Bernina Express: uma Aventura Inesquecível no Coração dos Alpes

Lago no trajeto do Bernina Express.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

O Bernina Express é certamente uma aventura inesquecível, pois oferece vistas deslumbrantes dos Alpes suíços enquanto percorre algumas das mais belas paisagens do mundo.

O comboio começa em Tirano, na Itália, e atravessa o vale Valtellina antes de cruzar a fronteira para a Suíça.

Enquanto atravessa o coração dos Alpes, os passageiros podem desfrutar de vistas impactantes de picos cobertos de neve, vales glaciais e ainda aldeias pitorescas que salpicam de cor o cenário verde no verão e branco no inverno.

Enfim, o Bernina Express é uma experiência obrigatória para quem visita a região e certamente deixará uma impressão duradoura na sua memória.

Nós aproveitámos que estávamos em Milão para fazermos esta viagem no comboio vermelho, como é carinhosamente chamado o Bernina Express, e reunimos as melhores dicas para que possa aproveitar ao máximo a sua viagem.

Vamos, então, embarcar nesta viagem memorável pelo coração da Suíça?

Qual é o percurso do Bernina Express?

Ponte no Bernina Express.
Ponte no Bernina Express.

Como já mencionado, o Bernina Express é um comboio panorâmico que percorre os Alpes Suíços.

A rota do Bernina Express começa em Tirano, na Itália, e segue o Bernina Pass pelo vale Valtellina antes de cruzar para a Suíça.

O comboio vermelho vai então pelo vale de Engadine, passando pelos resorts de St. Moritz e Davos, antes de chegar ao destino final de Chur, na Suíça.

Ao longo do caminho, o Bernina Express faz paragens em vários pontos, incluindo em Poschiavo, Pontresina e Filisur, permitindo aos passageiros explorar essas belas cidades e a paisagem circundante.

  • Tirano: O comboio começa em Tirano, uma pequena cidade localizada na região da Lombardia, na Itália.
  • St Moritz: O Bernina Express passa por St. Moritz, uma popular estação de esqui na Suíça.
  • Davos: O comboio faz uma paragem em Davos, uma cidade turística conhecida pelos invernos com neve e belas paisagens montanhosas.
  • Arosa: O Bernina Express passa por Arosa, uma charmosa vila montanhosa nos Alpes Suíços.
  • Chur: A viagem termina em Chur, capital do cantão suíço de Grisões e um importante centro cultural e económico da região.

Enfim, a viagem inteira leva aproximadamente quatro horas e cobre uma distância de cerca de 217 km.

Pontos altos da rota do Bernina Express

Glaciar nos Alpes Suíços.
Glaciar nos Alpes Suíços.

A rota do Bernina Express tem destaques e pontos turísticos interessantes ao longo do caminho, então aqui estão alguns dos mais notáveis:

O Bernina Pass: O Bernina Pass, ou a Passagem de Bernina, é o ponto mais alto da rota. É também onde está o Glaciar Bernina, que é um das glaciares mais ao sul dos Alpes. É um lugar mágico, um banquete para os sentidos, com neve picos cobertos, vales glaciais e aldeias pitorescas, tudo à vista.

O Viaduto Landwasser: O Viaduto Landwasser é uma ponte espetacular que atravessa um vale profundo e, mais uma vez, tem vistas deslumbrantes. Por isso, é um dos marcos mais emblemáticos da rota do Bernina. Ao cruzar esta maravilha de engenharia, o visitante será presenteado com vales intensos e picos cobertos de neve. O Viaduto Landwasser é mais do que apenas uma ponte nos Alpes, é um símbolo da capacidade humana de superar desafios e alcançar a grandeza.

St. Moritz: St. Moritz é uma popular estação de esqui nos Alpes suíços e é conhecida pelos hotéis luxuosos, lojas sofisticadas e belas paisagens montanhosas. É um lugar como nenhum outro para quem aprecia o luxo. Explore a estação de esqui e desfrute de restaurantes de classe mundial, se for o caso.

Davos: Davos é conhecida pelas paisagens com neve, além de ser a sede do Fórum Económico Mundial, que atrai líderes e influenciadores de todo o mundo.

Arosa: Em Arosa existem pistas de esqui adequadas para todos os níveis e o Arosa Bear Sanctuary que é o lar de vários ursos resgatados. Além disso, a região de Arosa Lenzerheide tem trilhos para caminhada e ciclismo, o Arosa Classic Car Museum tem uma coleção de carros clássicos e ainda pode relaxar nas termas de Arosa.

Como fazer o Bernina Express?

Túnel no Comboio panorâmico.
Túnel no Comboio panorâmico.

De Chur até Tirano e vice-versa (diário)

O Bernina Express opera diariamente de Chur a Tirano, oferecendo aos passageiros a oportunidade de ver em primeira mão a beleza dos Alpes suíços.

A viagem de Chur a Tirano leva cerca de 4 horas e cobre uma distância de aproximadamente 135 quilómetros.

