0

Almeida o que visitar nesta Aldeia Histórica

Almeida

Almeida é um concelho do distrito da Guarda e está localizado nas Terras de Riba-Côa, isto é, na Beira Alta.

Esta vila do Centro de Portugal é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal mas tem a particularidade de ser conhecida como a estrela do interior por causa do formato em estrela das suas muralhas.

No entanto distribuídas pelo município de Almeida estão outras atrações turísticas bastante interessantes, incluindo outras Aldeias Históricas.

Por essa razão nós vamos incluir neste artigo não só sugestões e dicas de viagem para visitar a Aldeia Histórica de Almeida, como também vamos dizer-lhe o que visitar no concelho de Almeida.

Então, acompanha-nos nesta emocionante viagem?

Almeida Aldeia Histórica

A Aldeia Histórica de Almeida tem vários pontos de interesse a visitar, dos quais gostaríamos de realçar os quatro seguintes lugares:

O Museu Histórico-Militar (Casamatas)

Museu Histórico-Militar de Almeida

Em primeiro lugar é necessário explicar que as casamatas são casernas que foram utilizadas pela infantaria na ausência de melhores acomodações.

Estes quartéis estão localizados no subsolo do Baluarte de São João de Deus e é onde atualmente está em funcionamento o Museu Histórico-Militar de Almeida.

Por sua vez, este museu militar está dividido em sete zonas distintas.

Assim, o primeiro espaço a ser visitado tem o nome de “As Origens” e retrata a ocupação de Almeida desde o Neolítico, passando pela Romanização e Períodos Visigóticos e Árabe.

Em seguida, poderá visitar a sala da Idade Média que se refere ao período temporal circunscrito entre o século XI e XVI.

Por outro lado, no espaço da Guerra da Restauração irá encontrar artefactos referentes ao século XVII, enquanto que na sala da Guerra dos Sete Anos ou Guerra Fantástica a História é contada através de objetos do séulo XVIII.

Segue-se a exposição das Guerras Peninsulares (século XIX) mas na sala seguinte já irá encontrar uma apresentação das Lutas Liberais no mesmo século.

Por fim ainda terá oportunidade de explorar o espaço dedicado à I.ª Guerra Mundial, isto é, no século XX.

O Museu Histórico-Militar está aberto de terça a sexta entre as 09H15 e as 12H00 e das 14H00 às 17H00.

Por outro lado aos sábados, domigos e feriados está aberto entre as 10H00 e as 12H00 e das 14H00 às 17H00 horas.

Por fim tome nota que o museu militar de Almeida está encerrado às segundas-feiras, assim como nos dias 1 de janeiro, 1 de novembro, 24 e 25 de Dezembro.

O Picadeiro D’El Rey

Picadeiro D'El Rey

O Picadeiro D’El Rey é um centro hípico que funciona como escola de equitação.

Por isso além de visitar o espaço pode também fazer aulas de equitação nesta escola.

Nós só visitámos o Picadeiro D’El Rey mas valeu muito a pena.

As instalações do picadeiro foram um antigo Trem de Artilharia no século XVII e além disso no século XVIII funcionou neste lugar o Quartel do Destacamento de Artilharia.

A entrada é gratuita mas em tempos de Covid-19 está sujeita a marcação prévia por telefone.

As Portas Duplas de Santo António

As Portas Duplas de Santo António datam do século XVII e a parte interior é de autoria de Jerónimo Velho de Azevedo mas a parte exterior é mais tardia.

É onde está instalado o CEAM, ou Centro de Estudos de Arquitetura Militar.

As Portas Duplas de São Francisco

Portas duplas São Francisco

As Portas Duplas de São Francisco também são conhecidas como Portas da Cruz são de autoria de Pierre Garsin e foram construídas no século XVII.

Apesar de não serem tão monumentais quanto as Portas Duplas de Santo António, a verdade é que mesmo assim são bastante interessantes.

Almeida o que visitar (no concelho)

Fora do centro histórico, isto é, fora da Aldeia Histórica de Almeida vai encontrar lugares muito interessantes, dos quais salientamos as Termas de Almeida, Castelo Mendo, Castelo Bom, Vilar Formoso e Freineda.

Visitar as Termas de Almeida

As Termas de Almeida também são conhecidas como Fonte Santa Centro Termal.

Estão localizadas fora do centro de Almeida mas se aprecia centros termais vai valer a pena.

As águas minerais da Fonte Santa são especialmente recomendadas para o tratamento de infecções das vias respiratórias nomeadamente sinusites, laringites e rinites alérgicas, assim como doenças reumáticas como artrites e tendinites.

Localização das Termas de Almeida: Estrada Nacional 332, Encosta Fonte Santa, 6350-239 Almeida

Visitar a Aldeia Histórica de Castelo Mendo

Igreja de Santa Maria do Castelo

Castelo Mendo é uma das freguesias do concelho de Almeida mas também é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal.

Dizem que tem o Pelourinho mais bonito de todas as Aldeias Históricas e a Lenda do Mendo e da Menda fazem lembrar a história de Romeu e Julieta.

Então, para conhecer melhor esta Aldeia Histórica recomendamos que veja este artigo sobre Castelo Mendo.

Visitar a Aldeia de Castelo Bom

Castelo Bom em Almeida

Castelo Bom é uma freguesia do município de Almeida.

O castelo que deu nome à localidade já não existe mas se quiser saber porquê assim como outras dicas de viagem tomamos a liberdade de sugerir que leia este post sobre Castelo Bom.

Visitar Vilar Formoso

Vilar Formoso

Vilar Formoso é uma vila raiana pertencente ao concelho de Almeida.

É conhecida pela magnífica Estação de Caminhos de Ferro em cujas paredes estão dispostos vários painéis de azulejos que mostram algumas atrações turísticas de Portugal.

Uma vez mais, se estiver particularmente interessado em conhecer melhor Vilar Formoso recomendamos que leia este artigo.

Visitar Freineda

Freineda é uma freguesia do concelho de Almeida e desempenhou um papel importante durante as invasões francesas, nomeadamente a partir do momento que o Duque de Wellington decidiu aquartelar as suas tropas naquela localidade.

Nós tivemos oportunidade de explorar a região e contamos a nossa experiência em Freineda neste artigo.

Festas e Romarias em Almeida

Festas e Romarias em Almeidda

Se procura uma boa altura para visitar Almeida, então tome nota que em agosto acontecem as Comemorações do Cerco de Almeida assim como a Festa de Nossa Senhora das Neves.

Por outro lado ainda se festeja a Nossa Senhora da Barca no domingo de Pentecostes e o Feriado Municipal é no dia 2 julho.

Alojamento na Aldeia Histórica de Almeida

Nós visitámos Almeida em dois fins de semana, sendo que no primeiro ficámos alojados no Pátio da Caetana a cerca de 20 quilómetros e no segundo fim de semana ficámos alojados em Turpino House (post em breve) a cerca de 13 quilómetros.

Nós recomendamos ambos os alojamentos mas se quiser pode confirmar os preços e disponibilidade para estes e outros hotéis em Almeida aqui.

Como chegar a Almeida

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: