0

Alpedrinha |o que visitar, fazer & outras dicas viagem

Palácio do Picadeiro em Alpedrinha

Alpedrinha é uma freguesia que pertence ao concelho do Fundão, isto é, no distrito de Castelo Branco.

A sua localização na encosta da Serra da Gardunha a 556 m de altitude assim como os vários edifícios monumentais valeu-lhe a designação de “Sintra da Beira”.

José Saramago no livro “Viagem a Portugal” escreve “não faltam povoações escondidas, mas esta Alpedrinha é secreta”.

Nós partimos à descoberta desta região e ficámos surpreendidos com a beleza natural, mas também com a riqueza do património.

Assim, neste artigo vamos dar-lhe sugestões de o que visitar em Alpedrinha, o que fazer nesta região da Beira Baixa, dicas de hotéis e restaurantes para que possa planear a sua viagem.

Da mesma forma também falamos de algumas festas e romarias em Alpedrinha para escolher a melhor altura para visitar esta freguesia, assim como um mapa para aqui chegar.

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo Centro de Portugal?

O que visitar em Alpedrinha

Palácio do Picadeiro em Alpedrinha
Palácio do Picadeiro em Alpedrinha.

O Palácio do Picadeiro

O Palácio do Picadeiro é agora propriedade da Câmara Municipal do Fundão mas já foi residência da família Taborda, na altura conhecida como “Casa Quadrada”, pertenceu aos jesuítas e no século XIX Francisco Sarafana Correia da Silva pretendeu ali instalar a sua residência (veja o brasão da família na fachada).

Na verdade as obras nunca terminaram e por isso a família não chegou a mudar-se para o solar barroco.

O nome Picadeiro advém da existência de um pátio quadrado mesmo em frente ao palácio.

A arquitetura do edifício é realmente impressionante, de onde se tem uma vista magnífica da serra e da vila, no entanto não perca a oportunidade de explorar o Chafariz Real que fica mesmo ali ao lado.

É possível fazer visitas guiadas ao Palácio do Picadeiro e conhecer melhor a sua história mediante marcação prévia (275 561 121), por isso não perca a oportunidade de o fazer.

O Pelourinho de Alpedrinha

O Pelourinho foi construído em 1675 por altura da elevação de Alpedrinha a sede do concelho por Dom Pedro.

Nós tivemos alguma dificuldade em o encontrar pois estávamos à espera de o ver numa praça, o que não acontece neste caso.

De qualquer forma está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933 e vale a pena ser visitado.

O Museu da Música

Não estava a contar encontrar um Museu da Música em Alpedrinha mas nesta Casa da Família Osório vai poder admirar um vasto espólio musical.

Falamos, por exemplo, dos instrumentos pertencentes às duas bandas filarmónicas que existiram em Alpedrinha e da família Osório, assim como partituras várias.

Por último, pode visitar gratuitamente o Museu da Música de Alpedrinha e mediante marcação prévia (962 186 063).

Igrejas e capelas

Apesar de Alpedrinha ser uma freguesia pequena, vai perceber que existem vários lugares de culto dedicados à fé católica.

Falamos, por exemplo, da Capela da Misericórdia, da Capela do Menino Jesus, da Capela de São Sebastião, da Capela de Santa Catarina, da Capela do Senhor da Oliveira, da Capela de Santo António, da Capela do Espírito Santo e da Igreja Matriz de Alpedrinha.

Na dúvida sugerimos que visite a Igreja Matriz e a Capela de Santa Catarina, que também é conhecida como Capela do Leão, mesmo ao lado da Fonte do Leão.

O que fazer em Alpedrinha

Ruas de Alpedrinha
Ruas de Alpedrinha.
  • percorrer a calçada romana desde o centro histórico até ao Palácio do Picadeiro;
  • fazer trilhos e percursos pedestres ;
  • observar as muitas fontes da freguesia que apesar de exibirem placas de “água não controlada”, os locais consomem sem reservas.

Hotéis em Alpedrinha

Chafariz Dom João V
Chafariz Dom João V.

Nós ficámos alojados no Alambique de Ouro Hotel Resort & SPA que fica a uma distância de 14 km de Alpedrinha e recomendamos sem reservas!

É um resort familiar com arquitetura moderna e comodidades de luxo, por isso pode contar com uma estadia muito agradável.

No entanto, se preferir dormir em Alpedrinha, a opção mais cómoda são as Casas de Alpedrinha, um turismo rural composto por 10 casas.

Alojamento em Alpedrinha

Reservar O Alambique de Ouro

Restaurantes em Alpedrinha

Ao subir e descer estas ruas de pedra de certeza que vai ficar com fome, por isso tomamos a liberdade de indicar alguns lugares para almoçar ou jantar.

Como dissemos, a freguesia é pequena mas na zona do centro histórico vai encontrar alguns cafés e snack-bares que servem refeições rápidas.

No entanto, se preferir uma refeição mais cuidada, nesse caso o seu destino deverá ser o Restaurante Papo d’Anjo.

Festas e romarias em Alpedrinha

Fonte do Leão em Alpedrinha
Fonte do Leão em Alpedrinha.

Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância

Esta festa dos Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância deve ser o evento que mais pessoas atrai à freguesia.

Costuma acontecer no 3º fim de semana de setembro e tem a duração de três dias, nos quais os habitantes abrem as suas casas e partilham as tradições locais com os visitantes.

Além disso, acontecem workshops de culinária, tricot, queijo e um grandioso desfile de rebanhos desde o Fundão até ao centro da vila.

Por outro lado, a grande festa religiosa acontece no 2º domingo de agosto e é a Festa do Anjo da Guarda.

Por fim, no 1º domingo de cada mês tem lugar o Mercado Mensal, no 2º e 4º domingo de cada mês é a vez do Eco-Mercado e no último fim-de-semana de agosto acontece o Encontro de Pastores.

Como vê, motivos para visitar Alpedrinha não faltam!

De qualquer forma em época de pandemia convém confirmar se efetivamente os eventos vão acontecer e a forma mais rápida de o fazer é consultar a página da Junta de Freguesia de Alpedrinha.

Mapa e como chegar a Alpedrinha

De Lisboa:

Do Porto:

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.