Almería (2022): 10 experiências incríveis para famílias e não só!

Muralhas de Almería (o que visitar em Almería).
Índice do artigo

Almería é uma província da Comunidade Autónoma da Andaluzia, na Costa del Sol, Sul de Espanha.

Tão diferente das vizinhas Granada e Sevilha em termos de paisagens, tem um caracter muito próprio sem deixar de lado aquele gostinho andaluz particular.

São 200 km de praias, um deserto, cenários usados pela indústria de Hollywood, parques naturais, parques temáticos, ao que se junta uma excelente gastronomia e um bem-receber que o Sul de Espanha já nos habituou.

Por isso, se quer saber quais são os melhores lugares para visitar em Almeria, está no sítio certo!

Veja quais são as principais atrações para conhecer em Almeria, ou seja, quais são os pontos de interesse de Almeria que deve incluir no seu roteiro.

Este artigo baseia-se numa viagem de três dias que fiz e que serviu de introdução ao território. Certamente que ficaram outros pontos de interesse em Almería por explorar e que podem ter interesse para si.

Assim, para facilitar o seu planeamento, incluí uma secção dedicada a lugares que não visitei mas que são interessantes para os turistas, assim como sugestões de gastronomia, alojamento, onde fica Almería e como chegar a partir de Portugal.

É que há muito para fazer e visitar nesta região do Sul de Espanha.

10 experiências incríveis em Almería para famílias (e não só!)

1. Sentir-se num filme de cowboys no Oasys Mini Hollywood

Qual é a família que não aproveita um dia inteiro num parque temático para se divertir e criar boas memórias? E se esse parque for no Deserto de Tabernas, o único deserto (ou semi-deserto) na Europa, aceita o desafio?

O Oasys Mini Hollywood promete diversão para miúdos e graúdos num cenário que surge em vários filmes de cowboys, aliás, é conhecido como o parque temático do Velho Oeste Americano!

Só há um edifício original, tudo o resto foi contruído para servir de cenário de filme e depois reaproveitado por causa do parque de diversões.

Pode contar com espetáculos ao vivo como o Show del Oeste, o Baile del Cancán e o show de papagaios, que costumam agradar aos turistas.

As visitas guiadas têm a duração de 45 minutos e pode escolher diferentes rotas, incluindo passagem por zonas do zoo onde estão os animais, ou então pelos cenários dos filmes.

Caso prefira, pode optar por passar um par de horas na piscina, cuja utilização já está incluída no bilhete, por isso não se esqueça do fato de banho e toalha.

Além disso, tem várias opções de lugares para comer como o Chiringuito África (hambúrgueres, pizzas, cachorros quentes, etc.), o Restaurante Arizona com serviço buffet e ainda uma cafetaria e gelataria.

2. Fazer um passeio de buggy no Deserto de Tabernas

Deserto de Tabernas em Almería (Andaluzia - Sul de Espanha).
Deserto de Tabernas em Almería.

O Deserto de Tabernas é um lugar especial. É o único deserto (ou semi-deserto) da Europa, tem paisagens naturais com formações em arenito deslumbrantes, um oásis com água a correr e cenários abandonados de filmes de Hollywood que se confundem com a paisagem.

Fazer um passeio de buggy é uma excelente forma de explorar o Deserto de Tabernas e devo dizer que nunca pensei que fosse gostar tanto.

A experiência começou a explicação de regras de segurança e distribuição de material como capacete, óculos e bandana para minimizar o efeito do pó.

Só pode conduzir quem tem carta de condução e os bens pessoais como mochilas e chapéus ficaram guardados no escritório.

E lá começou o passeio. Saímos em fila indiana, duas pessoas em cada buggy e passámos por descidas íngremes, atravessámos um rio (que não levava água no momento), percorremos palmeirais exuberantes mas também zonas áridas de extrema beleza.

Mas não foi só conduzir o tempo todo! Tivemos algumas paragens, como por exemplo para descobrir um oásis escondido no meio do deserto, uma aldeia que afinal era um cenário de filme abandonado e no balneário da Sierra Alhamilla vimos água quente a jorrar de uma nascente.

Enfim, foi uma excelente tarde que recomendo a todas as famílias.

Como ia a conduzir não fiquei com muitas fotos, mas em compensação tenho memórias incríveis que guardo com carinho!

É que nunca me considerei uma pessoa aventureira e experiências a conduzir buggys no deserto não estavam na minha lista de desejos. O certo é que adorei e quando tiver oportunidade irei repetir!

