Atualizado em: Maio 23, 2021
A Barragem do Alqueva é um popular destino de férias, escapadinha, fim de semana romântico ou em família no interior alentejano.
Isto porque existem atividades na região do Alqueva que vão deixar todos contentes.
Assim, neste artigo vamos mostrar-lhe como aproveitar da melhor forma o seu tempo tanto na zona da albufeira, como nos Municípios próximos.
Breve História da Barragem do Alqueva

Em primeiro lugar saiba que a Barragem do Alqueva foi inaugurada em 2004 e inclui territórios pertencentes a cinco Municípios Portugueses: Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal.
Esta obra de engenharia tem 96 metros de altura (acima da fundação) e destina-se não só à reserva de água, rega, abastecimento mas também à produção de energia elétrica.
A albufeira do Alqueva é o maior reservatório artificial de água da Europa Ocidental, com 250 km2 de cota máxima e uns impressionantes 1.100 kms de margens, o que lhe valeu, enfim, as designações de “Grande Lago” e “Mar do Interior”.
Aliás, é água a perder de vista o que propiciou o desenvolvimento turístico da região.
O que visitar na região da Barragem do Alqueva
A Nova Aldeia da Luz
A primitiva Aldeia da Luz ficou submersa pelas águas da albufeira do Alqueva, por isso a solução encontrada foi construir outra aldeia de raiz.
Assim nasceu a Nova Aldeia da Luz situada a 3 km da anterior e que manteve a configuração original e casas típicas e ganhou o Museu da Luz.
A Aldeia de Monsaraz

A Aldeia de Monsaraz é uma das mais bonitas do Alentejo, pois somos apaixonados por este lugar.
Esta vila medieval é realmente imperdível e se está interessado em saber porquê, sugerimos que veja este artigo sobre Monsaraz.
A Aldeia da Estrela
Se decidir visitar a zona de Moura recomendamos que reserve algumas horas a explorar a Aldeia da Estrela.
É que aqui o tempo passa devagar, devagarinho, por isso não se apresse,
A Aldeia de Alqueva
A pequena aldeia de Alqueva dá o nome à barragem pela sua proximidade ao paredão.
Aqui poderá ver um monumento alusivo à barragem.
Aldeia de Juromenha
A Aldeia de Juromenha também é conhecida por Nossa Senhora do Loreto e os principais pontos turísticos são o castelo e a fortaleza.
Museu do Medronho
O Museu do Medronho inclui uma exposição permanente, a destilaria e loja onde poderá comprar as aguardentes de medronho mas também outros produtos regionais como é o caso do mel, azeite e chá.
Está localizado na Herdade de Monte Santos, no Alqueva.
O que fazer na região da Barragem do Alqueva
Pernoitar nos famosos barcos-casa
Já imaginou passar a noite num barco-casa? E mais, pilotar o seu próprio barco-casa?
Pois bem, tal experiência é possível no Alqueva uma vez que estão disponíveis barcos-casa para alugar e não precisa de carta de marinheiro para os pilotar.
Aproveitamos para referir que dispomos de condições preferenciais na marcação de hotéis e que os barcos-casa estão incluídos nesta categoria, pelo que poderá enviar-nos um email se precisar de ajuda (reservapassaporte@gmail.com).
Ir a banhos numa Praia Fluvial

Um roteiro pelo Alqueva deve incluir pelo menos uma ida a uma praia fluvial!
A boa notícia é que existem várias praias fluviais na zona ribeirinha do Alqueva onde poderá relaxar, fazer piqueniques e mergulhar à vontade.
Para isso sugerimos as seguintes: Praia Fluvial da Amieira, Praia Fluvial de Mourão, Praia Fluvial da Tapada Grande (Mértola) e Praia Fluvial de Monsaraz e Praia do Mercador (Mourão).
Passeios num balão quente
A planície alentejana é magnífica e imagine só como será observá-la a partir de um balão quente.
Por isso, se não sofre de vertigens como nós, tomamos a liberdade de sugerir um passeio de balão de ar quente pelos céus do Alentejo.
Cruzeiros de barco na Barragem do Alqueva

Existem várias empresas que fazem cruzeiros de barco no Alqueva, com diferentes características assim como durações distintas.
Nós fizemos o tour Alqueva com história que saiu do paredão da barragem, teve a duração de 1 hora e incluiu um mergulho em plena albufeira (custo: 10 EUR).
Como chegar à Barragem do Alqueva
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Évora? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- O que visitar em Évora |21 sugestões p/o seu roteiro
- Évora Hotel | alma alentejana
- O que visitar em Portel Alentejo
- Monsaraz | 15 dicas imperdíveis
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.