Amendoeiras em flor: 9 lugares para ver este espetáculo da Natureza

Amendoeiras em Flor.
Índice do artigo

Onde ver as Amendoeiras em flor em Portugal?

De Alfandega da Fé até Mogadouro, passando por Vila Flor, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, Mêda, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo e Freixo de Espada à Cinta, são nove lugares de sonho para desfrutar deste espetáculo da natureza!

Preparei um roteiro completo com os melhores lugares onde ver as amendoeiras em flor, incluindo datas das Festas das Amendoeiras e o que ver para além das amendoeiras.

Lembre-se que a floração das amendoeiras tem uma janela muito pequena, cerca de 15 dias, sendo que o pico é de apenas 2 ou 3 dias. Por isso, é importante que saiba onde estão os campos de amendoeiras, bem como quando as amendoeiras estão a florir.

Pois, caso contrário, arrisca-se a fazer uma viagem e não ver as famosas flores da amendoeira.

Já agora, sabia que a floração das amendoeiras depende da morfologia do terreno, altitude e condições atmosféricas, ou seja, no mesmo concelho as flores das amendoeiras podem estar em diferentes estágios.

Continue a leitura deste artigo e conheça melhor este incrível fenómeno que acontece todos os anos em Portugal.

Onde ver as amendoeiras em flor em Portugal?

No Douro e Nordeste Transmontano, a cultura da amêndoa tem um peso considerável na economia local. Então, para ver as amendoeiras em flor, estas regiões costumam ser uma escolha acertada.

Segue-se sugestões de lugares onde ver amendoeiras floridas, incluindo a localização exata dos principais amendoais por região, bem como as datas dos festivais das amendoeiras e outras dicas de viagem para que o seu roteiro fique o mais completo possível.

E como esta lista é extensa, ainda incluo sugestões de onde ficar a dormir em cada uma das vilas/cidades.

No total são cerca de 260 km entre Alfandega da Fé e Mogadouro, passando pelos lugares mais emblemáticos no que diz respeito a amendoeiras em flor. Pode fazer este roteiro num fim de semana ou estender por mais dias.

Alfandega da Fé

Hotel & Spa Alfandega da Fé.
Hotel & Spa Alfandega da Fé.

A Festa da Cereja de Alfandega da Fé é um evento importante da vila, logo, no início da primavera, os cerejais enchem-se de flores e odores que mais tarde se transformam no característico fruto transmontano.

Mas o que talvez não saiba é que a região tem bastantes amendoais, que rivalizam com as mais conhecidas flores de cerejeira.

Assim, os melhores lugares para ver as amendoeiras em flor em Alfandega da Fé é Cerejais (7 km pela N315), mais concretamente junto do Santuário do Imaculado Coração de Maria nos Cerejais, e ainda na área dos Lagos do Sabor.

O Mercadinho Flor da Amendoeira em Alfandega da Fé é de 4 a 12 de março 2023 e tem lugar no Jardim Municipal.

Onde ficar a dormir em Alfandega da Fé: O Hotel & Spa Alfandega da Fé (4 estrelas) tem vistas panorâmicas sobre a Serra de Bornes e Rio Douro e os hóspedes podem usufruir gratuitamente do SPA, incluindo a piscina interior, sauna, banho turco e jacuzzi, ou seja, apenas as massagens e tratamentos têm custo extra.

Caso prefira uma experiência mais rural, ficar a dormir num silo pode ser engraçado! Espreite o Bela Vista Silo Housing e decida se é para si!

Vila Flor

Amendoeiras em flor.
Amendoeiras em flor.

Sabia que foi Dom Dinis que deu o nome a Vila Flor? Diz-se que em 1286 o rei Poeta não ficou indiferente à beleza da terra e decidiu chamar-lhe Flor.

A capital do azeite situada em pleno coração da Terra Quente Transmontana, é todos anos palco deste maravilhoso acontecimento da natureza: amendoeiras em flor!

Os campos das amendoeiras vêem-se do IC5, mas o percurso mais bonito fica na Estrada Nacional 215.

Já agora, uma dica extra: no Vale da Vilariça as flores rosa dos pessegueiros são um espetáculo digno de visita!

A Festa Amendoeiras em Flor 2023 em Vila Flor é entre 25 de fevereiro e 12 de março, no Parque Municipal de Feiras e Exposições e o programa inclui a oficina da amêndoa, concertos, animação, workshops, tasquinhas e cerca de 50 expositores.

Onde ficar a dormir em Vila Flor: a minha sugestão é o Hotel Rural Villa Julia (3 estrelas) uma moradia antiga na freguesia de Samões. Tem o encanto das casas de família do interior, restaurante e piscina.

Torre de Moncorvo

Açoreira - Torre de Moncorvo.
Açoreira – Torre de Moncorvo.

As amendoeiras estão espalhadas por diferentes zonas em Torre de Moncorvo, no entanto, para ver as maiores plantações, o melhor é ir até à aldeia de Açoreira.

