O que fazer em Atenas, Grécia: o Berço da Civilização Ocidental

Aeroporto Internacional de Atenas.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Ora aqui está uma lista incrível de sugestões de o que fazer e visitar em Atenas, a capital da Grécia.

A importância histórica e cultural de Atenas como berço da civilização ocidental é inegável, mas hoje temos uma cidade com uma mistura fascinante de antigo e moderno.

Assim, neste artigo vamos dar-lhe sugestões de o que visitar em Atenas, o que fazer em Atenas, gastronomia e terminamos com algumas dicas de viagem que estamos certos lhe serão bastante úteis.

O que fazer e visitar em Atenas

Explorar a incrível Acrópole de Atenas

O que visitar em Atenas

A Acrópole de Atenas é o monumento mais famosos de Atenas, mas também pode ser o que mais desilusões proporciona.

Isto porque a quantidade de pessoas que diariamente visitar a Acrópole é imensa o que faz com que este sítio seja bastante confuso.

Em todo o caso, não há dúvida que a Acrópole de Atenas é um marco icónico da antiguidade grega, e portanto, deve fazer parte do seu roteiro em Atenas.

Dedique algum tempo a explorar os monumentos da Acrópole, como o Partenon, o Erecteion e o Templo de Atena Nike.

Para complementar esta visita, sugiro que no final da Acrópole visite o Museu da Acrópole, que guarda diferentes artefactos valiosos retirados da Acrópole.

Visitar a Ágora Antiga, o coração da Antiga Atenas

Ágora Antiga em Atenas.

Sabia que a Agora Antiga era o centro político de Atenas? Pois é, era neste lugar que se discutiam todos os assuntos do dia a dia, incluindo política e religião.

Dedique algum tempo a explorar o Templo de Hefesto, bem como a Stoa de Átalo, ambos em Ágora Antiga.

14697964877e77f5c1d1ab86af79f28e06d579275f

Caçar antiguidades no mercado de rua no Bairro de Monastiraki

1469796450ab15deeca52164f162b7e167084b7cf5

Se gosta de antiguidades, então o Bairro de Monastiraki é de visita obrigatória. Estatuetas, moedas e roupa eclética são apenas alguns exemplos de artigos que vai encontrar à venda no mercado de rua no Bairro de Monastiraki.

Além disso, se quiser ter uma vista incrível para a Acrópole, o bar 360 ou o Afor Athens devem ser dos melhores lugares para o fazer.

Passear pela Praça Sintagma e assista ao Render da Guarda

A Praça Sintagma é um dos lugares mais visitados em Atenas, já que as multidões se costuma acumular para ver um evento especial: o render da guarda, que tem lugar no Túmulo do Soldado Desconhecido.

Visite o Estádio Panatenaico em Atenas

dicas de viagem Atenas

Acredito que nunca tenha ouvi falar no Estádio Panatenaico, no entanto, este é um ícone histórico.

Isto porque o Estádio Panatenaico, em Atenas, foi o lugar dos primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896.

Esta impressionante estrutura desportiva está totalmente construída em mármore.

Localizado no coração da cidade da Atenas, e com vistas para o Monte Licabeto, o Estádio Panatenaico deve fazer parte do seu roteiro em Atenas.

Sinta-se como numa ilha grega em plena capital em Anafiotika

O bairro de Anafiotika, fica no centro de Atenas, e proporciona uma experiência única na capital da Grécia.

É que mesmo estando numa metrópole, pode ter sensação de estar numa típica ilha grega.

Então, neste pitoresco bairro, as casas brancas e ruelas estreitas, recriam a sensação de um refúgio insular no coração da capital grega.

Além disso, a harmonia entre as casas brancas, o azul vibrante e as plantas exuberantes cria uma atmosfera idílica que vale muito a pena conhecer.

Gastronomia em Atenas

A gastronomia grega deve ser uma das mais saudáveis do mundo! Os gregos dão primazia aos produtos locais como vegetais e queijo, e a confeção é simples e deliciosa.

Alguns pratos imperdíveis são spanikopta, gyros e claro iogurte grego.

Assim, sSpanikoptas são espetadas que estão à venda em quase todo o lado. Por outro lado, os Gyros são uma espécie de sanduíche que pode incluir carne de frango, porco ou carneiro. Além disso, a carne do gyros é cozinhada num forno vertical como os kebabs, que tem inspiração turca.

1469986139d0869076dbdc64c3db6d4d20563ea61b

O modo de preparação é simples e rápido, ou seja, no balcão do restaurante, pegam num pão pita e colocam alface, tomate, batatas fritas, iogurte e os pedaços de carne.

Isto é, em dois ou três minutos está pronta uma refeição saborosa, com ingredientes frescos e com um preço muito competitivo. Não perca esta experiência!

1469986174cda568458c3eaad885d44c462d5e93eb

O iogurte grego também se vê à venda em muitos sítios mas a versão tradicional vem acompanhada de mel e nozes e realmente tem um sabor distinto dos que já experimentámos em Portugal.

14699860932a4f51605a15615bf9c704e294db62e4

Os melhores bairros para jantar são o Plaka, o bairro histórico no centro de Atenas com muitos restaurantes, bares e animação pela noite dentro.

Como chegar a Atenas a partir de Portugal?

Dependendo da época do ano, pode ter ou não voos diretos de Portugal.

Assim, a Aegean e a Easyjet tem voos diretos do Aeroporto de Lisboa para o Aeroporto de Atenas, enquanto que a Aegean tem voos diretos do Porto para Atenas.

No entanto, como referi, estes voos diretos não funcionam o ano todo, pelo que provavelmente terá de apanhar um voo com escala para chegar a Atenas.

A Grécia é um país seguro?

A Grécia é considerada um país seguro para os viajantes, incluindo os que viajam sozinhos. Nos últimos anos tenho viajado sozinha para a Grécia e nem em Atenas, nem em mais lugar nenhum me senti insegura.

Mas, em especial em Atenas, por ser um lugar muito turístico, é importante que tenha alguns cuidados de segurança.

Por exemplo, quando visitar os monumentos, não deixe os seus objetos de valor à mostra, para não atrair atenção desnecessária.

O que eu considero muito importante quando visitar a Grécia é ter um seguro de viagem, sendo que eu uso e recomendo os seguros da IATI Seguros.

O certo é que são tão acessíveis e abrangentes que acho que não faz sentido viajar sem um seguro de viagem!

Faça uma simulação e confirme quanto custa um seguro de viagem para a Grécia!

Vale a pena alugar carro na Grécia?

Para visitar apenas Atenas, a capital da Grécia, não acredito que seja necessário alugar um carro. A viagem do aeroporto para o centro pode ser feita de autocarro, ou então, de táxi, já que não é muito caro.

No entanto, para visitar os arredores é indispensável ter carro alugado, já que os transportes de autocarro são poucos, nem sempre é possível reservar online e, de uma forma genérica, não achei nada convenientes.

Por isso, recomendo que alugue um carro na Grécia, sendo que eu uso e recomendo a Discovercars para o aluguer de carros na Europa.

Veja quando custa Alugar carro na Grécia. Ao reservar online e com antecedência tem maiores probabilidades de encontrar preços mais económicos.

Leia também:

Por fim, está a pensar visitar Atenas? Então tomamos a liberdade de sugerir os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.