Baloiço do Mezio: visitar o maior baloiço de Portugal

Baloiço do Mezio
Índice do artigo

O Baloiço do Mezio é uma estrutura de madeira e cordas que está instalado na freguesia de Cabana Maior, isto é, no concelho de Arcos de Valdevez, no Norte de Portugal.

É um dos maiores baloiços de Portugal com 7,60 metros numa altura em que estas construções são bastante populares, isto é, estão a ser criados baloiços em vários lugares.

Além disso, está localizado a cerca de 500 metros da Porta do Mezio, uma das cinco entradas oficiais para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que faz com que tenha mais uma razão para visitar o único parque nacional português.

Então, acompanha-nos nesta viagem por terras minhotas?

Visitar o Baloiço do Mezio

O maior baloiço de Portugal
Baloiço do Mezio

Nós tivemos oportunidade de visitar o Baloiço do Mezio poucos minutos antes do por do sol e também por isso foi absolutamente fantástico.

A paisagem envolvente é realmente muito bonita, não estivesse o baloiço implantado em plena serra e além disso a 900 metros de altitude.

Aqui a vegetação é rasteira e característica das terras altas, ou seja, os blocos graníticos destacam-se de forma evidente e grandiosa no cenário.

Desta forma também assim se percebe o fascínio que o lugar tem ao anoitecer, quando uma miríade de cores toma de assalto os vales numa dança que compõe um quadro digno de se ver.

O único senão deste cenário é a existência de pilhas de pedras que os visitantes insistem em fazer mas esperemos que cada vez menos existam espalhadas por aí.

Estas construções prejudicam gravemente o ecossistema pois, por exemplo, os animais que se escondem de baixo das pedras ficam sem lugar para se abrigarem.

Tradicionalmente os pastores colocam as mariolas (é o nome destes montes de pedras) para marcarem o caminho nas serras e este conceito foi desvirtuado por desconhecimento da sua real função, por isso, por favor não o faça.

Cuidados a ter

Baloiço do Mezio
Baloiço do Mezio

Tenha em atenção que o Baloiço do Mezio está localizado numa área protegida e por isso devem ser respeitadas algumas regras:

  • respeite a sinalização existente e deixe o seu veículo nos locais de estacionamento identificados;
  • respeite os valores naturais presentes, não recolha e não danifique a flora, não perturbe a fauna;
  • todos os resíduos devem ser depositados nos locais apropriados, devendo guardá-los até encontrar um dos muitos recipientes para o lixo, existentes em todo o território;
  • não fume nos espaços florestais nem use fogareiros e grelhadores em espaço florestal e se avistar fumo ou fogo ligue 112.

Por outro lado, e como estamos numa altura de pandemia, é importante que mantenha a distância recomendada de distanciamento entre pessoas não-coabitantes.

Aliás, no dia em que visitámos o Baloiço do Mezio estavam disponíveis recipientes com desinfetante junto ao baloiço.

Localização e como chegar ao Baloiço do Mezio

O Baloiço do Mezio está localizado na freguesia de Cabana Maior, isto é, a cerca de 15 km do centro de Arcos de Valdevez e a 116 km da cidade do Porto.

As indicações e mapa para chegar ao Baloiço do Mezio estão disponíveis a seguir mas a seguir a Arcos de Valdevez terá de continuar o caminho até à Estrada Nacional 202.

Por fim, o último troço de 100 metros é feito a pé.

Do Porto

*o passaporte no bolso viajou a convite do Turismo do Porto e Norte e contou com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Câmara Municipal de Ponte da Barca e Câmara Municipal de Melgaço.

Assim, e neste âmbito, estão previstos os seguinte artigos:

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.