Parte de Chur pela manhã e chega a Tirano no início da tarde. A viagem de volta de Tirano para Chur parte no final da tarde e chega a Chur à noite. Existem várias classes de serviço disponíveis, incluindo carro panorâmico, classe conforto e primeira classe.

De St Moritz a Tirano e vice-versa (de maio a outubro)

O Bernina Express faz viagens de St Moritz a Tirano de maio a outubro, ou seja, durante os meses mais quentes do ano.

A viagem de St. Moritz a Tirano leva cerca de 3 horas e percorre uma distância de aproximadamente 110 quilómetros.

Neste caso, o Bernina parte de St. Moritz pela manhã e chega a Tirano no início da tarde. A viagem de volta de Tirano para St. Moritz parte no final da tarde e chega em St. Moritz quase à noite. Mais uma vez, pode escolher entre diferentes classes.

Tenha em atenção que as paragens nesta rota são de apenas alguns minutos, isto é, não é possível sair do comboio nas estações.

De Landquart – Davos – Tirano e vice-versa (de maio a outubro)

A rota do Bernina Express entre Landquart – Davos e Tirano não é tão conhecida, no entanto, é bem interessante.

Funciona de maio a outubro, sendo que no total, esta viagem demora cerca de 3 horas a ser percorrida na totalidade. São aproximadamente 110 quilómetros pelos Alpes suíços, com direito a picos com neve, vales glaciais e aldeias muito giras pelo itinerário.

Normalmente o comboio sai de Landquart pela manhã e chega a Davos no início da tarde. De Davos segue para Tirano, chegando no início da noite. A viagem de regresso de Tirano para Landquart sai no final da tarde e chega a Landquart quase à noite.

De Tirano até St. Moritz e vice-versa (de abril a outubro)

Outra opção interessante é embarcar no Bernina de Tirano até St. Moritz de abril a outubro, sendo que as características do trajeto são idênticas às já referidas.

De Tirano até Lugano usando o Bernina Express Bus (de meados de fevereiro até outubro)

Sabia que é possível fazer o Bernina Express de autocarro. Assim, de meados de fevereiro a outubro os passageiros podem ir de Tirano para Lugano, de uma forma diferente.

Desta forma, além das paisagens dos Alpes suíços, tem a oportunidade de incluir a região dos lagos italianos no seu roteiro.

A viagem de Tirano a Lugano no Bernina Express Bus demora cerca de 4 horas, e cobre uma distância de aproximadamente 115 quilómetros.

O Bernina Express Bus parte de Tirano pela manhã e chega a Lugano no início da tarde. A viagem de retorno de Lugano a Tirano parte no final da tarde e chega a Tirano quase à noite

Fazer o Bernina Express saindo de Milão

O que fazer em Milão, Itália: visitar o Duomo, ou Catedral de Milão.
Duomo de Milão ou Catedral de Milão.

A melhor maneira de fazer o Bernina Express de Milão para St. Moritz é, na minha opinião, juntando-se a um tour organizado.

Normalmente, estes tours saem do centro de Milão e vão de autocarro até Tirano, seguindo-se a viagem de comboio no Bernina Express até St Moritz e, por fim, a viagem de retorno a Milão de autocarro.

Em alternativa, se quiser fazer este trajeto de forma independente, pode apanhar o comboio de Milão para Tirano e depois transferir para o Bernina Express para a viagem de Tirano para St. Moritz. Aqui está um guia passo a passo sobre como fazê-lo:

  • Apanhe o comboio de Milão para Tirano: Existem vários comboios que operam de Milão para Tirano, incluindo comboios de alta velocidade e os regionais. A viagem leva cerca de 3 horas e os bilhetes podem ser adquiridos através da Trenitalia ou outras plataformas de venda online.
  • Apanhe o Bernina Express em Tirano: Ao chegar a Tirano, vá até ao centro de Tirano, compre o bilhete e embarque no Bernina em direção a St Moritz, na Suíça.
  • Fique em St Moritz por uns dias ou regresse a Milão.

Qual é a melhor altura para fazer o Bernina Express?

Lago nos Alpes.
Lago nos Alpes (vista a partir do comboio panorâmico).

Vamos, então, ver qual é a melhor altura para fazer o Bernina Express, sendo que esta decisão depende das preferências de cada pessoa.

Assim, tenha em consideração que existem viagens ao longo do ano, mas o clima e a paisagem podem variar significativamente dependendo da estação.

Por exemplo, durante os meses de inverno, o comboio vermelho percorre uma paisagem com neve e está frio, enquanto que no verão a paisagem é mais verde e o clima é mais quente.

Por outro lado, durante a época alta que vai de junho a agosto, o Bernina costuma ter mais procura. Ou seja, se prefere uma experiência mais tranquila e menos movimentada, considere viajar entre outubro e abril.

Quais são os melhores lugares no Bernina Express?

Aldeias pitorescas ao longo do Bernina Express.
Aldeias pitorescas ao longo do Bernina Express.

