Atualizado em: Janeiro 27, 2021
Arcos de Valdevez o que visitar “onde Portugal se fez”. Arcos de Valdevez é sede de concelho e faz parte do distrito de Viana do Castelo, isto é, no Norte de Portugal.
Esta vila raiana é muito rica em termos de património, tradições mas também em paisagens arrebatadoras.
Além disso, tem excelentes acessos e está localizada a cerca de 1 hora da cidade do Porto.
Assim, neste artigo vamos dar-lhe dicas de o que visitar, o que fazer, onde comer, hotéis e como chegar a Arcos de Valdevez.
Então, acompanha-nos nesta viagem que promete ser emocionante?
Arcos de Valdevez o que visitar
O centro histórico de Arcos de Valdevez
O centro histórico de Arcos de Valdevez é imperdível!
Assim, do seu roteiro não podem faltar visitas à Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, Igreja de São Paio, Igreja da Lapa e a Capela de Nossa Senhora da Conceição.
Por outro lado, tanto o pelourinho como a Ponte Centenária e o Cruzeiro dos Milagres chegam até nós enquanto vestígios da história do concelho que valem a pena admirar com calma.
E se nas suas viagens gosta de aumentar o seu conhecimento sugerimos uma visita ao Centro Interpretativo do Barroco (258 520 517) que está localizado no Jardim dos Centenários.
Aproveite para fazer uma pausa neste simpático jardim e acrescente ao seu roteiro mais dois lugares interessantes para descansar: a Ínsua do Vez e o Anfiteatro ao ar livre com vistas para o Rio Vez.
O Paço de Giela

O Paço de Giela é Monumento Nacional desde 1910 e está localizado na freguesia de Giela, a três km do centro de Arcos de Valdevez.
Trata-se de um edifício de arquitetura civil privada da época medieval e moderna que merece a sua visita, por isso tomamos a liberdade de sugerir que veja o nosso artigo sobre o Paço de Giela.
Os espigueiros do Soajo
Os espigueiros do Soajo são sobejamente conhecidos e existe uma razão para tal: são muito bonitos.
No entanto no Soajo existem outras atrações como é o caso do Pelourinho de Soajo, a Antiga Casa da Câmara e Prisão e a Igreja Paroquial.
Para terminar a sua visita ao Soajo recomendamos que dê um mergulho no Poço Negro e no Poço das Mantas se estiver bom tempo e contemple a paisagem natural a partir do Miradouro dos Cruzeiros.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é especialmente visitado por altura da romaria que acontece em setembro.
Aliás, esta é por muitos considerada a maior romaria do Alto-Minho.
No entanto pode visitar este templo ao longo de todo o ano.
Assim, sugerimos que dê especial atenção ao escadório que faz lembrar outros templos marianos portugueses como é o caso do Bom Jesus do Monte em Braga ou a Nossa Senhora dos Remédios em Lamego.
Miradouros em Arcos de Valdevez
Os miradouros são lugares de excelência para contemplar as paisagens e a boa notícia é que em Arcos de Valdevez vai encontrar miradouros estrategicamente colocados e além disso as paisagens são arrebatadoras.
Assim, a partir do miradouro da Estrica vai ter uma perspetiva bastante abrangente da região, incluindo da Branda do Alhal, Pedrinho, Lugar da Igreja, Maranho, Pedrada, Bicos, os Socalcos de Sistelo e o Alto das Quelhas.
Por seu turno, o melhor sítio para ver os socalcos de Sistelo é sem dúvida do miradouro dos Socalcos.
Esta paisagem reflete a forma inteligente com que o homem soube moldar o terreno de forma a permitir a retenção de terra para a agricultura, mas também a circulação de água imprescindível para as lides agrícolas.
O que fazer em Arcos de Valdevez

- fazer os passadiços de Sistelo mas não se esqueça que existem 10 percursos pedestres para explorar na aldeia de Sistelo;
- descobrir as paisagens inacreditáveis no Parque Nacional da Peneda-Gerês;
- Fazer um workshop de broa de milho típica na Porta do Mezio enquanto lhe explicam a importância de manter a variedade das sementes;
- provar gastronomia típica mas não se esqueça de provar diferentes vinhos verdes.
Onde comer em Arcos de Valdevez

Produtos típico em Arcos de Valdevez
Não é surpresa para ninguém que no Minho se come muito bem, no entanto em Arcos de Valdevez acredite que vai encontrar uma gastronomia capaz de satisfazer os mais exigentes.
Assim, durante a sua viagem a Arcos de Valdevez certifique-se que prova os produtos que não vai encontrar em mais lado nenhum.
Falamos, por exemplo, da tenra carne cachena que é criada ao ar livre e por isso só precisa de um toque de sal e lume forte para entregar máximo sabor.
Por outro lado, o cabrito como anda aos saltos no monte precisa de ser assado lentamente no forno com os temperos usados desde o tempo das avós e vem para a mesa acompanhado de batatinhas crocantes.
Mas não se esqueça do presunto e dos famosos enchidos que repousam nas lareiras durante o inverno para ganhar sabor cujo pico acontece por altura do Carnaval.
Nos doces não pode perder o Bolo dos Discos, os Charutos dos Arcos, as doces laranjas de Ermelo mas também os Rebuçados dos Arcos que são conhecidos como “cala maridos”.
Em termos de bebidas e por estarmos em plena região de vinhos verdes, não perca a oportunidade de experimentar o alvarinho e vinhão.
Por fim, se procura indicações de restaurantes tomamos a liberdade de sugerir A Floresta que está situada no centro de Arcos de Valdevez.
Morada do Restaurante A Floresta: Campo do Trasladário 5, 4970-445 Arcos de Valdevez, telefone: 258 515 163.
Hotéis em Arcos de Valdevez

Nós ficámos alojados no Ribeira Collection Hotel, um boutique hotel cheio de charme e que está localizado ao lado do Rio Vez.
Os quartos eram espaçosos e confortáveis, os funcionários simpáticos e o pequeno almoço bastante completo, por isso recomendamos este hotel sem reservas.
No entanto se preferir existem outras opções de alojamento em Arcos de Valdevez que indicamos a seguir.
Reserve o Ribeira Collection Hotel
Como chegar a Arcos de Valdevez
Do Porto
*o passaporte no bolso viajou a convite do Turismo do Porto e Norte e contou com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Câmara Municipal de Ponte da Barca e Câmara Municipal de Melgaço.
Assim, e neste âmbito, estão previstos os seguinte artigos:
- Baloiço do Mezio | o maior baloiço de Portugal
- Porta do Mezio no Parque Nacional da Peneda-Gerês
- Passadiços de Sistelo em Arcos de Valdevez
- Paço de Giela | uma viagem “onde Portugal se fez”
- Arcos de Valdevez o que visitar
- Lima Escape Glamping em Ponte da Barca
- Lindoso: visitar o castelo e espigueiros medievais
- Visitar as Termas de Melgaço: um dia relaxante entre jardins e SPA
- O que fazer em Castro Laboreiro
Artigos relacionados com o Paço de Giela
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Vila Nova de Cerveira |o que visitar
- Melgaço |o que visitar, fazer, hotel e restaurantes
- Hotel Monte Prado & SPA Melgaço
- Percursos Marginais do Rio Minho
- Restaurante Foral de Melgaço
- Adega Sabino | dica de restaurante em Melgaço
- Valença do Minho | guia de viagens completo
- Restaurantes em Ponte de Lima
- O que visitar em Caminha & dicas imperdíveis!
- Hotel Porta do Sol Caminha & Candle SPA
- Ponte da Barca visitar as Terras da Nóbrega
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.
2 respostas
É um território de muita beleza, muita história, vinhos e gastronomia de excelência… Boas razões para uma visita.
Sim, sem dúvida que há muito por onde explorar 🙂