3

Cabo Carvoeiro & Varanda de Pilatos em Peniche

Cabo Carvoeiro Peniche

Cabo Carvoeiro e Varanda de Pilatos são dois lugares de interesse turístico junto à península de Peniche mas neste artigo vamos indicar-lhe mais algumas atrações turísticas que pode visitar lá perto.

Para quem não sabe, o Cabo Carvoeiro situa-se no extremo da Península de Peniche, uma zona de arribas e falésias calcárias de singular beleza mas não aconselhadas a quem sofre de vertigens.

Então, a seguir indicamos o que visitar no Cabo Carvoeiro, depois vamos falar-lhe dos pesqueiros em Peniche, vamos contar-lhe a nossa experiência no Cabo Carvoeiro e terminamos com sugestões de alguns restaurantes, hotéis e autocaravanismo perto do Cabo Carvoeiro.

O que visitar no Cabo Carvoeiro

Para que seja mais fácil organizar a sua viagem vamos dividir as atrações turísticas do Cabo Carvoeiro em dois grupos: as que podem ser visitadas na Estrada Marginal Norte e as que podem ser visitadas a partir da Estrada Marginal Sul.

Estas estradas fazem parte da Estrada Nacional 114 (N114) que é na nossa opinião um dos troços mais bonitos das estradas nacionais de Portugal.

N114 -Estrada Marginal Norte

O Farol do Cabo Carvoeiro

O Farol do Cabo Carvoeiro faz parte de um conjunto de seis faróis construídos ao abrigo do Alvará pombalino de 1 de fevereiro de 1758 e entrou em funcionamento em 1790, o que faz com que seja um dos faróis mais antigos de Portugal.

Tem uma altura de 27 metros e situa-se a 57 metros acima do nível do mar.

A vista que se consegue no exterior do farol é magnífica, no entanto, se quiser visitar o interior por favor tome nota que o farol do Cabo Carvoeiro está aberto todas as quartas-feiras entre as 14H00 e as 17H00.

Além disso, junto ao Farol do Cabo Carvoeiro existe um bar que é um lugar muito agradável para assistir ao pôr do so.

A Varanda de Pilatos

visita a Peniche

A Varanda de Pilatos é um local de beleza agreste mas na minha opinião é demasiado assustadora pois sinto vertigens e tenho dificuldade em controlar a má disposição quando sou confrontada com alturas.

Tenha atenção e assegure-se da sua segurança! Sabia que no local já se deram alguns acidentes mortais com pessoas que escorregaram e caíram das falésias? Portanto aja com precaução e não queira aumentar as estatísticas.

A Capela de Nossa Senhora dos Remédios

A Capela de Nossa Senhora dos Remédios também é conhecida como Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e ainda Ermida de Nossa Senhora dos Remédios.

A particularidade desta capela reside nos azulejos azuis e brancos que retratam a vida de Nossa Senhora.

Está classificada como imóvel de interesse público desde 1996 e a grande festa desta capela realiza-se todos os anos em outubro.

Miradouro Revelim dos Remédios

O Miradouro da Cruz dos Remédios está localizado junto à Capela de Nossa Senhora dos Remédios.

É um local incrível para absorver a paisagem arrebatadora da costa, no entanto, tenha cuidado e mantenha-se em segurança, principalmente em dias com bastante vento.

Miradouro de Remédios

O Miradouro de Remédios está localizado a poucos metros do miradouro Revelim dos Remédios mas sinceramente não achei grande diferença entre estes dois miradouros.

A vista de ambos é bonita, sem dúvida, no entanto se decidir parar num deles não acredito que valha a pena parar no outro, a menos que tenha muito tempo disponível.

Papôa – Peniche

A Papôa – Peniche é um promontório localizado no Ilheu da Papôa.

Apesar de ter o nome de Ilhéu, na verdade a Papôa é uma península e é um lugar ligado a lendas e histórias de naufrágios.

Existe um trilho pedestre para quem quer visitar a Papôa em Peniche e que inclui um passadiço de madeira.

N114 – Estrada Marginal Sul

A Gruta da Furninha

A Gruta da Furninha também é conhecida como Cova de Dominique é uma gruta natural que se acredita ter sido ocupada nos tempos pré-históricos desde o Homem de Neandertal.

A designação de Cova de Dominique refere-se a um salteador de nome Dominique que dizem que se escondia nesta gruta.

A Varanda de Dominique

Já falámos que Dominique terá sido um salteador que se escondia na Gruta da Furninha e muito perto desta gruta existe a Varanda de Dominique, que é um lugar bastante procurado por pescadores (pesqueiro).

Pesqueiros em Peniche

Se é pescador saiba que em Peniche existem vários pesqueiros.