Fiz o passeio com a empresa Desert Buggy e correu tudo muito bem! O guia soube dosear a dose de aventura e segurança, o percurso estava bem pensado e todos se divertiram.

3. Ver onde se filmaram séries de televisão conhecidas e filmes de Hollywood

Playa de Mónsul (Indiana Jones e a Última Cruzada).
Playa de Mónsul em Almería (Indiana Jones e a Última Cruzada).

Sabia que Almería serviu de cenário a mais de 100 filmes?

Pois é, na década de 1950 a indústria de Hollywood percebeu que a região era muito rica em termos de cenários naturais com praias, deserto, montanhas e cidades antigas.

O número de dias de sol por ano era elevado e, além disso, bastante económico deslocar as equipas de filmagem para aqui.

Habitantes de Almería foram contratados para figurar em filmes como Êxodo: Deuses e Reis e Cleópatra e a infraestrutura local desenvolveu-se para acolher estes recém-chegados com bolsos recheados.

Passaram por Almería nomes conhecidos da indústria de Hollywood como Clint Eastwood, Steven Spielberg, Elizabeth Taylor, Arnold Schwarzenegger, Henry Fonda e Terence Young, que filmaram em diferentes lugares da região e catapultaram para o estrelato mundial esta singela cidade da Andaluzia, que vivia na altura, principalmente da agricultura.

Feita esta pequena contextualização, veja então onde foram filmados em Almería, alguns dos mais conhecidos filmes e séries de televisão.

No deserto de Tabernas foram filmados os western Por um Punhado de DólaresPor Mais Alguns Dólares, O Bom, o Mau e o Vilão, Aconteceu no Oeste e Red Sun.

Se não é fã de filmes de cowboys, talvez se lembre do filme Cleópatra, Lawrence da ArábiaIndiana Jones e a Última Cruzada, Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão e Conan, o Bárbaro.

A praia de Monsul ficou conhecida com a cena final do Indiana Jones e a Última Cruzada, quando Harrison Ford e Sean Connery conseguem abater um avião graças a um guarda-chuva que afugenta pássaros da praia e que depois vão contra o avião.

Já agora, nas encostas junto à praia de Mónsul ainda se encontram restos de aves de plásticos que foram usadas nas filmagens.

4. Perder-se no centro histórico de Almería

Catedral de Almería (Andaluzia).
Catedral de Almería no centro histórico (Andaluzia).

Almería foi um dos mais importantes portos comerciais do califado de Córdoba e a comprová-lo está um rico ao centro histórico, com uma linda catedral e a Alcazaba a coroar o ramalhete.

A Alcabaza de Almería foi escolhida para importantes cenas cinematográficas, como no filme Mulher Maravilha 1984 e na série de televisão Games of Thrones.

A caminho da Catedral de Almería vai passar por ruas estreitas com casas coloridas e as tradicionais praças andalusas.

Observe com atenção as casas e certamente que irá descobrir detalhes interessantes: uma data gravada numa parede, vasos floridos a decorar uma varanda, peculiares persianas que impedem o calor de entrar…

Chegando à catedral, irá perceber que se assemelha mais a uma fortaleza do que a um local de culto. É que o porto era alvo de constantes ataques piratas de povos bérberes e era necessário proteger as populações.

Para isso construíram muros altos, torres de vigilância e ameias que serviam de proteção contra esses ataques.

5. Descobrir a história do Al-Andaluz na Alcazaba de Almería

Alcabaza de Almería.
Alcabaza de Almería.

Corria o ano de 955 quando Adb al-Rahman III, o califa de Córdoba, mandou construir um castelo sobre as ruínas de uma fortaleza no cimo do Monte Layhan, tendo a obra sido foi concretizada já no domínio do califa Al-Mansur.

A Alcazaba de Almería é um palácio de origem árabe com lindos jardins e ruínas do que foram os edifícios palacianos, do qual se destacam o Aljibes califales e uma ermida mudéjar.

Não é à toa que é considerado um dos principais castelos do Sul de Espanha! Com efeito, a Alcazaba de Almería é a maior de Espanha e em 1989, juntamente com os jardins e edifícios palacianos, foi declarada Conjunto Monumental.

Há muito para explorar no recinto. Alguns dos pontos mais interessantes da Alcazaba são as Muralhas de Hayrán, junto das quais está o Centro de Resgate da Fauna Saariana, os jardins com escadarias e fontes, as ruínas dos banhos da tropa e a ermida mudéjar, entre outros.