Já as festas dedicadas às amendoeiras em flor são no centro de Torre de Moncorvo e acontecem entre o dia 13 de fevereiro e 29 de março de 2023. Ou seja, existem atividades durante vários fins de semana.

O Mercadinho da Amendoeira em Flor e os fins de semana gastronómicos são os grades destaques do evento.

Onde ficar a dormir em Torre de Moncorvo: A Quinta da Terrincha tem villas com 1, 2 e 3 quartos, o que é indicado tanto para famílias grandes como para pequenos grupos.

Mais artigos sobre Torre de Moncorvo: O que visitar e fazer em Torre de Moncorvo

Vila Nova de Foz Côa

Capital da Amendoeira em Flor: Vila Nova de Foz Côa.
Capital da Amendoeira em Flor: Vila Nova de Foz Côa.

Vila Nova de Foz Côa é a capital das amendoeiras em flor e dizem que estão plantadas mais de 100 mil amendoeiras no município. Por isso, faz todo o sentido que esteja na lista de lugares onde ver as amendoeiras em flor em Portugal.

Aliás, as amendoeiras em flor são o mote para o festival da Amendoeira em Flor, que todos os anos animam a cidade. Em 2023, a Festa da Amendoeira em Flor em Vila Nova de Foz Côa aconteceu de 17 de fevereiro a 5 de março.

As zonas com maior quantidade de amendoeiras em Vila Nova de Foz Côa são em Freixo de Numão e Touça, ou seja, fora do centro.

O troço da Estrada Nacional 222 é especialmente bonito para ver as flores, aliás, o final da EN222 é em Almendra, que faz parte de Vila Nova de Foz Côa.

Onde ficar a dormir: A Casa do Rio Wine Hotel – Vallado é um Turismo Rural em Castelo Melhor, entre vinhas e o Rio Douro, dificilmente encontra localização mais incrível.

Tem bicicletas de utilização gratuita, provas de vinho e as vistas para as vinhas e Rio Douro são realmente incríveis!

Mais artigos sobre Foz Côa: Vila Nova de Foz Côa: visitar as gravuras na capital da amendoeira.

Mêda

Ver amendoeiras em flor perto de Longroiva.
Ver amendoeiras em flor perto de Longroiva.

Apesar de Mêda não ser conhecida pelas paisagens de amendoeiras em flor, o certo é que é um excelente lugar para as ver.

Assim, na minha opinião, os melhores lugares em Mêda para ver as amendoeiras a florir é em Longroiva e ao longo da Estrada Nacional 102 até Marialva.

Aceite esta sugestão e vai ver que não se arrependerá!

Onde ficar a dormir em Mêda: O Longroiva Hotel Rural e Termal Spa (4 estrelas) tem uma piscina exterior de água quente, que está aberta todo o ano. Além disso, tem quartos familiares e restaurante.

Mais artigos sobre Mêda: O que visitar em Mêda, fazer percursos pedestres e explorar o castelo de Longroiva.

Trancoso

Amendoeiras em Trancoso.
Amendoeiras em Trancoso.

Compreendo que a Aldeia Histórica de Trancoso não lhe surja quando o assunto é amendoeiras em flor.

No entanto, acredite que vale a pena fazer um desvio até Trancoso e enquanto explora o centro e sobe as muralhas, aproveite para ver na paisagem em que zona as amendoeiras estão em flor.

Onde ficar a dormir em Trancoso: O Hotel Turismo De Trancoso (4 estrelas) está situado perto do centro histórico de Trancoso, tem piscina interior e banho turco, o que faz com que seja uma boa escolha para relaxar no final do dia.

Figueira de Castelo Rodrigo

Amendoeiras no pico de floração.
Amendoeiras no pico de floração.

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é linda em qualquer altura do ano, mas na primavera as flores das amendoeiras dão-lhe um enquadramento especial.

Dois lugares populares para ver as amendoeiras em flor em Figueira de Castelo Rodrigo são em frente ao castelo e em Barca De Alva, a cerca de 20 km pela N221.

Aliás, o trajeto pela Estrada Nacional 221 de Figueira de Castelo Rodrigo até Barca de Alva é um percurso muito bonito e deve ser feito com calma…

As festas das Amendoeiras em Flor têm tradição em Figueira de Castelo Rodrigo, pois os inícios remontam aos anos 40 do século XX. Assim, em 2023, a festa Rainha da Amendoeira em Flor aconteceu de 24 de fevereiro a 5 de março.

Onde ficar a dormir: caso pretenda ficar a dormir em Castelo Rodrigo, sugiro o Colmeal Countryside Hotel (4 estrelas), que apesar de ser fora da vila, compensa muito pela localização na natureza.

Pode contar com um piscina exterior, pequeno-almoço farto e há serviço de restaurante mediante reserva.

Mais artigos sobre Figueira de Castelo Rodrigo: O que fazer e visitar em Figueira de Castelo Rodrigo 

Freixo de Espada à Cinta

Amendoeiras no Douro.
Amendoeiras no Douro.

