Banhos sulfúricos em Tbilisi: as termas luxuosas de Chreli-Abano

Chreli-Abano: Banhos sulfúricos em Tbilisi, versão luxuosa.
Índice do artigo

Atualizado em: Maio 6, 2024

Não há nada como desfrutar dos banhos sulfúricos de Tbilisi – uma experiência que, na minha opinião, todos os viajantes na Geórgia deveriam ter. E se puder acrescentar um momento de luxo, ainda melhor!

Localizados no bairro Abanotubani, é quase impossível não passar pelos banhos Chreli-Abano, também conhecidos como Orbeliani Baths, na zona antiga de Tbilisi.

Por estes banhos sulfúricos passaram reis, poetas, músicos e outras celebridades. Também são frequentados por comuns mortais, ou seja, as termas e os banhos sulfúricos são locais acessíveis a todos.

As cúpulas de tijolo vermelho acastanhado com chaminés fumegantes não passam despercebidas, bem como o majestoso edifício ricamente decorado com azulejos coloridos e inspirado nos banhos tradicionais persas.

Mas quando o assunto são os banhos sulfúricos de Tbilisi, não é apenas de momentos de bem-estar e tranquilidade que falamos.

A verdade é que os benefícios para a saúde são reconhecidos, como por exemplo no tratamento de erupções cutâneas, problemas nas articulações, acne e pele seca.

Portanto, recomendo que inclua na sua lista de o que fazer em Tbilisi uma ida aos banhos sulfúricos. No entanto, não deixe para o último dia, já que é provavel que queira repetir a experiência.

Curiosidade: De acordo com a lenda, quando Mtscheta ainda era capital da Geórgia, o Rei Vakhtang Gorgasali descobriu este lugar enquanto caçava com o seu falcão que caiu numa nascente termal. Decidiu, então, mudar a capital do reino para Tbilisi, que literalmente significa “lugar quente”.

O que são os banhos sulfúricos em Tbilisi?

Banhos sulfúricos em Tbilisi.
Banhos sulfúricos em Tbilisi.
Orbeliani Baths, os banhos sulfúricos em funcionamento à noite.
Orbeliani Baths, os banhos sulfúricos em funcionamento à noite.
Banhos Chreli-Abano, também conhecidos como Orbeliani Baths, na zona antiga de Tbilisi.
Banhos Chreli-Abano, também conhecidos como Orbeliani Baths, na zona antiga de Tbilisi.
Piscina fria nos banhos sulfúricos. Cabine privada em Chreli-Abano.
Piscina fria nos banhos sulfúricos. Cabine privada em Chreli-Abano.
Banhos sulfúricos em Tbilisi. Local onde fazem kisa, ou esfoliação.
Banhos sulfúricos em Tbilisi. Local onde fazem kisa, ou esfoliação.
Sauna.
Sauna.

Se já conhece os banhos de Istambul, Marrocos ou Budapeste e acha que são todos iguais, então devo realçar que os banhos sulfúricos em Tbilisi são diferentes.

A principal diferença é que a a água não é aquecida de forma artificial, ou seja, as piscinas interiores são abastecidas diretamente das nascentes termais, com a temperatura a rodar os 38º-40º Celsius.

Outra diferença substancial reside na composição quimíca da água, sendo que no caso dos banhos de Tbilisi predominam o enxofre, cálcio, magnésio e sódio.

Além disso, tanto pode estar sem roupa ou com biquini, como se sentir mais confortável.

Ou seja, não tem as três piscinas de temperaturas diferentes de Istambul, nem o sabão preto de Marrocos, mas, como vê, tem outras vantagens.

Tudo o que precisa saber sobre os banhos sulfúricos em Tbilisi

Orbeliani Baths, inspirado nos tradicionais banhos persas.
Orbeliani Baths, inspirado nos tradicionais banhos persas.
Detalhe de decoração nos banhos sulfúricos em Tbilisi.
Detalhe de decoração nos banhos sulfúricos em Tbilisi.

Há balneários públicos ou apenas privados?

Área exterior dos banhos sulfúricos em Tbilisi.
Área exterior dos banhos sulfúricos em Tbilisi.

Em Tbilisi pode frequentar os banhos sulfúricos públicos, que são mais económicos, ou reservar um espaço num dos luxuosos banhos privados.

Eu preferi a última opção, e sinceramente acho que vale pela experiência.