Um dos lugares mais procurados na Alcazaba é a Praça de Armas, já na parte do castelo mandada construir pelos Reis católicos, onde estão a Torre de Menagem, a Roda de Vento e a Roda da Pólvora, com os respetivos canhões.

A partir deste ponto pode ver-se muito bem o centro histórico de Almería rodeado pelas muralhas, o porto, as casas trogloditas, mas também parte do Parque Natural Cabo de Gata-Níjar.

Como vê, há mesmo muito para explorar na Alcazaba de Almería, pelo que é boa ideia reservar três/quatro horas para a visitar.

6. Visitar as casas-gruta de Almería (ou casas trogloditas)

Casas-gruta em Almería.
Casas-gruta em Almería (ao fundo, perto das montanhas)

A convivência entre povos em Almería nem sempre foi pacífica.

Houve uma altura em que os muçulmanos não convertidos ao cristianismo foram expulsos da cidade e escavaram casas fora das muralhas da cidade.

Assim surgiram as casas-gruta de Almería, também conhecidas como as casas trogloditas, e que podem ser vistas no bairro de La Chanca.

A rocha macia em arenito facilitou a criação de grutas que ainda hoje são utilizadas, principalmente como adegas e despensas.

Se não fizer questão de ir ao local, poderá observar as casas trogloditas a partir do miradouro da Praça de armas da Alcabaza.

7. Conhecer a história de John Lennon em Almería, onde compôs Strawberry Fields Forever

John Lennon Almería
María Angeles, a nossa guia, e a estátua de John Lennon no centro de Almería.

No outono de 1966 John Lennon passou seis semanas em Almería para filmar o filme How I Won the War, no qual desempenhou o papel do Mosqueteiro Gripweed.

Foi nessa altura que John Lennon cortou o cabelo, e por causa do pó de Almería durante as filmagens, começou a usar os icónicos óculos redondos.

Durante a estadia alugou uma casa com portões de ferro (villa Santa Isabel), rodeada de campos e que lhe lembravam os Strawberry Fields próximos da sua casa de infância.

Foi assim que ganhou inspiração para compor a música Strawberry Fields Forever.

O monumento a John Lennon está colocado num banco de jardim na Plaza Flores, isto é, em frente ao AC Hotel by Marriott Almeria.

8. Provar um cocktail que só se faz aqui (Americano)

Costumam fazer a piada de que um americano é uma pessoa da América do Norte, mas em Almería é algo mais.

El Americano é o famoso cocktail cor de rosa do Kiosco Amalia que é feito com licor de cola, açúcar, limão, leite quente e ainda canela em pó.

Trata-se, pois, de uma bebida quente energética e que só é servida neste local.

Nos anos 70 um ator americano pediu esta estranha combinação e o dono do café resolveu inclui-lo no menu. Aparentemente os locais gostaram da energia que esta bebida singular proporcionava, o que ajudou à sua popularidade.

O Kiosco Amalia está localizado na Plaza Manuel Pérez García em Almería e fecha às segundas-feiras.

9. 4×4 no Cabo de Gata Natural Park

San José no Parque Natural Cabo de Gata-Níjar (Almería).
San José no Parque Natural Cabo de Gata-Níjar (Almería).

O Parque Natural do Cabo de Gata-Níjar é uma zona protegida a 37 km de Almería, aliás, é o maior espaço protegido do Mediterrâneo.

Tem falésias de cortar a respiração, enseadas escondidas e algumas das mais conhecidas praias de Almería.

Falo, por exemplo, da Praia de Mónsul e da Praia dos Genoveses que são bastante procuradas pelos visitantes.

Explorei o Parque Natural do Cabo de Gata-Níjar de 4X4 num tour com a Rolling Almería, o que me permitiu ter uma visão abrangente do parque em pouco tempo.

Assim, o passeio em 4X4 começou com uma breve explicação do que íamos ver a caminho do Playazo de Rodalquilar.

Passámos pelas ruínas da Torre de los Alumbres e por um antigo poço junto a um oásis, enquanto ouvimos a história das Minas de Ouro de Rodalquilar.

O Playazo de Rodalquilar é uma praia paradisíaca de areia dourada, que contrasta com o azul profundo do mar e a luz brilhante das falésias.

Recomenda-se uma caminhada até à Hoya de Rodalquilar para descobrir enseadas escondidas e ver de perto dunas fossilizadas.

Seguiu-se uma paragem no miradouro da Amatista (Viewpoint of La Amatista) para contemplar a beleza inóspita do parque. É um lugar com bastante vento, por isso tenha cuidado para não cair nem perder perder chapéus.

