0

Aldeia das Dez | aldeia miradouro em terras do xisto

Aldeia das Dez

A Aldeia das Dez é uma das cinco aldeias de xisto na Serra do Açor (as outras quatro são Benfeita, Fajão, Sobral de São Miguel e Vila Cova de Alva). Pertence ao concelho de Oliveira de Hospital no distrito de Coimbra, isto é, em terras da Beira Alta.

Assim, neste artigo vamos dizer-lhe o que visitar, alojamento e como chegar à aldeia de xisto Aldeia das Dez.

Então, acompanha-nos nesta viagem no tempo pela Serra do Açor ?

O que visitar na Aldeia das Dez

À semelhança das restantes aldeias do xisto, a Aldeia da Dez é um sítio pequeno mas cheio de charme.

As casas de xisto foram recuperadas com cuidado mas apesar de não se encontrarem em quantidade, os restantes sítios a visitar são muito bonitos.

Então, na aldeia do Xisto Aldeia das Dez poderá admirar a casa quinhentista, o Solar Pina Ferraz “Casa da Obra”, a fonte do Povo, a fonte do Soito Meirinho, a fonte do cabo do Lugar, a fonte do Marmeleiro, a antiga escola primária, a Igreja Matriz, a Igreja de Santa Maria Madalena, a Capela de Nossa Senhora das Dores, o cruzeiro, a Alminha e o Caminho de Xisto.

Além disso, não se esqueça de incluir no seu roteiro pelas aldeias de xisto da Serra do Açor uma visita aos seus miradouros, como por exemplo o miradouro da Mimosa e o miradouro do Largo Alfredo Duarte.

Serviços de apoio que vai encontrar na Aldeia das Dez

Do ponto de vista do visitante terá à sua disposição na Aldeia da Dez dois restaurantes (Restaurante João Brandão e o Plano 5 Tapas Bar), assim como um minimercado e o café-minimercado Primavera.

Por outro lado, se procura onde dormir na Aldeia das Dez por favor tome nota que pode escolher entre o Hotel Rural Quinta da Geia, Casa dos Teares Alojamento, Casa do Secolinho Alojamento e a Quinta Relva do Trigo.

Alojamento nas Aldeias de Xisto

As Aldeias do Xisto estão ligadas entre si e são um destino indicado para quem gosta de tranquilidade e contacto com a natureza.

Por isso, o melhor mesmo é ficar alojado numa das Aldeias de Xisto espalhadas pela Serra da Lousã, Serra do Açor, Zêzere e Tejo-Ocreza.

Percursos Pedestres na Aldeia das Dez

Pode fazer três percursos pedestres na Aldeia das Dez, cujas características indicamos a seguir,

PR1 – Pelas Várzeas do Alvôco

O PR1 Pelas Várzeas do Alvôco é um percurso circular com início e fim no largo Alfredo Duarte, tem 20 quilómetros de distância o que lhe levará certa de 6 horas e além disso é considerado um percurso com dificuldade fácil.

PR2 – Rota Imperial

O PR2 Rota Imperial é um percurso circular com início e fim no largo Alfredo Duarte, tem 12 quilómetros de distância, demora cerca de 3 horas e meia para ser percorrido na sua totalidade mas é um percurso pedestre fácil.

PR3 – Nos Passos do Ermitão

O PR3 Nos Passos do Ermitão é um percurso circular com início e fim no largo Alfredo Duarte, tem 10 quilómetros de distância o que lhe levará cerca de 2 horas e 50 minutos para ser percorrido, no entanto é considerado um trilho de dificuldade fácil

Como chegar à Aldeia das Dez

De Lisboa

Do Porto

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Coimbra? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: