Andar de bicicleta em Puglia: uma atividade familiar divertida

Andar de bicicleta em Itália.
Índice do artigo

Andar de bicicleta em Puglia, no Sul de Itália, é uma aventura incrivelmente enriquecedora, especialmente ao percorrer a região do Valle d’Itria, também conhecida como o vale dos trulli.

É notável a crescente popularidade desta região como um destino apreciado pelos amantes do ciclismo, com grupos de ciclistas a escolherem Puglia como cenário para as suas pedaladas.

Assim, neste artigo, irei partilhar a minha experiência a pedalar pelo Valle d’Itria e acredite que adorei a experiência.

Para além das minhas vivências, incluo 12 itinerários que o convidam a explorar a região ao seu próprio ritmo, adaptando-se ao seu desejo de descoberta, mas também à sua condição física.

Dentro deste guia, encontrará sugestões de passeios e circuitos turísticos que proporcionam uma visão abrangente desta encantadora região italiana. Seja utilizando bicicletas convencionais ou aproveitando a comodidade das bicicletas elétricas, estas opções são uma forma única de mergulhar na autenticidade de Puglia.

Prepare-se para sentir a brisa no rosto enquanto percorre campos e aldeias, pois desvendamos o que torna o ciclismo em Puglia uma experiência única e memorável.

Andar de bicicleta no Valle d’Itria, em Puglia

Andar de bicicleta no Valle d'Itria.
Valle d’Itria: andar de bicicleta.

Andar de bicicleta no Valle d’Itria, em Puglia, é uma experiência repleta de descobertas emocionantes.

Mas, o que esperar de um passeio de bicicleta nesta região?

Então, dependendo do percurso que escolher, pode explorar uma diferentes de cenários deslumbrantes.

Desde campos de oliveiras centenárias até praias remotas, há muito para ver no Valle d’Itria.

Aliás, acho que a verdadeira essência rural do Valle d’Itria revela-se em toda a sua glória nestes passeios de bicicleta.

Os caminhos estão bem sinalizados, garantindo que não perde, e pode esperar encontrar trilhos de terra batida que o levam por paisagens rústicas, bem como estradas alcatroadas que facilitam a pedalada.

No entanto, lembre-se de que o clima da região pode variar, portanto, vista-se adequadamente e traga água para se manter hidratado.

A boa notícia é que seja qual for o seu nível de experiência em ciclismo, há opções de percursos para todos, desde iniciantes até ciclistas mais experientes.

Além disso, os passeios com bicicletas elétricas são uma mais valia para quem não quer fazer tanto esforço físico, por isso aproveite a liberdade de andar de bicicleta e apaixone-se por este lugar tão especial.

Percurso da Ciclovia dell’Acquedotto Pugliese

Ciclying Tours em Puglia, Itália.
Antonio, de Puglia Ciclying Tours.

Já o disse antes e volto a repeti: andar de bicicleta em Puglia, Itália, é uma experiência fantástica que recomendo a toda a gente.

Pedalar pelos campos com cereais e antigas oliveiras, entre paredes de muros de pedra seca e até mesmo por entre trulli que raramente aparecem em catálogos, é uma forma única de conhecer o Valle d’Itria.

A rota que fiz com a Puglia Cycle Tours, a Ciclovia dell’Acquedotto Pugliese, segue o caminho do histórico aqueduto, que outrora servia como trilho para burros entre Trulli di Figazzano e Martina Franca.

Trata-se de uma rota circular conhecida pela sua segurança e por isso é muito procurada por famílias.

Se quiser ter uma experiência semelhante, recomendo vivamente os tours da Puglia Cycle Tours.

Aliás, pode contactá-los através de info@pugliacycletours.com ou ligar para +39 080 205 11 87.

Percursos de bicicleta recomendados em Puglia

Mapa da Ciclovia dell'Acquedotto.
Mapa da Ciclovia dell’Acquedotto.

Como referi antes, eu apenas fiz o percurso a Ciclovia dell’Acquedotto, no entanto existem 12 itinerários construídos pelo Turismo de Puglia que me parecem muito interessantes.

São rotas de bicicleta testadas, o que garante segurança no momento de escolher. E para que a decisão de qual trilho fazer de bicicleta seja mais fácil, segue-se a descrição de cada um destes percursos.