A caminho da Playa de Mónsul, onde tivemos tempo para passear ao nosso gosto e ver as dunas de areia, ainda passámos por San José para tirar algumas fotografias.

10. Mergulhar em praias secretas paradisíacas

Praias no Parque Natural Cabo de Gata-Níjar.
Praias no Parque Natural Cabo de Gata-Níjar.

Já referi algumas praias paradisíacas no Parque Natural do Cabo de Gata-Níjar, mas essas já são bastante conhecidas pelos turistas.

Aliás, o parque tem cerca de 50 km de praias, sendo que não é difícil encontrar praias desertas que não fazem parte dos roteiros disponíveis na internet.

É claro não vou estragar o segredo e dar-lhe uma lista destas praias secretas, mas em contrapartida, vou dizer-lhe como as encontrar.

Assim, a melhor forma de encontrar estas praias desertas é fazendo os trilhos a pé. É que as praias que ninguém fala só são acessíveis a pé, e muitas deles nem aparecem no GPS.

Para as encontrar tem mesmo de dedicar tempo a Almería, mas acredite que vale a pena.

Outras dicas de o que visitar e fazer em Almería em 2022

Moinhos de vento em Almería.
Moinhos de vento em Almería.

Agora que já sabe quais são as principais atrações para conhecer em Almería, segue-se uma lista de outros pontos turísticos para incluir no seu roteiro.

Como referi, eu não visitei estes lugares que se seguem, já que o tempo não dá para tudo. Mas estes sítios surgiram em conversas com a guia que nos acompanhou e com outras pessoas ao longo da viagem.

  • Visitar os abrigos da Guerra civil no centro de Almería;
  • Ficar num resort em Roquetas del Mar;
  • Dedicar algumas horas ao Museo de Arqueólogico de Almeria;
  • Explorar o castelo do Parque Natural de Serra María-Los Vélez;
  • Descobrir os picos mais altos de Espanha Continental no Parque Nacional de Sierra Nevada;
  • Fazer percursos pedestres (trilhos) no Parque Natural do Cabo de Gata-Níjar;
  • Visitar as Minas de Oro de Rodalquilar.

Comida típica andaluza e restaurantes em Almería

Restaurantes tradicionais no centro de Almería.
Restaurantes tradicionais no centro de Almería.

Em Almería come-se muito bem!

De uma forma genérica pode contar com peixe fresco e marisco, assim como uma variedade de legumes locais.

Afinal o Mar Mediterrâneo está mesmo ali ao lado e Almería tem terrenos muito férteis.

A estrela da companhia é um tipo de tomate que se produz na região, o tomate RAF (Resistente Al Fusarium) e que é bastante caro (cerca de 10-15€/kg).

Como entradas pode contar com queijos, enchidos, frutos secos, azeitonas e azeite para molhar o pão.

Já como pratos principais, depende, é claro, do restaurante, mas de uma forma genérica os peixes grelhados, polvo e diferentes cortes de carne no carvão, assim como diferentes paellas, costumam estra presentes nas ementas.

Tem termos de restaurantes, coloque na sua lista o restaurante buffet no Oasys Mini Hollywood, que tem bastante variedade e é indicado para quem não quer perder muito tempo, mas não dispensa uma refeição completa.

Já se estiver no Parque Natural de Cabo de Gata-Nijár, mais concretamente no porto desportivo de San José, sugiro que aproveite para ir ao restaurante 4 nudos.

O arroz caldoso de polvo foi o ponto alto da refeição e que me vai ficar na memória por muito tempo.

Em Almería experimentei dois restaurantes muito especiais: o Tony Garcia e o Cuatro Hojas Gastrobar, ambos altamente recomendados e com chefs reconhecidos.

Sendo que não são indicados para todos os dias, até porque são carotes, são realmente experiências gastronómicas que valem a pena.

Tony García Espacio Gastronómico

O Tony García Espacio Gastronómico é um espaço de cozinha de autor em Almería que pretende surpreender o visitante, e conseguiu fazê-lo na perfeição!

Logo na entrada um balcão colorido chama a atenção de quem passa. São tomates, pimentos, courgettes e beringelas com cores vibrantes e que abrem logo o apetite. 

Na mesa estão garrafas de vinho que vão acompanhar o jantar, assim como pratos de enchidos finamente fatiados e pão.