Além disso, não me sentia confortável em estar despida num local com estranhos, como acontece nos banhos públicos.

Em todo o caso, se realmente quiser ter uma experiência mais local, com tudo ao léu e no meio de pessoas desconhecidas, então os banhos públicos são uma escolha indicada para si.

Quais são os benefícios dos banhos sulfúricos em Tbilisi?

Piscina de água termal nos banhos sulfúricos.
Piscina de água termal dos banhos sulfúricos.

Pelo que pelo percebi, a água sulfúrica que alimenta os banhos em Tbilisi tem origem nas nascentes termais da cidade e que estão muito próximas dos balneários.

Esta água é rica em minerais importantes, como por exemplo o enxofre, cálcio, magnésio e sódio.

Em termos de benefícios para a saúde humana, costumam associar os banhos sulfúricos de Tbilisi ao tratamento de patologias do foro cutâneo.

Refiro-me ao alívio de problemas de pele, tais como o erupções cutâneas, eczema, pele seca, psoríase e até acne. Dizem, também, que fortalece o sistema imunológio e melhora a circulação sanguínea.

Da minha parte, posso acrescentar que depois de vários dias a caminhar em Tbilisi, senti um alívio imediato nos músculos e articulações, quando mergulhei nas águas quentes dos banhos.

O que é a kisa?

Kisa (luva de esfoliação), toalha e chinelos para utilização nos banhos sulfúricos em Tbilisi.
Kisa (luva de esfoliação), toalha e chinelos para utilização nos banhos sulfúricos em Tbilisi.

Kisa é um dos tratamentos que pode fazer nos banhos sulfúricos. De uma forma muito resumida, é uma boa esfregadela! Já agora, kisa significa luva de esfoliante.

Brincadeiras à parte, a kisa é realizada por pessoal especializado que, com ajuda de uma luva esfoliante, a tal kisa, remove as células mortas da pele.

É como se estivesse a fazer um peeling ao corpo inteiro, facilitado pela água mineral quente das águas sulfúricas.

Quem já experimentou a kisa diz que nunca se sentiu tão limpo! E deste procedimento, além de um relaxamento muscular imediato, resulta renovação da pele, ou seja, uma aparência rejunescida. São muitos benefícios, não acha?

Quais são as recomendações para os banhos sulfúricos?

Área de lavagem, nos banhos sulfúricos.
Área de lavagem, nos banhos sulfúricos.

Leve os seus chinelos, toalha e uma garrafa de água para se manter hidratado. Não use bijuteria, como brincos, anéis ou pulseiras, já que podem ficar danificados, em especial peças de prata.

Como a água é muito quente, não deve estar mais do que 4-5 minutos imerso de cada vez. Especial atenção para quem tem tendência a ter tensão arterial baixa.

Alterne com a piscina de água fria, sauna ou, simplesmente relaxe e aprecie o momento e a beleza do lugar.

Em termos de etiqueta, é de bom tom passar pelo chuveiro antes de entrar na piscina e mantenha o tom de voz baixo.

Quanto custa experimentar os banhos sulfúricos em Tbilisi?

Chreli-Abano: Banhos sulfúricos em Tbilisi, versão luxuosa.
Chreli-Abano: Banhos sulfúricos em Tbilisi, versão luxuosa.

Os banhos públicos custam cerca 10-15 GEL por hora, enquanto que nos privados, os preços começam em 100 GEL por hora de cabine, não por pessoa.

Ou seja, como eu estava com um grupo de amigos, o preço da cabine no Chreli-Abano foi dividido por todos.

Os tratamentos extra, como a kisa, snacks ou chá, são pagos à parte. Se não levar toalha ou chinelos, pode alugá-los no local.

Lugares para experimentar os banhos sulfúricos em Tbilisi

Abanotubani - Tbilisi Sulphur Baths.
Abanotubani – Tbilisi Sulphur Baths.
Gulo's Thermal Spa.
Gulo’s Thermal Spa.
Interior de Orbeliani Baths.
Interior de Orbeliani Baths, ou Chreli-Abano.

Como referi, eu apenas experimentei os banhos Chreli-Abano, ou Orbeliani Baths, que são os mais luxuosos e turísticos em Tbilisi.

No entanto, se pretender explorar outras opções de termas, SPA e banhos, aqui tem a informação de que precisa, com a respetiva localização:

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.