Calçada dos Gigantes: Património da UNESCO na Irlanda do Norte

Calçada dos Gigantes
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 2, 2024

A Calçada dos Gigantes é uma das atrações turísticas mais visitadas na Irlanda do Norte.

Está classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1986, Reserva Natural desde 1987 e é um lugar absolutamente incrível!

Esta curiosa formação geológica surgiu após a erupção de um vulcão, há cerca de 60 milhões de anos, tendo sido descoberta em 1693. E o que é esta calçada? Bem, é um conjunto de mais ou menos 40.000 colunas prismáticas de basalto, encaixadas entre si como se fossem uma calçada, ou rua, de pedras gigantescas.

Também há uma lenda curiosa que explica como nasceram estas formações rochosas, e, claro, explico tudo neste artigo.

Portanto, tem todas as razões para ler com atenção este post até ao fim!

Sabia que a Calçada dos Gigantes está na capa do álbum Houses of the Holy, dos Led Zeppelin?

Como se formou a Calçada dos Gigantes?

A Calçada dos Gigantes formou-se durante uma erupção vulcânica, ou seja, quando o magma subiu para a crosta terreste, infiltrando-se nas aberturas das rochas calcárias da região.

Esse magma quente, com temperatura superior a 1000 °C, arrefeceu e solidificou-se ao entrar em contato com o ar.

No entanto, à medida que o magma arrefecia lentamente, surgiram fendas hexagonais regulares na superfície.

Ou seja, enquanto o magma continuava a arrefecer por dentro, as fendas se estendiam, formando as distintas colunas de basalto, parecidas com lápis, na Calçada dos Gigantes.

A Lenda da Calçada dos Gigantes

Calçada dos Gigantes junto ao mar

De acordo com a tradição local, a origem das impressionantes formações rochosas, conhecidas como Calçada dos Gigantes, está associada a uma lenda que envolve o gigante irlandês Finn MacCool desafiando o gigante escocês Benandonner.

Então, a história conta que, perante a impossibilidade de atravessar o mar para confrontar seu rival, Finn construiu uma calçada com imensas colunas de pedra, conectando os dois países.

Benandonner aceitou o desafio e utilizou a calçada para chegar à Irlanda, mas ao perceber que o gigante escocês era muito mais forte, a esposa de Finn vestiu-o como um bebê.

Ao ver o suposto tamanho do “bebé”, Benandonner recuou, destruindo a estrada enquanto fugia, deixando apenas as pedras que hoje formam a Calçada dos Gigantes na Irlanda do Norte.

A nossa experiência ao visitar a Calçada dos Gigantes

1497442214d5ae4fb37c0fe4c247b043af890ba5c0

Eu visitei a Calçada dos Gigantes num tour de um dia a partir de Dublin e que também incluiu um passeio em Belfast.

Para chegar à Calçada dos Gigantes temos de percorrer um caminho que demora cerca de 20 minutos a pé, no entanto, em alternativa, podemos comprar bilhete num shuttle que faz esse percurso em menos de cinco minutos mas que custa 1£ cada viagem.

Bem, nós somos quatro e o percurso é bonito e faz-se sem dificuldade, pelo menos na descida e por isso achámos melhor não pagar pelo transporte.

Tivemos, então, de fazer a caminhada a pé e enquanto isso íamos aproveitando a paisagem envolvente.

No entanto aconteceu uma coisa estranha, é que na descida e apesar de não sermos o único grupo na Calçada dos Gigantes, quase toda a gente estava em silêncio e não percebemos a razão.

Quando finalmente chegámos à calçada foi difícil não ficar deslumbrado com o magnífico trabalho da Natureza.

Aquelas formações geométricas parecem mesmo ter sido criadas e colocadas ali pelo Homem. Um puzzle gigante!

Tudo o que precisa saber antes de visitar a Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte

Calçada dos Gigantes

Onde fica a Calçada dos Gigantes?

A Calçada dos Gigantes está localizada a cerca de 3 km da vila de Bushmills, no condado de Antrim, ou seja, a mais ou menos uma hora de Belfast.

Melhor forma de chegar e visitar?

Giants Causeway

A melhor forma para visitar a Calçada dos Gigantes é de carro, ou seja, alugando um carro, quer de Belfast como de Dublin.

Também existem tours que fazem visitas a este lugar, mas têm muitas limitações. Eu fiz um tour com saída de Dublin, mas se fosse hoje preferia ir de carro e não estar preocupada com horários.

Existem cafés ou restaurantes perto da calçada dos gigantes?

1497442099325fc60fcc7dbc1f3c653842f66435f5

Não existem nem cafés nem restaurantes perto da calçada, por isso é melhor levar consigo alguns snacks.

É seguro visitar a Calçada dos Gigantes?

Calçada dos Gigantes foto

Sim, é perfeitamente seguro visitar a Calçada dos Gigantes.

Este espetacular lugar na Irlanda do Norte é uma maravilha natural e uma atração turística popular, assim, a área vai sendo mantida, com trilhos seguras e sinalização adequada para orientar os visitantes.

No entanto, é importante seguir as orientações fornecidas, permanecer nos trilhos designados e respeitar as normas de segurança.

Além disso, a área é monitorada e patrulhada regularmente para garantir a segurança dos visitantes. É aconselhável, portanto, estar atento às condições meteorológicas, usar calçado adequado para caminhadas e respeitar as orientações locais para garantir uma visita segura e agradável.

Qual é a melhor época do ano para visitar a Calçada dos Gigantes?

1497442129103287c66ed8b9354e2517e26e615080

A calçada está em funcionamento todo o ano, no entanto, nos dias de chuva pode tornar-se perigoso se estiver a pensar caminhar em cima do basalto.

Por isso, a melhor altura é no verão, quanto a possibilidade de apanhar dias de chuva e vento é menor. Eu fui em abril e, apesar de alguma chuva, o passeio foi bastante agradável.

Há informações educativas sobre a formação geológica da Calçada dos Gigantes disponíveis no local?

Não existem painéis explicativos sobre a Calçada dos Gigantes no local, por isso, se pretende ter informações adicionais sobre este lugar, a sugestão que lhe posso dar é juntar-se a um grupo organizado que inclua o apoio de um guia.

Aliás, tenha em atenção que alguns tours apenas fornecem o transporte até à entrada da calçada.

Ou seja, não tem acesso a um guia e precisa de pagar o autocarro até à atração turística se não quiser caminhar. Lembre-se que são cerca de 20 minutos a andar a pé desde o parque de estacionamento na entrada até ao local junto ao mar onde estão as formações rochosas.

Quais são as atividades ou atrações adicionais nas proximidades?

1497442067b24329979b5d57cf7c9b4686cf0ec364

A cerca de 10 minutos de carro da Calçada dos Gigantes, pode visitar as enigmáticas ruínas do Dunseverick Castle, e, além disso, mais 10 minutos de carro e chega a outra atração turística da Irlanda do Norte: a surpreendente ponte suspensa de cordas, Carrick-A-Rede Bridge.

Dicas finais para incluir no seu planeamento

Calçada dos Gigantes com pessoas
  • Leve calçado apropriado pois vai ter de andar a pé ;
  • Tenha cuidado ao subir as pedras pois são escorregadias, principalmente se estiver a chover.

Leia também:

Por fim, se está a pensar visitar a Irlanda do Norte, tomo a liberdade de leitura dos seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.