Alugar carro na Geórgia: é seguro? E vale a pena?

Estado das estradas na Geórgia.
Índice do artigo

É seguro alugar carro na Geórgia? E vale a pena? Conto-lhe como foi a minha experiência a explorar a Geórgia de carro durante 10 dias. Spoiler alert: assustei-me no início, mas correu tudo muito bem!

Estando eu habituada às estradas europeias, devo dizer que senti muita diferença em relação às estradas georgianas.

Mas percebo que num país relativamente pequeno e com poucas alternativas viáveis em termos de transportes públicos, alugar um carro seja quase uma necessidade.

Portanto, este artigo é escrito com base nos muitos, mas muitos, quilómetros de estrada que percorri na Geórgia, não no banco de condutor, mas ao lado ou no banco de trás.

E percebi duas coisas: em primeiro lugar, é perfeitamente seguro conduzir na Geórgia, e segundo, tem de saber para o que vai e estar preparado. E é exatamente para isso que serve este post.

Ou seja, este artigo tem como intuito prepará-lo para conduzir em segurança na Geórgia, dando-lhe informações práticas relativamente às estradas, aos carros e condutores.

Também menciono alternativas a alugar carro na Geórgia, para que possa decidir por si se compensa ou não alugar carro na Geórgia.

Vamos a isso?

O que ter em atenção ao alugar carro e conduzir na Geórgia

Alugar carro na Geórgia e cuidados a ter ao conduzir na Geórgia.
Cuidados a ter ao conduzir na Geórgia.

De uma forma geral, as viagens na Geórgia são demoradas, e talvez por isso os georgianos estejam habituados a conduzir tão rápido.

E não é preconceito, de acordo com a minha experiência, na Geórgia conduz-se muito rápido!

As estradas principais estão mais ou menos bem sinalizadas e em relativamente bom estado, mas conduzir para lugares mais remotos pode ser desafiante.

Isto porque vi muitas estradas estreitas, com curvas e subidas e descidas íngremes.

Também vi centenas de camiões, em especial na Autoestrada Militar da Geórgia, que faz a ligação de Tbilisi à fronteira com a Rússia.

Autoestrada Militar da Geórgia. Filas de camiões para entrar na Rússia.
Autoestrada Militar da Geórgia. Filas de camiões para entrar na Rússia.

Vale a pena referir que os veículos de mercadorias provenientes da Arménia e Azerbeijão usam esta estrada para entrar na Rússia. E são muitos, mas muitos camiões que ficam dias estacionados na fila para entrar na Rússia.

Além disso, no inverno é importante ter um carro com tração às quatro rodas, em especial para viagens nas zonas de montanha como Svaneti e Gudauri.

A mesma dificuldade se verifica na altura de abstecer o carro, já que a probabilidade de encontrar alguém que fale inglês é pequena. A única exceção é em Tbilisi, onde é fácil a comunicação em inglês.

Também convém ter em mente que algumas zonas da Geórgia são sensíveis. Isto é, as autoridades recomendam que turistas não se desloquem às regiões da Abcázia e da Ossétia do Sul, assim como não se aproximem das zonas próximas da fronteira com a Russia.

Estas são as minhas recomedações a viajar de carro na Geórgia, mas não queria passar uma imagem demasiado pessimista.

O facto é que nos 10 dias que passei a explorar o país, não presenciei nenhum acidente.

Nem um único carro acidentado, apesar da velocidade dos condutores e das condições metereológicas nem sempre terem sido favoráveis.

Tudo o que precisa saber sobre alugar carro na Geórgia

Tbilisi, a capital da Geórgia.
Trânsito calmo em Tbilisi, a capital da Geórgia.
Alugar carro na Geórgia. Tudo o que precisa saber.
Alugar carro na Geórgia.
Saiba como é a estrada em Ananuri Fortress ao alugar carro na Geórgia.
Estrada em Ananuri Fortress, Geórgia.
Bombas de combustível na Geórgia.
Bombas de combustível na Geórgia.

É seguro alugar carro na Geórgia?