Para ver as amendoeiras em flor em Freixo de Espada à Cinta, a melhor zona é na Estrada Nacional 221, depois de Barca D’Alva.

Pelo caminho, a paisagem acompanha as curvas do Rio Douro e é salpicada de branco e rosa das flores de amendoeiras.

A Feira da Amendoeira em Flor em Freixo de Espada à Cinta tem lugar entre os dias 25 de fevereiro e 14 de março 2023.

Onde ficar a dormir em Freixo de Espada à Cinta: O Hotel Freixo Douro Superior tem vistas sobre a vila de Freixo de Espada à Cinta, piscina e parque de estacionamento para deixar o carro em segurança

Mogadouro

Hotel Trindade Coelho.
Hotel Trindade Coelho, Mogadouro.

Para completar este roteiro pelas amendoeiras em flor, o último trajeto leva-nos a Mogadouro.

Mais uma vez, é preciso saber onde estão os amendoais, uma vez que em termos de dimensão as explorações não são muito grandes.

A Estrada Nacional 221 continua a ser uma aposta segura, pelo que sugiro que faça os últimos quilómetros seguindo este trajeto.

A Festa da Amendoeira em Flor em Mogadouro inclui a XXXVI Feira Franca dos Produtos da Terra e do Artesanato, que tem portas abertas nos fins de semana de 4 a 12 de março 2023.

Onde ficar a dormir em Mogadouro: O Hotel Trindade Coelho é simples e económico e está localizado no centro da vila. Por outro lado, a Casa das Indrinheiras é uma casa de férias e está inserida num ambiente rural.

A Rota das Amendoeiras da CP

Estação do Pocinho, Douro.
Capital da Amendoeira em Flor: Vila Nova de Foz Côa.

Todos os anos a CP disponibiliza um programa de comboio com partida da Estação de Campanhã, no Porto, até ao Douro, aos sábados e domingos na altura do pico da floração das amendoeiras.

Os bilhetes para 2023 esgotaram rapidamente, por isso, se é algo que ache que vale a pena experimentar, tente comprar com antecedência.

O itinerário inclui transporte de comboio até ao Pocinho, ida de autocarro para o Museu do Côa, visita guiada ao museu, transporte de autocarro até ao centro de Vila Nova de Foz Côa, passeio com guia aos campos de amendoeiras em flor e regresso ao Pocinho para apanhar o comboio Inter-Regional até ao Porto.

A Rota das Amendoeiras em Torre de Moncorvo

Rota das Amendoeiras em Açoreira - Flor Torre de Moncorvo.
Rota das Amendoeiras em Açoreira – Flor Torre de Moncorvo.

A Rota das Amendoeiras é um percurso pedonal em Torre de Moncorvo, mais concretamente na aldeia de Açoreira.

O percurso é circular, de dificuldade média e tem a extensão de 11,1 km, ou seja, o tempo previsto para completar o trilho completo é de cerca 2h45.

Ao longo da percurso, além das amendoeiras, pode ver campos de oliveiras, o Rio Douro e a Serra do Reboredo.

Para ver as amendoeiras em flor, a altura indicada é na primavera, no entanto, acredito que este é um percurso muito interessante mesmo fora da épica de floração das amendoeiras.

Quando ver as amendoeiras em flor?

Como referi anteriormente, a floração das amendoeiras depende de vários fatores, incluindo as condições atmosféricas, altitude a que estão plantadas as amendoeiras e a morfologia do terreno.

No entanto, por norma, as amendoeiras começam a florir em meados de fevereiro, atingem o pico de floração no final de fevereiro/princípio de março e as flores mantêm-se em alguns lugares até aos primeiros dias de março.

A Lenda da Princesa Gilda e das Amendoeiras em Flor

Lenda da Princesa Gilda e a chegada das amendoeiras a Portugal.
Lenda da Princesa Gilda e a chegada das amendoeiras a Portugal.

Há uma lenda que explica a chegada das amendoeiras a Portugal. E tem por base uma história de amor, como é habitual nestas narrativas ancestrais.

Assim, há muitos anos, durante o domínio mouro na Península Ibérica, um poderoso príncipe vivia em Silves.

Depois de uma batalha decisiva, o príncipe notou na beleza de uma jovem prisioneira chamada Gilda.

Sem hesitar, o príncipe libertou Gilda e pediu que fosse tratada como uma princesa. O príncipe apaixonou-se por Gilda e, depois de se casarem numa grande festa, ela começou a definhar sem motivo aparente.

Um criado do pai de Gilda, que estava em cativeiro, percebeu que a jovem sentia saudades da neve da sua terra natal.

Convencido de que isso poderia curá-la, o criado pediu ao príncipe para trazer a neve para Silves. Então, o príncipe mandou plantar amendoeiras junto ao castelo, para que quando florissem se assemelhassem a neve.

Quando Gilda viu o manto branco das amendoeiras em flor, ficou tão feliz que recuperou completamente.

Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Veja também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.