Antes de mais, deve ter em consideração que existem diferentes classes de bilhetes no Bernina Express, sendo que, naturalmente, a 1ª classe é mais confortável.

Em todo o caso, apesar de a experiência poder ser diferente, o certo é que a vista é a mesma.

No entanto, se está à procura de saber qual o lado do comboio tem melhores vistas, o lado direito ou o lado esquerdo, então vamos a isso!

Na direção de Chur a Tirano, o lado direito do comboio costuma ser o que oferece as vistas mais espetaculares. Isto não quer dizer que o lado oposto não seja interessante, até porque por norma os passageiros tendem ao longo do trajeto ir de um lado para outro à procura da melhor vista.

Por isso, a minha sugestão é que não perca muito tempo a decidir se quer ir do lado direito ou esquerdo do vagão do Bernina Express.

Preciso reservar com antecedência o Bernina Express?

Subida de comboio para os Alpes suíços.
Subida de comboio para os Alpes suíços.

Geralmente, é recomendável reservar os bilhetes para o Bernina Express com antecedência, especialmente durante a época alta. Isso acontece porque o comboio pode ficar lotado e se esperar até o último minuto pode não conseguir bilhetes.

Os bilhetes podem ser comprados no site oficial da Rhaetian Railway, nas máquinas de venda automática de bilhetes da estação de comboios de Tirano ou, se quiser ajudar o nosso projeto, compre o seu bilhete para o Bernina Express neste link. Lembre-se de que os bilhetes podem esgotar rapidamente, por isso é uma boa ideia reservar com a maior antecedência possível para garantir o seu lugar.

Também é uma boa ideia verificar os horários e confirmar sua reserva antes da viagem. O horário do Bernina Express pode variar dependendo da época do ano, e pode haver alterações ou atrasos inesperados.

Se não conseguir reservar os bilhetes com antecedência ou se preferir ser espontâneo, poderá conseguir os bilhetes no dia da viagem, mas isso não é garantido e pode ter que esperar pelo próximo comboio disponível se o que pretende estiver completo.

Horários e tarifas: qual é o preço do Bernina Express?

Mapa do Bernina Express.
Mapa do Bernina Express.

Caso prefira fazer a viagem no Bernina por sua conta, ou seja, não comprar um tour, aqui estão os preços aproximados dos bilhetes:

Bilhetes só de ida: Os bilhetes só de ida para o Bernina Express custam a partir de CHF 50 para adultos e CHF 25 para crianças na segunda classe, e cerca de CHF 80 para adultos e CHF 40 para crianças na primeira classe.

Bilhetes de ida e volta: Os bilhetes de ida e volta para o Bernina Express custam a partir de CHF 90 para adultos e CHF 45 para crianças na segunda classe, e cerca de CHF 150 para adultos e CHF 75 para crianças na primeira classe.

Descontos: Existem vários descontos disponíveis para o Bernina Express, incluindo descontos para idosos, estudantes e crianças. Também pode obter descontos reservando os seus bilhetes com antecedência ou comprando um passe como o Swiss Travel Pass ou o Eurail Pass.

Caso queira simplificar, ao comprar um tour com saída de Milão não precisa de se preocupar com transferes nem fazer o câmbio do franco suíço para euro, nem em eventuais taxas por fazer os pagamentos numa moeda diferente.

Diferenças entre o Bernina Express e o Glacier Express

O Comboio vermelho panorâmico.
O Comboio vermelho panorâmico nos Alpes.

O Bernina Express e o Glacier Express são dois comboios turísticos populares nos Alpes suíços. Ambos os comboios são conhecidos pelas janelas panorâmicas, e ambos passam por algumas das mais belas paisagens do país.

No entanto, existem algumas diferenças importantes entre os dois comboios.

Aqui estão algumas das principais diferenças entre o Bernina Express e o Glacier Express:

Rota: O Bernina Express viaja de Chur a Tirano, passando pelos Alpes Suíços e pela região de Engadin. O Glacier Express viaja de St. Moritz a Zermatt, passando pelos Alpes Suíços e pela região de Valais.

Duração: O Bernina Express leva cerca de 4 horas para viajar de Chur a Tirano, enquanto o Glacier Express leva cerca de 8 horas para viajar de St. Moritz a Zermatt.

Elevação: O Bernina Express atinge uma elevação máxima de 2.253 metros no Bernina Pass, enquanto que o Glacier Express atinge uma elevação máxima de 2.033 metros no Oberalp Pass.

Paisagens: Tanto o Bernina Express como o Glacier Express têm vistas deslumbrantes dos Alpes Suíços, mas o cenário de cada comboio é um pouco diferente. Assim, o Bernina Express passa pela região de Engadin, conhecida pelos lagos e montanhas, enquanto que o Glacier Express atravessa a região de Valais, conhecida pelos glaciares e vales.

Ou seja, tanto o Bernina Express quanto o Glacier Express são ótimas opções para conhecer a beleza dos Alpes suíços.

Subscreva o canal de Youtube para mais vídeos de viagens!

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.