Aquis Querquennis: visitar as ruínas romanas de Bande na Galiza

Ruínas de Aquis Querquennis.
Índice do artigo

As ruínas romanas de Aquis Querquennis estão situadas em Bande, a cerca de 50km de Ourense, ou seja, na Galiza-Espanha.

O lugar é conhecido como A Cidá e foi um importante acampamento romano, cuja existência remonta ao século I.

No local há um lago, assim como praias fluviais que o visitante pode aproveitar no verão.

Mas tenha em atenção que o caudal varia ao longo do ano, pelo que nos meses mais chuvosos algumas zonas como as termas e a estalagem ficam submersas pela água da barragem.

Existem parques de estacionamento gratuitos na praia fluvial de Porto Quintela, assim como no Centro Interpretativo. Também junto à praia fluvial há um parque de merendas para piqueniques em família.

Por outro lado, caso viaje de autocaravana, o parque de autocaravanas de Porto Quintela fica a alguns metros de distância.

O que ver em Aquis Querquennis

Ruínas de Aquis Querquennis.
Ruínas romana de Aquis Querquennis.

O complexo estende-se por uma vasta área, sendo que por desconhecimento alguns visitantes apenas visitam uma parte do acampamento.

Assim, a nossa sugestão é que, se estiver aberto, comece pelo Centro de Interpretação – Aquis Querquennis Centro de Interpretación Aquae Querquennae. Caso tenha mesmo interesse em conhecer a História da região, ligue com antecedência para marcar a sua visita: 988 44 30 01/615 582 991.

Lá terá uma área que é de acesso gratuito e outra mais completa que tem o custo de 1€. Realmente é um preço muito baixo considerando tudo o que pode aprender sobre o tempo dos romanos.

Esta visita também o ajuda a identificar as ruínas quando estiver no terreno.

Depois do centro, pode seguir pelo percurso sinalizado do acampamento.

Estão identificados vários lugares de interesse, como a casa do Centurião, as termas e o acampamento militar. Tudo isto tendo o lindo lago como pano de fundo!

Lembre-se que a região das termas (Caldas Romanas de Bande) está localizada um pouco mais longe e é um lugar muito bonito, por isso não se esqueça de caminhar até lá.

Caso prefira, pode pegar no seu telemóvel e fazer uma visita guiada com o apoio do QR codes que estão dispostos juntos dos principais lugares.

O que visitar perto de Aquis Querquennis

Dependendo do tempo que está a pensar ficar na região, pode ser interessante incluir outras atrações turísticas da região no seu roteiro.

A visita apenas às ruínas faz-se em algumas horas, mas se estiver a pensar usufruir da praia fluvial pode perfeitamente passar um dia inteiro por lá.

Assim, do lado espanhol pode fazer um desvio até à Caldaria de Lobios (20 km) para mergulhar gratuitamente nas águas termais.

Em alternativa, faça uma viagem no tempo até à Aldeia Submersa de Aceredo (18 km) e a Escusalla, alguns km mais à frente em direção à fronteira com Portugal, ou então passe pelo Castelo de Lindoso (26 km) ou vá espreitar os espigueiros do Soajo.

Alojamento

Hotel Fonte Velha
Hotel Fonte Velha em Ponte da Barca.

Em termos de alojamento, considere procurar um hotel em Ourense, se estiver a pensar visitar vários lugares, uma vez que a oferta de alojamento é mais diversificada.

Outra alternativa é ficar a dormir em Lobios, ou então escolher como base a vila de Ponte da Barca (Hotel Fonte Velha).

Como chegar a Aquis Querquennis

Saindo da cidade do Porto (Portugal), conte com uma viagem de cerca de 150 km, ou seja, precisa de mais ou menos duas horas para chegar às ruínas romanas.

Mas se estiver em Ourense, a viagem é de aproximadamente 50 km, o que significa que tem de conduzir 40 minutos.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a Galiza? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Espanha? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem para famílias, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitamos +30 países e não planeamos parar tão cedo. Acompanhe nossas aventuras no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. Também organizamos viagens, por isso espreite algumas promoções em Ofertas de VIAGENS.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.