Assim, na Estrada Marginal Norte irá encontrar os pesqueiro da Guarita, do Quebrado, do forte da Luz, Henri Mory, do Linho de Leste, do Barreiro do Sargo, do Barreiro Alto, da Pedra dos Corvos, da Pedreira, da Pedra Alta, do Bico da Papôa, da Pedra do Cavalo, do Pandolhal, do porto da Areia Norte, da Furna do Cão, do canto do Muro, da Lage dos Frades, da Lage das Cruzes, do Alto do Trovão, da Ponta do Trovão, da Prainha do Abalo, do Bebedouro, da Prainha do Carvão, do Furado, da Ponta dos Pombos, do Frei Rodrigo, do Miradouro do Frei Rodrigo, da Ponta Alta, da Lage dos Remédios, da Lage dos Ovos, da Pedra do Alves, da Lage Redonda, da Galé, do Revelim dos Remédios, da Cruz dos Remédios, de Fernão Pires, da Varanda de Pilatos.

Por outro lado, na Estrada Marginal sul irá encontrar os pesqueiros da Nau dos Corvos, do Miradouro, da Ponta da Estação, da Lage dos Pargos, da Lage dos Burros, do Carreiro do Cabo, da Ponta de Leste, da Ponta das Gaivotas, da Ponta da Areia, da Poita Baixa, da Poita Alta, da Cova de Dominique, da Furninha, dos Paços Dona Leonor, do Carreiro da Furninha, do Painel das Pombas, do Carreiro de Joanes, do Carreiro do Inferno, da Tromba, do Cais do Porto Areia Sul, do Porto Areia Sul, do Carreiro dos Cortiçais e Meia Lua, do Alto da Vela de Fora, do Alto da Vela, do Alto da Vela de Dentro, da Fortaleza, do Arco da Fortaleza, da Ponta Molhe Oeste e por fim o pesqueiro da Ponta Molhe Leste.

Uma visita ao Cabo Carvoeiro e Varanda de Pilatos | a nossa experiência

Visitámos o Cabo Carvoeiro numa road trip em família que incluiu paragens no Dino Parque na Lourinhã e nas Reserva Natural das Berlengas.

Assim, a partir da Praia do Baleal em Peniche dirigimo-nos pela N114 (Estrada Nacional 114) até ao Cabo Carvoeiro.

Todos os lugares que indicamos no roteiro pela Estrada Marginal Norte, isto é, o Ilhéu da Papôa, o Miradouro dos Remédios, o Miradouro Revelim dos Remédios, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, a Varanda de Pilatos e o Farol de Cabo Carvoeiro, podem ser visitados se seguir o roteiro que indicámos.

Na nossa opinião este é o melhor roteiro, no entanto a seguir ao Cabo Carvoeiro e em direção à Fortaleza de Peniche a Estrada Nacional 114 adopta a designação de Estrada Marginal Sul onde também poderá visitar a Gruta da Furninha, também conhecida como Cova de Dominique

Norte e na nossa opinião é um dos troços mais bonitos das estradas nacionais portuguesas.

A nossa noite terminou com um belo jantar no restaurante-marisqueira O Pedro, junto a cais de embarque para as Berlengas.

Restaurantes perto do Cabo Carvoeiro

Como dissemos, junto ao Farol do Cabo Carvoeiro existe um bar mas na Estrada Nacional 114 irá encontrar restaurantes muito agradáveis como é o caso da Toca do Texugo e a churrasqueira Vó Dina.

Onde dormir

Junto ao Cabo Carvoeiro existem alguns alojamentos nomeadamente a Casa Berlengas à vista, o Ocean Studio Peniche e o Hotel Pinhalmar, no entanto se em Peniche existe mais oferta, pelo que sugerimos que seja sugestões de alojamento em Peniche aqui.

Autocaravanismo no Cabo Carvoeiro

A zona do Cabo Carvoeiro é muito procurada por autocaravanistas e nós percebemos porquê.

Em primeiro lugar porque é uma região com paisagens magníficas e longe dos centros urbanos.

Depois, tem excelentes acessos rodoviários, praias, percursos pedestres e trilhos muito bonitos e além disso dispõe de infraestruturas para as autocaravanas.

Assim, na Estada Marginal Norte irá encontrar o Peniche Praia Autocaravanismo, Bungallows e Campismo onde poderá pernoitar com segurança.

Por outro lado, não muito longe da Praia do Portinho da Areia do Norte (antes de chegar ao Ilhéu da Papôa) existe um parque diurno para autocaravanas.

Localização no mapa e como chegar ao Cabo Carvoeiro

A partir do Porto:

A partir de Lisboa:

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Leiria? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

3 Comments

  • Reply
    paranoiasnfm
    2018-09-26 at 13:14

    Deve ser um bonito local para se visitar. 🙂

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-09-26 at 19:40

      É sim, muito bonito 🙂 Obrigada por comentar 🙂

      • Reply
        paranoiasnfm
        2018-09-26 at 19:46

        De nada! 🙂
        Visite os meus, espero que goste. 🙂

    Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    %d bloggers like this: