1

Arcos de Valdevez o que visitar

Arcos de Valdevez o que visitar

Arcos de Valdevez o que visitar “onde Portugal se fez”. Arcos de Valdevez é sede de concelho e faz parte do distrito de Viana do Castelo, isto é, no Norte de Portugal.

Esta vila raiana é muito rica em termos de património, tradições mas também em paisagens arrebatadoras.

Além disso, tem excelentes acessos e está localizada a cerca de 1 hora da cidade do Porto.

Assim, neste artigo vamos dar-lhe dicas de o que visitar, o que fazer, onde comer, hotéis e como chegar a Arcos de Valdevez.

Então, acompanha-nos nesta viagem que promete ser emocionante?

Arcos de Valdevez o que visitar

O centro histórico de Arcos de Valdevez

O centro histórico de Arcos de Valdevez é imperdível!

Assim, do seu roteiro não podem faltar visitas à Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, Igreja de São Paio, Igreja da Lapa e a Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Por outro lado, tanto o pelourinho como a Ponte Centenária e o Cruzeiro dos Milagres chegam até nós enquanto vestígios da história do concelho que valem a pena admirar com calma.

E se nas suas viagens gosta de aumentar o seu conhecimento sugerimos uma visita ao Centro Interpretativo do Barroco (258 520 517) que está localizado no Jardim dos Centenários.

Aproveite para fazer uma pausa neste simpático jardim e acrescente ao seu roteiro mais dois lugares interessantes para descansar: a Ínsua do Vez e o Anfiteatro ao ar livre com vistas para o Rio Vez.

O Paço de Giela

Paço de Giela em Arcos de Valdevez.
Paço de Giela.

O Paço de Giela é Monumento Nacional desde 1910 e está localizado na freguesia de Giela, a três km do centro de Arcos de Valdevez.

Trata-se de um edifício de arquitetura civil privada da época medieval e moderna que merece a sua visita, por isso tomamos a liberdade de sugerir que veja o nosso artigo sobre o Paço de Giela.

Os espigueiros do Soajo

Os espigueiros do Soajo são sobejamente conhecidos e existe uma razão para tal: são muito bonitos.

No entanto no Soajo existem outras atrações como é o caso do Pelourinho de Soajo, a Antiga Casa da Câmara e Prisão e a Igreja Paroquial.

Para terminar a sua visita ao Soajo recomendamos que dê um mergulho no Poço Negro e no Poço das Mantas se estiver bom tempo e contemple a paisagem natural a partir do Miradouro dos Cruzeiros.

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é especialmente visitado por altura da romaria que acontece em setembro.

Aliás, esta é por muitos considerada a maior romaria do Alto-Minho.

No entanto pode visitar este templo ao longo de todo o ano.

Assim, sugerimos que dê especial atenção ao escadório que faz lembrar outros templos marianos portugueses como é o caso do Bom Jesus do Monte em Braga ou a Nossa Senhora dos Remédios em Lamego.

Miradouros em Arcos de Valdevez

Os miradouros são lugares de excelência para contemplar as paisagens e a boa notícia é que em Arcos de Valdevez vai encontrar miradouros estrategicamente colocados e além disso as paisagens são arrebatadoras.

Assim, a partir do miradouro da Estrica vai ter uma perspetiva bastante abrangente da região, incluindo da Branda do Alhal, Pedrinho, Lugar da Igreja, Maranho, Pedrada, Bicos, os Socalcos de Sistelo e o Alto das Quelhas.

Por seu turno, o melhor sítio para ver os socalcos de Sistelo é sem dúvida do miradouro dos Socalcos.

Esta paisagem reflete a forma inteligente com que o homem soube moldar o terreno de forma a permitir a retenção de terra para a agricultura, mas também a circulação de água imprescindível para as lides agrícolas.

O que fazer em Arcos de Valdevez

Passadiços do Sistelo
Passadiços do Sistelo.
  • fazer os passadiços de Sistelo mas não se esqueça que existem 10 percursos pedestres para explorar na aldeia de Sistelo;
  • descobrir as paisagens inacreditáveis no Parque Nacional da Peneda-Gerês;
  • Fazer um workshop de broa de milho típica na Porta do Mezio enquanto lhe explicam a importância de manter a variedade das sementes;
  • provar gastronomia típica mas não se esqueça de provar diferentes vinhos verdes.

Onde comer em Arcos de Valdevez

Restaurante A Floresta
Restaurante A Floresta em Arcos de Valdevez.

Produtos típico em Arcos de Valdevez

Não é surpresa para ninguém que no Minho se come muito bem, no entanto em Arcos de Valdevez acredite que vai encontrar uma gastronomia capaz de satisfazer os mais exigentes.

Assim, durante a sua viagem a Arcos de Valdevez certifique-se que prova os produtos que não vai encontrar em mais lado nenhum.

Falamos, por exemplo, da tenra carne cachena que é criada ao ar livre e por isso só precisa de um toque de sal e lume forte para entregar máximo sabor.

Por outro lado, o cabrito como anda aos saltos no monte precisa de ser assado lentamente no forno com os temperos usados desde o tempo das avós e vem para a mesa acompanhado de batatinhas crocantes.

Mas não se esqueça do presunto e dos famosos enchidos que repousam nas lareiras durante o inverno para ganhar sabor cujo pico acontece por altura do Carnaval.

Nos doces não pode perder o Bolo dos Discos, os Charutos dos Arcos, as doces laranjas de Ermelo mas também os Rebuçados dos Arcos que são conhecidos como “cala maridos”.

Em termos de bebidas e por estarmos em plena região de vinhos verdes, não perca a oportunidade de experimentar o alvarinho e vinhão.

Por fim, se procura indicações de restaurantes tomamos a liberdade de sugerir A Floresta que está situada no centro de Arcos de Valdevez.

Morada do Restaurante A Floresta: Campo do Trasladário 5, 4970-445 Arcos de Valdevez, telefone: 258 515 163.

Hotéis em Arcos de Valdevez

Ribeira Collection
Hotel Ribeira Collection

Nós ficámos alojados no Ribeira Collection Hotel, um boutique hotel cheio de charme e que está localizado ao lado do Rio Vez.

Os quartos eram espaçosos e confortáveis, os funcionários simpáticos e o pequeno almoço bastante completo, por isso recomendamos este hotel sem reservas.

No entanto se preferir existem outras opções de alojamento em Arcos de Valdevez que indicamos a seguir.

Reserve o Ribeira Collection Hotel

Hotéis em Arcos de Valdevez

Como chegar a Arcos de Valdevez

Do Porto

*o passaporte no bolso viajou a convite do Turismo do Porto e Norte e contou com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Câmara Municipal de Ponte da Barca e Câmara Municipal de Melgaço.

Assim, e neste âmbito, estão previstos os seguinte artigos:

Artigos relacionados com o Paço de Giela

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

1 Comment

  • Reply
    Nelson Branco
    2020-10-23 at 18:50

    É um território de muita beleza, muita história, vinhos e gastronomia de excelência… Boas razões para uma visita.

  • Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.