O que fazer na Barragem da Caniçada: SUP e praias fluviais

Praia fluvial na Barragem da Caniçada, Gerês.
Índice do artigo

Atualizado em: Março 9, 2024

A Barragem da Caniçada situa-se na bacia hidrográfica do Rio Cávado, com o concelho de Terras de Bouro numa margem e o de Vieira do Minho na outra, isto é, no Norte de Portugal.

O espelho de água da albufeira faz com que seja um lugar bastante procurado por praticantes de desportos aquáticos como o Stand Up Paddle (SUP), passeios de barco ou simplesmente para dar uns mergulhos.

Eu devo dizer que passei alguns fins de semana incríveis em família neste pequeno paraíso, que fica a pouco mais de uma hora da cidade do Porto.

Gostei particulamente da temperatura da água, que, por incrível que pareça, não é fria! O facto de não ter corrente também ajuda a usufuir da praia fluvial. Veja, então, o que esperar de um dia nas praias fluviais da Barragem da Caniçada, incluindo o que ver e fazer.

Então, acompanha-nos nesta viagem?

O que fazer e visitar na Barragem da Caniçada (ou muito perto)

Stand Up Paddle (SUP) na Barragem da Caniçada.
Stand Up Paddle (SUP) na Barragem da Caniçada.
Praia fluvial na Barragem da Caniçada.
Praia fluvial na Barragem da Caniçada.

Praticar Stand Up Paddle (SUP) e canoagem na Barragem da Caniçada

Os amantes de desportos náuticos vão sentir-se no paraíso na Barragem da Caniçada! Aliás, eu que nem aprecio muito este tipo de atividade, devo dizer que adorei cada minuto que dediquei ao SUP.

Acho que o facto de quase não existirem ondas na barragem faz com que seja muito fácil subir para a prancha, e manter-se em cima dela sem cair, é claro.

Os meus filhos também adoraram a experiência, o que faz que não tenha dúvidas em afirmar que o SUP é uma excelente atividade para famílias.

Além do Stand Up Paddle, na Barragem da Caniçada também existem caiaques para alugar. Experimente e divirta-se!

Passar um dia no Water Park Gerês

O Water Park Gerês é um parque aquático com insufláveis na Praia do Alqueirão, isto é, no lado de Terras de Bouro.

É ideal para quem quer passar um dia a desfrutar da praia fluvial e dos insufláveis, ou seja, é muito procurado por famílias e grupos de jovens.

Visitar o Santuário de São Bento da Porta Aberta

O santuário de São Bento da Porta Aberta fica a apenas 11 km da Barragem da Caniçada, por isso vale muito a pena incluí-lo no seu roteiro.

Explorar o Parque Nacional da Peneda-Gerês

Cascata de Pincães.
Cascata de Pincães.
Ponte da Mizarela, às portas do Gerês.
Ponte da Mizarela, às portas do Gerês.
Aldeia de Fafião
Aldeia de Fafião.
Garranos (cavalos selvagens), no Gerês.
Garranos (cavalos selvagens), no Gerês.
Ver garranos, ou cavalos selvagens, no Gerês.
Ver garranos, ou cavalos selvagens, no Gerês.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês fica a dois passos da Barragem da Caniçada e tem tanto para ver e fazer que seria uma pena não o explorar.

A dificuldade que pode sentir é escolher o que ver no parque, e para o ajudar aqui ficam as minhas sugestões: a cascata de Pincães, a ponte da Misarela e a aldeia comunitária de Fafião.

E se quer explorar melhor este paraíso natural, então leia o que ver e fazer no Gerês.

Alojamento junto à Albufeira

Adelaide Hotel, vila do Gerês.
Adelaide Hotel, vila do Gerês.

Como referi antes, a Barragem da Caniçada abrange territórios do município de Terras de Bouro e de Vieira do Minho.

Existem diferentes tipos de alojamento nesta região, desde hotéis a pousadas e alojamentos locais, sendo que muitos ficam perto das praias fluviais.

Assim, o Hotel São Bento da Porta Aberta & Spa (4 estrelas) é uma referência na região, e é especialmente adequado para quem não prescinde de conforto.

Outras sugestões de hotéis deste género são a Pousada RIO CALDO (4 estrelas) e a Pousada Geres-Caniçada (4 estrelas), apesar de esta última ficar um pouco mais longe da barragem.

No entanto, para quem prefere opções mais económicas, o Adelaide Hotel (2 estrelas) costuma ser uma escolha segura. Já fiquei algumas vezes neste hotel e acho que tem uma boa relação preço-qualidade.

E se não gostou de nenhuma destas sugestões, então explore o mapa que se segue, com todos os alojamentos e airbn disponíveis no Gerês.

Hotéis no Gerês

Tudo o que precisa saber antes de visitar a Barragem da Caniçada?

Praia fluvial na Barragem da Caniçada, Gerês.
Praia fluvial na Barragem da Caniçada, Gerês.
Stand Up Paddle (SUP) no Gerês.
Stand Up Paddle (SUP) no Gerês.

Quais são as praias fluviais na Barragem da Caniçada?

Na albufeira da Barragem da Caniçada existem algumas praias fluviais, mas as mais conhecidas são a praia fluvial do Alqueirão, a praia fluvial da Barca e a praia fluvial Ribeira Gerês.

No entanto, mais a Norte, existem mais duas praias fluviais que merecem a sua visita e que são a praia da Barragem e a praia Gerês Albufeira, que fica perto da Central Hidroelétrica e Vilarinho das Furnas.

São, portanto, cinco sugestões de praias fluviais na albufeira da Caniçada para incluir no seu roteiro.

Como são as praias fluviais da Caniçada?

Praia fluvial na Caniçada, durante o verão.
Praia fluvial na Caniçada, durante o verão.

As praias fluviais da Barragem da Caniçada têm quase uma zona de areia e a temperatura da água é mais quente em comparação com as praias de rio, já que a água está parada.

No entanto, convém ter em mente que, por vezes, dentro de água existem rochas, o que pode magoar os pés se não tiver cuidado.

Existem parques de estacionamento junto às praias fluviais da Barragem da Caniçada?

Existem parques de estacionamento gratuitos em algumas praias fluviais, bem como lugares para estacionar o carro com segurança ao longo da estrada.

Mas tenha em atenção que, principalmente no pico do verão, os lugares de estacionamento são claramente poucos em relação à procura.

Por isso, é boa ideia ir de manhã cedo para estacionar o carro, ou escolher um alojamento em que possa ir a pé.

Mapa e como chegar à Barragem da Caniçada

A Barragem da Caniçada fica a 82 km da cidade do Porto e a 391 km de Lisboa, no entanto, para ver o melhor itinerário para a sua viagem, tomo a liberdade de sugerir que consulte o mapa a seguir.

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.