inscrição obrigatória pelo email geral@sunazibo.com ou telemóvel 917 738 892.

15h30: Roda das Tabernas.

16h: Experiência Ser Careto. Encontro na Casa do Careto com inscrição obrigatória por email caretopodence@gmail.com (até 15 de fevereiro).

19h30: Noite gastronómica nas tabernas da vila.

21h30: Pregão Casamenteiro no Largo da Igreja.

22h: Noite da Máscara Mágica com desfile enigmático.

23h: Animação noturna.

Terça-feira de Entrudo, dia 21 de fevereiro de 2023

9h30: Cruzeiro na Albufeira do Azibo. Inscrição obrigatória pelo email geral@sunazibo.com ou telemóvel 917 738 892.

10h: Mercadinho tradicional.

11h30: Experiência Pinta a tua Máscara. Encontro na Casa do Careto com inscrição obrigatória caretopodence@gmail.com (até 15 de fevereiro)..

13h: Almoço do Entrudo nas tabernas da aldeia

15h: Animação de rua.

15h30: Caretos à solta.

16h: Desfile de Marafonas.

17h30: Procissão da queima. Concentração no Largo da Igreja.

18h: Queima do Entrudo na Eira do Careto.

*Informação retirada do site do Entrudo Chocalheiro.

Qual a origem dos Caretos de Podence?

Entrudo Chocalheiro.
Entrudo Chocalheiro.

Como referi, os Caretos de Podence são uma tradição popular portuguesa que tem raízes antigas e enraizadas na cultura da região de Trás-os-Montes, em especial, na vila de Podence. Embora não haja consenso sobre a origem exata dos Caretos, acredita-se que eles tenham sido influenciados por várias culturas antigas, incluindo celtas, romanos e mouros.

Os Caretos são máscaras coloridas e assustadoras usadas por homens e mulheres que desfilam pelas ruas das aldeias durante a folia do Entrudo, ou seja, no Carnaval.

Eles dançam agitando as campainhas que trazem à cintura, espantando as pessoas e, enfim, protegendo-as dos maus espíritos. A tradição dos Caretos de Podence tem sido transmitida de geração em geração, mantendo-se viva até hoje.

Algumas teorias sugerem que os Caretos têm raízes pagãs e remontam ao culto aos deuses celtas da fertilidade. Outros acreditam que eles foram influenciados pelos rituais de máscaras romanos, enquanto que outros ainda argumentam que a tradição dos Caretos foi influenciada pelos antigos rituais islâmicos dos mouros.

Independentemente das suas raízes, os Caretos de Podence são hoje um símbolo de identidade da região de Trás-os-Montes e uma tradição que é fortemente defendida pelos moradores locais.

Enfim, eles são uma parte importante da cultura popular portuguesa e atraem turistas de todo o mundo que desejam testemunhar essa tradição vibrante e única.

O que fazem os Caretos?

Caretos à solta.
Caretos à solta.

Além de dançar e chocalhar (ou seja, agitar os chocalhos) pelas ruas das aldeias, protegendo as pessoas dos maus espíritos, os Caretos também têm outra função interessante.

É que os rapazes, salvaguardados pelo anonimato da máscara, vão atrás das raparigas casadoiras, atraindo a sua atenção e dançando com elas.

É uma tradição marota, mas ninguém leva a mal.

Esta tradição é vista como uma forma de homenagear as mulheres jovens e bonitas da região, mas também é uma forma divertida de expressar o amor e o desejo por elas.

No entanto, a tradição é completamente respeitosa e não há nenhum tipo de pressão ou obrigação para as raparigas dançarem com os Caretos.

Qual a terra dos Caretos?

Eira do Careto e baloiço.
Eira do Careto e baloiço.

A terra dos Caretos é a região de Trás-os-Montes, localizada no Norte de Portugal.

É uma região rica em história e tradições, e os Caretos são uma dessas tradições populares que continuam a ser celebradas até hoje.

Aliás, o Entrudo Chocalheiro de Podence foi distinguido como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Onde comprar o fato de Careto?

Traje infantil.
Traje infantil.

Os fatos de Careto podem ser comprados em lojas especializadas em trajes tradicionais em Portugal, especialmente na região de Trás-os-Montes onde a tradição dos Caretos é mais comum.

Algumas cidades como Podence, Macedo de Cavaleiros e Mirandela têm lojas que vendem fatos de Careto durante todo o ano.

Também é possível comprar fatos de Careto online, no entanto, é importante verificar a qualidade do material antes de comprar, já que alguns fatos podem não ser muito duráveis.

Além disso, algumas associações de Caretos em Trás-os-Montes também oferecem a opção de aluguer de fatos para aqueles que desejam experimentar a tradição sem precisar de comprar o seu próprio traje.

Onde fica Podence?

Podence é uma aldeia localizada no distrito de Macedo de Cavaleiros, ou seja, no Norte de Portugal.

É conhecida pela sua tradição dos Caretos e está situada na região de Trás-os-Montes, isto é, a cerca de 178 km do Porto e 33 km de Bragança.

Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Alojamento em Podence

Uma vez que são quatro dias de festa em Podence, e com diferentes atividades, faz sentido ficar a dormir por lá.

Assim, na aldeia apenas há um alojamento local, que é o Joaquim do Norte e que tem wi-fi gratuito e pequeno-almoço.

Mas a pouco mais de 1 km da aldeia existem mais alojamentos, como o Hotel Azibo e Restaurante (2 estrelas) tem a vantagem de ficar perto da Barragem do Azibo.

Por outro lado, se não se importar de pagar um pouco mais, acredito que ficará bem instalado no Monte Bela Vista, que também tem vista para o Lago da Barragem do Azibo.

Além disso, que gostar ou quiser experimentar o Glamping, sugiro que espreite o Monte do Azibo Glamping.

Caso nenhum destes alojamentos lhe agrade, ou se estiverem esgotados, pode sempre ficar um pouco mais longe, como por exemplo em Macedo de Cavaleiros.

Hotéis em Macedo de Cavaleiros

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.