Benfeita, a Aldeia [branca] do Xisto em Arganil (Serra do Açor)

Benfeita Aldeia Branca do Xisto
Índice do artigo

Atualizado em: Fevereiro 21, 2024

Benfeita é uma das 27 Aldeias do Xisto e está situada no concelho de Arganil, junto à vila de Côja e em plena Serra do Açor.

É uma Aldeia Branca de Xisto, uma vez que aqui as tradicionais casinhas de xisto são em menor número em comparação com as casas pintadas de branco.

No entanto, Benfeita esconde alguns segredos que nos comprometemos a desvendar neste artigo. Aliás, esta aldeia que à primeira vista pode passar despercebida, tem um charme rústico e uma herança que remonta a tempos imemoriais.

A sua localização estratégica, abraçada pela imponência da Serra do Açor, confere a Benfeita um caráter único, que vale muito a pena conhecer.

E não é apenas a beleza que torna Benfeita digna da sua visita, mas também o seu papel vital na preservação da arquitetura tradicional das aldeias de xisto.

Já que estas pequenas aldeias são verdadeiras guardiãs da identidade cultural da região!

Por isso, aceite o meu convite para descobrir o que fazer e ver em Benfeita, a surpreendente Aldeia Branca do Xisto!

O que ver e fazer em Benfeita, a Aldeia Branca do Xisto

Visitar a Torre da Paz

Benfeita-aldeia-do-xisto

Explorar Benfeita é bem mais do que olhar para as casas bonitas; é descobrir coisas especiais que acontecem na aldeia.

Por exemplo, a Torre da Paz, no meio da aldeia, é um lugar importante com uma tradição especial. Isto porque, todos os anos, no dia 7 de maio, o sino da torre toca 1620 vezes para lembrar o fim da II Guerra Mundial.

Este acontecimento une a comunidade à história e aos valores da paz.

Conhecer as quatro capelas

Capela de Nossa Senhora da Assunção em Benfeita

Em Benfeita existem quatro capelas: a Capela de Santa Rita, a Capela do Senhor dos Passos, a Capela de São Bartolomeu e a Capela de Nossa Senhora da Assunção.

A capela retratada na imagem é dedicada a Nossa Senhora da Assunção, sendo que se acredita que foi a primeira construída na aldeia, embora não se saiba a data exata.

Apesar de modestas em tamanho, a presença de quatro capelas em Benfeita é surpreendente para uma aldeia, o que revela a marcada religiosidade da comunidade local.

Cada capela, além de embelezar a paisagem, conta uma parte da história e tradição da aldeia. E como referi, a Capela de Nossa Senhora da Assunção, em particular, evoca um sentido de veneração, que remonta provavelmente, aos primórdios da comunidade.

Ir até à ponte fundeira

Ao explorar para além dos limites da aldeia de Benfeita, vai encontrar uma joia escondida: a Ponte Fundeira.

Ou seja, localizada nos arredores da aldeia, esta ponte cruza a Ribeira da Mata e é um lugar interessante para ver.

Em relação à história da Ponte Fundeira, no passado era de madeira, mas os constantes desafios que enfrentava eram muitos.

Assim, no ano de 1880, as frequentes destruições levaram à decisão de construir uma ponte mais robusta e resistente, visando superar as intempéries que assolavam a região.

O resultado foi uma estrutura que não apenas resistia aos caprichos do tempo, mas também acrescentava um elemento de durabilidade e estabilidade à aldeia.

Ver o Moinho do Figueiral

Outra atividade imperdível em Benfeita é o Moinho do Figueiral.

Este moinho foi restaurado, ou seja, oferece a oportunidade única de explorar o seu interior e testemunhar o seu funcionamento histórico.

Para conhecer este moinho histórico, vá para a Avenida Dr. Mário Mathias, isto é, próximo à Ribeira da Mata.

O que fazer em Benfeita

  • Aproveitar a zona balnear; se visitar a aldeia de Benfeita no verão, não deixe passar a oportunidade de dar uns mergulhos na praia fluvial da Ribeira da Mata; A água é bastante fria o que é perfeito para se refrescar nos dias quentes.
  • Comprar artesanato local, nomeadamente colheres de pau e casinhas em xisto na Loja Aldeias do Xisto;
  • Perceber o património cultural na Casa-Museu Simões Dias;
  • Deliciar-se com a gastronomia local e que em terras serranas passa pela chanfana, cabrito assado ou o bucho de Vila Cova do Alva; a oferta de sobremesas inclui arroz doce, filhós de abóbora e tigeladas.

Percursos pedestres em Benfeita

PR1 AGN - Caminho do Xisto da Benfeita

PR1 AGN – Caminho do Xisto da Benfeita – Frescura das Cascatas

O PR1 AGN – Caminho do Xisto de Benfeita estende-se por 10,4 km e é um passeio popular, apesar de ser considerado difícil.

O início situa-se no Largo do Ameal, no centro da aldeia e passa por vários pontos de interesse, como por exemplo a praia Fluvial da Benfeita, os moinhos de Água Cascatas na Ribeira do Carcavão, a nascente da Fraga da Pena, as Levadas, vários construções em xisto e o Núcleo Museológico dos Pardieiros, além da Torre da Paz, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Necessidades, a Capela do Sardal e a Capela dos Pardieiros.

Como chegar a Benfeita

Do Porto:

De Lisboa:

Outras aldeias de Xisto na Serra do Açor

  • Aldeia da Dez
  • Benfeita
  • Fajão
  • Sobral de São Miguel
  • Vila Cova de Alva

Leia também

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Coimbra? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

4 respostas

  1. Infelizmente o processo de regeneração das matas e florestas vai demorar longos anos!!! Bom fim de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.