0

Câmara de Lobos o que visitar: baía, Ilhéu, estátua Churchill e muito mais

Câmara de Lobos o que visitar: Ilhéu.

Câmara de Lobos o que visitar. Câmara de Lobos uma cidade na Ilha da Madeira, localizada a cerca de 10 km do Funchal.

Um passeio na baía de Câmara de Lobos e jantar num dos restaurantes do centro é o programa ideal para um final de dia, mas existem outros lugares interessantes para visitar na região que lhe vamos falar ao longo deste artigo.

Assim, aceite o nosso convite para nos acompanhar nesta viagem e aproveite para tomar nota de sugestões de o que visitar e fazer em Câmara de Lobos.

O que visitar e fazer em Câmara de Lobos

Barcos coloridos na Baía de Câmara de Lobos.
Barcos coloridos na Baía de Câmara de Lobos.

O centro de Câmara de Lobos é relativamente pequeno, mas é exatamente o facto de se percorrer em poucas horas que o torna tão atrativo.

Desta forma, quando chegar à zona perto da baía, sugerimos que deixe o carro no parque de estacionamento que vai encontrar no lado esquerdo e parta à aventura.

Passear na baía de Câmara de Lobos

Lobo Marinho Bordallo II.
Lobo Marinho Bordallo II.

A baía é um lugar muito interessante para passar algumas horas.

Dependendo da hora e do dia de semana poderá encontrar mais ou menos barcos coloridos dos pescadores na areia ou ao largo da baía.

É certo que é uma zona turística, onde não faltam lojas com souvenirs e bares a vender poncha, mas acredite que vale a pena o passeio.

No paredão do farol pode ver uma obra de Bordallo II e que representa um lobo marinho que deu o nome ao lugar. Segundo a lenda, quando a João Gonçalves Zarco chegou à Madeira, encontrou uma gruta com muitos lobos marinhos e por isso deu-lhe o nome de Câmara de Lobos.

Ainda existem algumas colónias de lobos marinhos na Madeira, principalmente nas Ilhas Desertas, mas por serem uma espécie protegida a interação com humanos é restrita.

Outro lugar bastante concorrido é a estátua de Churchill que está colocada em frente ao Hotel Pestana.

Com efeito, o Primeiro Ministro inglês passou férias com a família na Ilha da Madeira em 1950 e pintou um quadro com a baía de Câmara de Lobos.

Logo ali ao lado está a singela Capela de Nossa Senhora da Conceição, que passa despercebida a quem passeia no centro histórico de Câmara de Lobos mas cujo interior esconde um altar-mor ricamente decorado com talha dourada.

Subir ao Ilhéu e fotografar um dos mais bonitos cenários madeirenses

Câmara de Lobos o que visitar: Ilhéu.
Vista do Ilhéu em Câmara de Lobos.

O Ilhéu atualmente está ligado a terra, no entanto já esteve rodeado de água por todos os lados.

Na verdade é um grande rochedo sobranceiro ao mar, e por isso, para subir e chegar ao jardim e miradouro terá de fazer algum esforço físico.

Tradicionalmente eram aqui que moravam os pescadores de Câmara de Lobos, razão pela qual está colocado um barco tradicional no miradouro do Ilhéu.

É verdade que a ilha da Madeira é rica em miradouros de cortar a respiração, no entanto na nossa opinião o miradouro do Ilhéu é um dos mais bonitos.

Ver o mar e as fajãs no Cabo Girão

Cabo Girão Madeira.
Cabo Girão.

O Cabo Girão é um promontório com cerca de 589 metros com uma plataforma de vidro que permite observar o mar e as fajãs.

Por ser um lugar bastante turístico conte com muitas pessoas ao longo do dia mas acredite que vale a pena o desvio.

Tanto pode ir tanto de carro alugado como autocarro (ônibus) ou tour organizado, por isso sugerimos que leia o nosso artigo sobre o Cabo Girão para dicas extra.

O Vinho Madeira e o Estreito de Câmara de Lobos

O Estreito de Câmara de Lobos é uma freguesia do concelho de Câmara de Lobos e tem a particularidade de ser o local onde são produzidas a maior parte das uvas do Vinha Madeira.

Por isso, se é apreciador de vinhos, não perca a oportunidade de ver as vinhas nesta freguesia.

Assim, aproveite também para percorrer a Leva do Norte antes de se deliciar com a típica espetada madeirense num dos restaurantes da região.

Conhecer o Curral das Freiras

Curral das Freiras: Miradouro Boca da Corrida.
Curral das Freiras.

O Curral das Freiras é um lugar enigmático na Madeira, porque esteve isolado da restante ilha por muito tempo.

Com efeito, as escarpas do maciço central madeirense precipitam-se para um vale fértil que era onde os pastores guardavam os seus rebanhos, até que as freiras do Convento de Santa Clara no Funchal se mudaram para lá.

Nós contamos melhor a história das freiras neste artigo, assim como lhe dizemos o que fazer no Curral das Freiras.

Miradouros no Jardim da Serra

Curral das Freiras: miradouro Boca dos Namorados.
Miradouro Boca dos Namorados.

No Jardim da Serra vai encontrar dois miradouros muito interessantes com vista para o Curral das Freiras.

Falamos do Miradouro Boca da Corrida mas também do Miradouro Boca dos Namorados, que como não ficam muito distantes um do outro pode perfeitamente visitá-los um a seguir ao outro.

O Miradouro Pico da Torre

Miradouro Pico da Torre.
Miradouro Pico da Torre.

No Miradouro Pico da Torre além de ter uma vista fabulosa para o mar e para Câmara de Lobos, ainda pode observar as plantações de bananeiras, o que é, sem dúvida, algo a considerar.

Onde comer em Câmara de Lobos

Existem vários restaurantes na zona histórica de Câmara de Lobos onde pode provar os pratos típicos da região.

Assim, nós escolhemos uma esplanada com vista para o cais e onde nos deliciamos com o tradicional bolo do caco com manteiga de alho (apesar de não fazer parte da ementa), lapas grelhadas e picado de espada.

O bolo do caco estava estaladiço por fora foi levemente tostado no interior antes de ser colocada a manteiga de alho com aundância.

Por outro lado, as lapas também tinham um rico molho de manteiga e alho e para que o sabor fique mais intenso é recomendável que se comam diretamente da concha, isto é, sem usar os talheres.

O picado é um prato muito usual nos restaurantes da Madeira, apesar de os mais tradicionais serem o de espada e o regional com carne de vaca.

Assim, o picado de espada são tiras de peixe espada preto que abunda nas águas madeirenses que depois de envolto num polme de farinha é frito em óleo abundante.

É servido com um molho de pimentos e vinagre e acompanha com batatas fritas aos palitos ou milho frito.

Em termos de bebidas típicas tivemos oportunidade de experimentar brisa de maracujá, que é um refrigerante madeirense, poncha para os adultos e Niquita sem álcool para as crianças.

Onde dormir em Câmara de Lobos

Hotel Quinta da Saraiva em Câmara de Lobos.
Hotel Quinta da Saraiva em Câmara de Lobos.

Câmara de Lobos foi a nossa base na Ilha da Madeira, mais concretamente o hotel Quinta da Saraiva, que recomendamos.

Trata-se de uma quinta lindíssima com plantações de vinha e bananeiras o que nos permitiu ter novas experiências.

Além disso, o hotel tem uma piscina aquecida com vista sobre o mar e a baía de Câmara de Lobos inesquecível.

Mapa e como chegar a Câmara de Lobos

A partir do Funchal

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.