Alugar carro na Geórgia e conduzir no inverno.
Conduzir na Geórgia no inverno.
Ao alugar carro na Geórgia tenha atenção às ultrapassagens.
Ultrapassagens nas estradas da Geórgia.

Sim, considero que é seguro alugar carro na Geórgia.

O ideal é reservar online com antecedência e levantar o carro à chegada ao Aeroporto de Tbilisi.

Veja quando custa alugar carro na Geórgia.

Lá vai encontrar as principais empresas de aluguer de carros, como por exemplo: Ace Rent a car, Alamo, Avis, Carwis, Dollar, Enterprise, Europcar, GreenMotion, Hertz, Naniko, SIXT Surprice e a Thrifty.

Convém sempre confirmar, mas por norma, a Hertz e Carwis costumam ter os preços mais económicos e a Naniko por vezes oferece condutor adicional gratuito.

Além disso, se estiver a contar sair da Geórgia e visitar a Arménia ou o Azerbaijão, certifique-se com a empresa de rent-a-car se o aluguer inclui travessia de fronteira.

Para conduzir na Geórgia os condutores com carta de condução emitida pelas autoridades Portuguesas precisam de ter uma Licença internacional de condução (LIC).

Em termos de regras de condução, acho que a mais importante é taxa de alcoolemia zero! Ou seja, qualquer percentagem de alcool no sangue é punido por lei. Use sempre o cinto de segurança e tenha uma condução preventiva.

Onde alugar carro na Geórgia?

Eu costumo alugar carro na Discovercars, que na minha opinião, é onde encontra os melhores preços de mercado.

Como são as estradas na Geórgia?

Alugar carro na Geórgia e estado das estradas em todo o país..
Estado das estradas na Geórgia.
Saiba como são as estradas antes de alugar carro na Geórgia.
Estradas na Geórgia.
Conduzir a 70 km/h nos arredores de Tbilisi, Geórgia.
Conduzir a 70 km/h nos arredores de Tbilisi, Geórgia.

Há de tudo, algumas estradas boas e outras nem por isso.

O certo é que nos lugares mais turísticos, as estradas tendem a ser um pouco melhores.

Em todo o caso, é sempre boa ideia praticar condução defensiva e não se aventurar nas ultrapassagens. Vá também a contar com muitos camiões na estrada e viaje sem pressa.

Como referi antes, costuma demorar algum tempo ir de uma cidade para outra, mesmo quando as distâncias não são longas.

Vale a pena alugar carro na Geórgia?

Fronteira Geórgia-Arménia.
Fronteira Geórgia-Arménia.
Conduzir na neve em Gergeti, Geórgia.
Conduzir na neve em Gergeti, Geórgia.

Considero que vale a pena alugar carro na Geórgia se está a viajar com um grupo e se pretende explorar o país, para além da capital.

Também compensa se estiver no país muitos dias, já que por dois ou três dias acho que não compensa alugar carro.

Alternativas a alugar carro na Geórgia

Tour de Tbilisi para Mtskheta.
Tour de Tbilisi para Mtskheta.
Viajar de Bolt em Tbilisi.
Viajar de Bolt em Tbilisi.

Se não se sente à vontade para alugar carro na Geórgia devo dizer que existem alternativas, apesar de a rede de transportes públicos não ser uma delas.

A boa notícia é que é possível fazer tours de um dia para praticamente qualquer região da Geórgia a partir de Tbilisi.

Nestes tours não precisa de se preocupar com a estrada nem com a condução e, além disso, estes passeios de um dia são bastante económicos.

Outra alternativa é combinar a viagem com um taxista ou condutor de Bolt com antecedência. Pode pedir ajuda na receção do seu hotel, dizendo que pretende visitar alguma região em particular e se eles recomendam alguém.

Ou então, quando usar o Bolt, pergunte diretamente ao condutor se faz este tipo de transporte. Quase sempre a resposta é positiva.

Estas viagens não costumam ser caras, mas lembre-se que não tem o apoio de um guia, como no caso dos tours organizados. Mas para visitar cidades nos arredores de Tbilisi dá perfeitamente.

Como vê, é perfeitamente possível descobrir a Geórgia sem precisar de alugar carro.

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.