Itinerário 1: Natureza dura e gentil

1.1. Circuito Gargano (total: 233 km)
1.2. De Vieste ao Monte Sant’Angelo (total: 58 km)

Itinerário 2: Altos e baixos contínuos

De San Nicandro Garganico a Canosa di Puglia (total: 295 km)

Itinerário 3: A costa imperial

De Manfredonia a Bari (total: 147 km)

Itinerário 4: Uma aventura lunar

4.1. De Margherita di Savoia a Altamura (total: 115 km)
4.2. De Canosa a Gravina (total: 78 km)

Itinerário 5: Do mar ao campo

De Bari a Alberobello (total: 92 km)

Itinerário 6: Cavalgando ao som do Volare

De Bari a Brindisi (total: 136 km)

Itinerário 7: A pedra das cidades eternas

De Altamura a Ostuni (total: 131 km)

Itinerário 8: No coração da história

De Ginosa a Grottaglie (total: 90 km)

Itinerário 9: Um salto entre dois mares

De Ostuni a Gallipoli (total: 153 km)

Itinerário 10: O vinho dos messápios

10.1. De Grottaglie a Lecce (total: 97 km)
10.2. De Brindisi a Guagnano (total: 38 km)
10.3. De Manduria a Foce del Chidro (total: 13 km)

Itinerário 11: Arquitetura da natureza

De Lecce a Otranto (total: 78 km)

Itinerário 12: Sol, mar e vento

Circuito Salento (total: 186 km)

Veja mais informação sobre estes roteiros de bicicleta.

Atividades complementares

Bicicleta com GPS.
Bicicleta com GPS.

Para além das aventuras de ciclismo em Puglia, Itália, existem algumas atividades complementares que podem enriquecer a sua experiência na região.

Por exemplo, pode incluir visitas a quintas para saborear os vinhos locais, ou fazer degustações de produtos típicos (veja tours com provas de comida mais em baixo).

Por outro lado, se decidir alugar uma bicicleta e explorar a região por sua conta, pode perfeitamente levar um piquenique consigo e fazer uma pausa para lanchar.

Dicas de segurança para andar de bicicleta em Puglia

Ciclismo: recomendações de segurança.
Ciclismo: recomendações de segurança.

Se está a planear explorar Puglia de bicicleta, é importante garantir a sua segurança durante o passeio. As dicas de segurança que partilho aqui são semelhantes às que se aplicariam a andar de bicicleta em qualquer lugar, incluindo Portugal.

Primeiro, familiarize-se com o percurso antecipadamente. Saiba onde o trajeto o levará, quais são os pontos críticos a ter em mente e quanto tempo pode levar para completá-lo.

Certifique-se de fazer pausas regulares ao longo do percurso. Além de proporcionar descanso, isso permitirá apreciar a paisagem e se manter hidratado. Por isso, leve água consigo e beba-a regularmente.

Use sempre capacete. Embora o clima na Puglia seja muitas vezes ameno, a segurança deve vir em primeiro lugar.

Se estiver a viajar com crianças, certifique-se de que elas também estão a usar capacetes adequados e a andar de acordo com as regras de segurança.

Observe as regras de trânsito locais, mesmo que esteja a andar em zonas menos movimentadas, é importante respeitar as regras e os sinais de trânsito.

Considere usar roupas de cores brilhantes ou refletoras para aumentar a sua visibilidade, especialmente se estiver a andar durante o crepúsculo ou a noite.

Mantenha-se atento ao seu redor, embora muitos percursos na Puglia sejam pacíficos, é sempre bom estar ciente do ambiente à sua volta.

Ou seja, ao seguir estas dicas simples, poderá desfrutar de um passeio de bicicleta seguro e agradável desfrutando das deslumbrantes paisagens da Puglia.

Tours e passeios em bicicleta

Anoitecer no Valle d'Ítria, Sul de Itália.
Anoitecer no Valle d’Ítria, Sul de Itália.

Empresas para alugar equipamento de ciclismo

Alugar bicicletas em Puglia, Itália.
Alugar bicicletas em Puglia, Itália.

Puglia Cycle Tours (Putignano)
pugliacycletours.com / info@pugliacycletours.com / telemóvel +39 328 477 2837

Apulia Bike Tours – Cicloturismo in Puglia (San Vito dei Normanni)
cicloturismoinpuglia.it / info@cicloturismoinpuglia.it / telemóvel +39 0831 1721226

Ciclomurgia – 4 cycling and trek (Trani)
ciclomurgia.com / info@ciclomurgia.com / telemóvel +39 338 9881731

Madera Bike (Ostuni)
maderabike.com / info@maderabike.com / telemóvel +39 327 578 5185

Salento Bici Tour (Lecce)
salentobicitour.org / salentobici@gmail.com / telemóvel +39 392 114 4073

Enfim, andar de bicicleta em Puglia é uma aventura inesquecível para famílias e não só, promovendo um estilo de vida ativo e saudável enquanto exploram a linda região.


*viajei a convite do Turismo de Puglia num press tour com jornalistas e bloggers de viagens internacionais.

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.