Sentamo-nos e entre conversas animadas colocam na mesa queijo, marmelada e nozes. Os comensais trocam sorrisos cúmplices e fazem brindes enquanto picam os alimentos oferecidos. 

Segue-se um tsumani de sabores que tem tanto de atrevido como de delicioso. Um carpaccio de peixe e abacate com aromas orientais, peixe que sabe a mar e que abraça a frescura do tomate e do pimento assado e cortes de carne suculentos com cogumelos, envoltos num suave molho.

A terminar esta refeição digna dos deuses, veio para a mesa um docinho leve coroado com uma fresca framboesa, não estivéssemos nós na região dos frutos vermelhos.

Todos os pratos foram decorados ao pormenor, aliás, até custou desfazer construções tão bonitas, mas a minha gula falou mais alto e os pratos, no final, ficaram vazios.

Uma experiência digna dos deuses, e ao alcance de quem estiver em Almería, por isso aproveite e veja as fotos do jantar na publicação do Instagram a seguir.

Cuatro Hojas by Juanio Carabajal

Estou oficialmente rendida à gastronomia de Almería e o Restaurante Cuatro Hojas (by Juanjo Carabajal) é um dos responsáveis.

O farto repasto começou com salmorejo cremoso, cujo adocicado do tomate em contraste com o salgado do presunto foi uma excelente introdução para o que vinha a seguir. 

Falo da tenra alcachofra recheada e da qual não sobrou uma única pétala, da pescada queimada que foi buscar a cor escura à tinta de choco, e que foi servida num mar verde intenso, de uma tortilha de carne desfiada bem condimentada e que me fez viajar até ao México e ainda uma tosta de porco agridoce que brincou com os meus sentidos.

Para terminar a refeição, um lingote de sobremesa que prima pela riqueza de sabores e  contraste de texturas: quente e frio, crocante e macio, sólido e líquido.

Enfim, uma experiência sensorial a não perder em Almería!

Alojamento em Almería

Elba Almeria Business & Convention Hotel.
Elba Almeria Business & Convention Hotel.

Eu fiquei no Elba Almeria Business & Convention Hotel, um hotel quatro estrelas moderno localizado em frente ao Centro Comercial Mediterráneo. Os quartos são muito confortáveis, o staff atencioso e o pequeno-almoço tem muita variedade, por isso recomendo este hotel em Almería.

Em todo o caso, existem outras opções mais centrais, como o Hotel Catedral Almería ou o Hotel Nuevo Torreluz, mas se preferir alojamento barato espreite o Hotel Embajador ou o La Perla.

Caso nenhuma destas opções lhe agradar, veja a ligação a seguir e escolha o seu alojamento ideal em Almería (inclui alojamentos locais e apartamentos).

Melhores hotéis em Almería

Onde fica Almería e como chegar

Muralhas de Almería (o que visitar em Almería).
Muralhas de Almería.

O Aeroporto de Almería (LEI) fica a cerca de 9 km do centro da cidade, mas não estão disponíveis voos diretos a partir de Portugal. Tem voos regulares da Easyjet (de Londres–Gatwick), da Iberia (de Madrid, Melilla e Sevilha) e da Vueling (de Barcelona).

Além destes voos regulares, existem voos sazonais com partida de outras cidades europeias, mas como referi, de nenhum aeroporto português. Isto significa que por norma consegue voos baratos para Almería com saída de Lisboa e do Porto com a Iberia, fazendo escala em Madrid e com a Vueling, com escala em Barcelona.

Notas finais

Almería é uma região fantástica, que por alguma razão ainda não está no radar da maioria das famílias portuguesas.

É realmente uma pena, pois adorei cada minuto que passei lá e tenho a certeza que os meus filhos iam aproveitar bastante.

É um daqueles segredos que devemos partilhar com os amigos que apreciam o contacto com a natureza e preferem escapar ao turismo massificado. E claro, se tem amigos viciados em cinema, então precisa mesmo de lhe falar de Almería!

A guia que nos acompanhou nos três dias de viagem foi a María Ángeles Cuena (+34 609 283 219, angelesguia@hotmail.com), que além de ser super simpática, tem um conhecimento incrível sobre a região. É natural do Norte de Espanha mas está em Almería há mais de 25 anos.

Faz visitas guiadas a Almería, incluindo aos refúgios da guerra civil, à Alcazaba e Catedral, pelo que pode contactá-la se pretender fazer tours em boa companhia.

*visitei Almería numa Famtrip a convite do Turismo da Andaluzia e durante o TBEX Europe.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a Andaluzia? Então, nesse caso tomo a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.