0

Bom Jesus do Monte em Braga

Bom Jesus do Monte

O Santuário do Bom Jesus do Monte que também é conhecido como o Bom Jesus de Braga é um dos ex-libris da cidade dos Arcebispos.

É Monumento Nacional e Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e serviu de inspiração para a construção de outros santuários como é o caso do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos no Brasil.

Ali nasceu a expressão “ver Braga por um canudo”, numa alusão ao monóculo que foi instalado no início do século XX junto ao elevador e que permitia observar de mais perto a cidade de Braga.

É também um dos monumentos mais visitados em Braga, por isso achamos que estão reunidas boas razões para nos acompanhar nesta viagem, não acha?

Visitar o Bom Jesus do Monte

A zona do Bom Jesus é bastante grande por isso é importante que saiba atempadamente onde estão os principais pontos de interesse e como lá chegar.

Assim, na nossa opinião, para visitar o Bom Jesus não deve perder o elevador, o escadório, a basílica e uma área de mata que é o Parque do Bom Jesus.

Mas se começa a ficar preocupado com tudo o que há para ver no Bom Jesus pode tranquilizar-se uma vez que vamos contar-lhe tudo em pormenor.

O Elevador do Bom Jesus

Elevador-Bom-Jesus

Quando se dirige ao Bom Jesus o primeiro ponto de interesse que vai encontrar é o Elevador do Bom Jesus.

Foi o primeiro funicular a ser construído na Península Ibérica mas atualmente é o mais antigo do mundo em funcionamento a utilizar o contrapeso de água, aliás, desde 2013 que é considerado Monumento de Interesse Público.

A construção deste elevador foi curiosa pois o empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes decidiu substituir o sistema vigente de viagens em veículos puxados por bois por algo mais mecânico.

Assim, os planos para este projeto foram enviados por correio pelo engenheiro suíço Niklaus Riggenbach e já em Portugal foi o engenheiro Raul Mesnier du Ponsard que se certificou que estes planos eram seguidos.

A inauguração do Elevador do Bom Jesus do Monte aconteceu no dia 25 de março de 1882.

Horário de funcionamento do Elevador do Bom Jesus: todos os dias das 08:00 às 20:00 com horários de 30 em 30 minutos.

Além disso uma viagem custa 1,50 EUR e a viagem de ida e volta custa 2,50 EUR (preços de 2020).

Dica de viagem: existe um parque de estacionamento junto ao funicular onde pode deixar estacionado o seu carro e fazer a viagem até ao santuário de elevador.

Por outro lado, é comum subirem o monte de elevador e descerem pelo escadatório.

O Escadório

Escadório do Santuário

Na verdade o escadório do Bom Jesus está dividido em três partes: o Escadório do Pórtico, o Escadório dos Cinco Sentidos e o Escadório das Três Virtudes.

Assim, o primeiro nível e o mais baixo é o Escadório do Pórtico que foi buscar o nome ao Pórtico do Bom Jesus, uma construção do ano de 1723 e que dá acesso à primeira dezena de capelas da Via Sacra e que são o Cenáculo, Horto, Prisão, Trevas, Açoutes, Coroação, Pretório, Caminho do Calvário, Queda e Crucificação.

Segue-se o escadório dos Cinco Sentidos no qual as extensas escadas são adornadas com fontes alusivas aos cinco sentidos, isto é, à visão, audição, olfacto, paladar e tacto.

Assim, enquanto sobe as escadas vai encontrar por esta ordem as fontes alegóricas: a Fonte da Visão, a Fonte da Audição, a Fonte do Olfacto, a Fonte do Paladar e a Fonte do Tacto.

Por fim no Escadório das Três Virtudes irá encontrar a Fonte da Fé, a Fonte da Esperança e a Fonte da Caridade.

No total são 573 degraus que vencem um desnível de 116 metros, por isso é importante que faça este passeio com tempo.

De realçar que ao longo da escadaria vai encontrar as fontes e as capelas mas também numerosas estátuas que adornam o complexo.

A Basílica do Bom Jesus do Monte

A Basílica do Bom Jesus do Monte foi um dos primeiros edifícios a serem construídos em estilo neoclássico em Portugal.

No entanto, naquele local há a referência a uma Santa Cruz e uma ermida no ano de 1373, tendo-se seguido uma segunda ermida em 1492.

A terceira ermida foi construída em 1522 mas a construção que vemos hoje demorou 27 anos a ser concluída e terminou em 1811.

O Parque do Bom Jesus

O Parque do Bom Jesus é uma área de floresta que envolve o santuário e o escadório.

É um lugar privilegiado para grupos fazerem piqueniques, ate porque existem vários parques de merendas espalhados pelo parque.

Além disso também existem zonas ajardinadas, uma gruta, assim como um lago que faz as delícias dos mais novos.

Sombra não falta, por isso não deixe o cesto de piquenique em casa.

Hotéis no Bom Jesus do Monte

Bom Jesus do Monte

Uma vez que o Bom Jesus é um local de peregrinação, existem alguns hotéis junto ao Santuário, nomeadamente o Hotel do Parque, a Quinta Sabugosa, o Hotel do Templo e o Hotel do Lago.

No entanto, se preferir ficar alojado no centro de Braga tem boas opções aqui.

Como chegar ao Bom Jesus do Monte

Do Porto

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Braga? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.