0

Aguiar da Beira o que visitar e outras dicas viagem

Largo dos Monumentos Aguiar da Beira

Artigo atualizado em

Aguiar da Beira estende-se no planalto entre a Serra da Estrela e a Região do Douro, isto é, com uma altitude superior a 700 metros.

Pertence ao distrito da Guarda, região de Viseu Dão Lafões na Beira Alta e é onde podemos encontrar a nascente do Rio Dão e a nascente do Rio Vouga.

No centro de Aguiar da Beira vai encontrar o Largo dos Monumentos Nacionais onde poderá observar o Pelourinho, a Torre do Relógio, a Fonte Ameada assim como a casa dos Magistrados.

Por outro lado, neste concelho irá encontrar vários Circuitos de Orientação Pedestre dos quais vamos falar melhor ao longo do artigo.

Então, acompanha-nos nesta viagem pela região Centro de Portugal?

Aguiar da Beira o que visitar

Largo dos Monumentos Aguiar da Beira

No centro da vila existem vários lugares de interesse e para facilitar a sua visita sugerimos um roteiro que se o seguir irá passar pelos principais pontos turísticos da região.

Assim, recomendamos que comece a sua visita a Aguiar da Beira no Largo dos Monumentos onde poderá observar o Pelourino, a Torre do Relógio, a Fonte Ameada e a Casa dos Magistrados.

Em seguida, poderá ir visitar a Igreja da Misericórdia, continue a subir a encosta e irá encontrar as ruínas do castelo e logo a seguir irá encontrar do lado direito a Capela de Nossa do Leite.

Para terminar o percurso no centro da vila poderá contornar a colina do castelo em direção ao Largo dos Monumentos onde começou a visita.

O Pelourinho de Aguiar da Beira

Este pelourinho está classificado como Monumento Nacional mas integrado no Trecho de arquitetura medieval em conjunto com a Torre Ameada (ou Torre do Relógio) e a Fonte Ameada.

Trata-se de um monumento do século XVI que vale a pena visitar.

A Torre do Relógio

A Torre do Relógio também é conhecida como Torre Ameada.

Acredita-se que a construção desta torre remonta ao reinado de Dom Dinis no século XIV onde existiria um castelo de origem castreja mas a função de marcação de tempo terá sido atribuída no século XVIII, primeiro com sinos e depois com a instalação do relógio.

A Fonte Ameada

Acredita-se que a Fonte Ameada foi construída no século XIV mas depois das obras de requalificação por parte da autarquia em 2018 o circuito de água foi restabelecido no local.

Portanto o elemento água foi adicionado a este Largo dos Monumentos.

A Casa dos Magistrados

A Casa dos Magistrados é um solar construído em granito e cuja construção acredita-se que terá sido efetuada entre os séculos XV-XVI.

No entanto o solar da Casa dos Magistrados funciona como turismo de habitação.

A Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia Aguiar da Beira

A Igreja da Misericórdia de Aguiar da Beira é um edifício de arquitetura barroca em cuja fachada principal sobressai um escudo de armas em alta relevo.

Terá sido construída no século XVIII e está em excelente estado de conservação, por isso merece fazer parte do seu roteiro em Aguiar da Beira.

Ruínas do Castelo de Aguiar da Beira

No alto onde terá existido um castelo apenas pode encontrar algumas ruínas, no entanto, foi colocada uma estátua de Nossa Senhora da Assunção com os nomes das freguesias inscritos na base e que de braços abertos parece estar a abençoar a vila.

A Capela de Nossa Senhora do Leite

Capela Nossa Senhora do Leite

A Capela de Nossa Senhora do Leite também conhecida como Nossa Senhora do Castelo foi buscar o nome à existência de uma escultura da Virgem Maria a amamentar o Menino.

Trata-se de uma capela de origem medieval na qual nós salientamos a existência de um púlpito no exterior.

Por outro lado junto ao largo da Capela de Nossa Senhora do Leite existe um pequeno jardim onde pode descansar e um miradouro natural para desfrutar da paisagem.

Outros lugares de interesse em Aguiar da Beira

As nossas viagens começam quando decidimos visitar um lugar e fazemos pesquisa sobre esse mesmo lugar.

Ora no caso de Aguiar da Beira tínhamos tomado nota de outros lugares que nos pareciam interessantes para visitar mas que acabámos por não ir.

Por isso achamos que é uma pena não disponibilizar este conteúdo pois acreditamos que os sítios que indicamos a seguir irão enriquecer o roteiro do leitor.

Assim, se tiver alguns dias para visitar Aguiar da Beira tomamos a liberdade de sugerir que visite a Estância Termal de Caldas da Cavaca (a época termal é entre maio e outubro), o Pelourinho Manuelino de Carapito (século XVI), o Dólmen de Carapito, também conhecido como Casa da Moura e a ponte do Candal em Coruche.

O que fazer em Aguiar da Beira

Barragem da Fumadinha
  • Pescar na Albufeira da Barragem da Fumadinha;
  • aprender sobre míscaros e participar na recolha destes cogumelos;
  • praticar orientação desportiva.

A Albufeira da Barragem da Fumadinha é um sítio bastante agradável.

Nós aproveitámos para fazer um piquenique em família não muito longe da Barragem da Fumadinha e acredite que é um lugar excelente para passar umas horas.

Por outro lado, na altura dos míscaros várias pessoas se juntam para percorrer as florestas do concelho de Aguiar da Beira para procurar este produto típico.

Por fim, se é adepto de Orientação Desportiva ou tem curiosidade para conhecer a modalidade, provavelmente o melhor sítio para o fazer é em Aguiar da Beira.

Produtos típicos de Aguiar da Beira

Nós vamos dar destaque a três produtos típicos de Aguiar da Beira: o míscaro, a castanha e o queijo Serra da Estrela.

O míscaro é um cogumelo que nasce de forma espontânea neste concelho, por isso os locais habituaram-se a preparar deliciosos pratos com este produto.

No entanto se não é conhecedor desta espécie que não os recolha para consumo uma vez que todos os anos existem mortes associadas a envenenamento por este cogumelo.

Além disso, o míscaro é um produto sazonal o que significa que só está disponível durante algumas semanas no ano.

A castanha também é um produto sazonal e poderá encontrá-la em grandes quantidades nesta região.

Por outro lado, o queijo da Serra da Estrela pode ser degustado em qualquer altura do ano.

De facto, Aguiar da Beira faz parte da Região Demarcada do Queijo da Serra da Estrela o que significa que existem queijarias certificadas que produzem o tão afamado queijo da Serra da Estrela.

Alojamento em Aguiar da Beira

Nós visitámos Aguiar da Beira num fim de semana que incluiu outras paragens e cuja base foi no Turpino House em Vilar Torpim, isto é, a cerca de 80 quilómetros e gostámos muito do alojamento.

No entanto, pode ver aqui hotéis em Aguiar da Beira se estiver interessado em ficar a dormir em Aguiar da Beira.

Onde fica Aguiar da Beira

Aguiar da Beira fica no distrito da Guarda, a cerca de 330 quilómetros de Lisboa e a 160 quilómetros da cidade do Porto.

Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: