Aldeia das Dez | aldeia miradouro em terras do xisto

Aldeia das Dez
Índice do artigo

A Aldeia das Dez é uma das cinco aldeias de xisto na Serra do Açor (as outras quatro são Benfeita, Fajão, Sobral de São Miguel e Vila Cova de Alva). Pertence ao concelho de Oliveira de Hospital no distrito de Coimbra, isto é, em terras da Beira Alta.

Assim, neste artigo vamos dizer-lhe o que visitar, alojamento e como chegar a esta Aldeia de Xisto.

Então, acompanha-nos nesta viagem no tempo pela Serra do Açor ?

O que visitar na Aldeia das Dez

À semelhança das restantes aldeias do xisto, este lugar é um sítio pequeno mas cheio de charme.

As casas de xisto foram recuperadas com cuidado mas apesar de não se encontrarem em quantidade, os restantes sítios a visitar são muito bonitos.

Então, na aldeia do Xisto Aldeia das Dez poderá admirar a casa quinhentista, o Solar Pina Ferraz “Casa da Obra”, a fonte do Povo, a fonte do Soito Meirinho, a fonte do cabo do Lugar, a fonte do Marmeleiro, a antiga escola primária, a Igreja Matriz, a Igreja de Santa Maria Madalena, a Capela de Nossa Senhora das Dores, o cruzeiro, a Alminha e o Caminho de Xisto.

Além disso, não se esqueça de incluir no seu roteiro pelas aldeias de xisto da Serra do Açor uma visita aos seus miradouros, como por exemplo o miradouro da Mimosa e o miradouro do Largo Alfredo Duarte.

Serviços de apoio que vai encontrar na Aldeia das Dez

Do ponto de vista do visitante terá à sua disposição dois restaurantes (Restaurante João Brandão e o Plano 5 Tapas Bar), assim como um minimercado e o café-minimercado Primavera.

Por outro lado, se procura onde dormir na Aldeia das Dez por favor tome nota que pode escolher entre o Hotel Rural Quinta da Geia, Casa dos Teares Alojamento, Casa do Secolinho Alojamento e a Quinta Relva do Trigo.

Alojamento nas Aldeias de Xisto

As Aldeias do Xisto estão ligadas entre si e são um destino indicado para quem gosta de tranquilidade e contacto com a natureza.

Por isso, o melhor mesmo é ficar alojado numa das Aldeias de Xisto espalhadas pela Serra da Lousã, Serra do Açor, Zêzere e Tejo-Ocreza.

Percursos Pedestres na Aldeia das Dez

Pode fazer três percursos pedestres na Aldeia das Dez, cujas características indicamos a seguir,

PR1 – Pelas Várzeas do Alvôco

O PR1 Pelas Várzeas do Alvôco é um percurso circular com início e fim no largo Alfredo Duarte, tem 20 quilómetros de distância o que lhe levará certa de 6 horas e além disso é considerado um percurso com dificuldade fácil.

PR2 – Rota Imperial

O PR2 Rota Imperial é um percurso circular com início e fim no largo Alfredo Duarte, tem 12 quilómetros de distância, demora cerca de 3 horas e meia para ser percorrido na sua totalidade mas é um percurso pedestre fácil.

PR3 – Nos Passos do Ermitão

O PR3 Nos Passos do Ermitão é um percurso circular com início e fim no largo Alfredo Duarte, tem 10 quilómetros de distância o que lhe levará cerca de 2 horas e 50 minutos para ser percorrido, no entanto é considerado um trilho de dificuldade fácil

Como chegar à Aldeia das Dez

De Lisboa

Do Porto

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Coimbra? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.