Atualizado em: Julho 13, 2021
Aguiar da Beira o que visitar. O território de Aguiar da Beira estende-se pelo planalto entre a Serra da Estrela e a Região do Douro, isto é, com uma altitude superior a 700 metros.
Pertence ao distrito da Guarda, região de Viseu Dão Lafões na Beira Alta e é onde podemos encontrar a nascente do Rio Dão e a nascente do Rio Vouga.
No centro de Aguiar da Beira vai encontrar o Largo dos Monumentos Nacionais que é constituído pelo o Pelourinho, a Torre do Relógio, a Fonte Ameada assim como a casa dos Magistrados.
Por outro lado, neste concelho irá encontrar vários Circuitos de Orientação Pedestre dos quais vamos falar melhor ao longo do artigo.
Então, acompanha-nos nesta viagem pela região Centro de Portugal?
Aguiar da Beira o que visitar

No centro da vila existem vários lugares de interesse e para facilitar a sua visita sugerimos um roteiro que se o seguir irá passar pelos principais pontos turísticos da região.
Assim, comece a sua visita a Aguiar da Beira no Largo dos Monumentos onde poderá observar o Pelourinho, a Torre do Relógio, a Fonte Ameada e a Casa dos Magistrados.
Em seguida, poderá ir visitar a Igreja da Misericórdia, continue a subir a encosta e irá encontrar as ruínas do castelo e logo a seguir irá encontrar do lado direito a Capela de Nossa do Leite.
Para terminar o percurso no centro da vila poderá contornar a colina do castelo em direção ao Largo dos Monumentos onde começou o passeio.
O Pelourinho de Aguiar da Beira
Este pelourinho está classificado como Monumento Nacional mas integrado no Trecho de arquitetura medieval em conjunto com a Torre Ameada (ou Torre do Relógio) e a Fonte Ameada.
Trata-se de um monumento do século XVI que vale a pena visitar.
A Torre do Relógio
A Torre do Relógio também é conhecida como Torre Ameada.
Acredita-se que a construção desta torre remonta ao reinado de Dom Dinis no século XIV onde existiria um castelo de origem castreja mas a função de marcação de tempo terá sido atribuída no século XVIII, primeiro com sinos e depois com a instalação do relógio.
A Fonte Ameada
A Fonte Ameada terá sido construída no século XIV mas depois das obras de requalificação por parte da autarquia em 2018 o circuito de água restabeleceu-se no local.
Por isso a água nem sempre esteve ali no largo.
A Casa dos Magistrados
A Casa dos Magistrados é um solar em granito e cuja construção acredita-se que terá sido efetuada entre os séculos XV-XVI.
Hoje em dia o solar da Casa dos Magistrados é um turismo de habitação, ou seja, é uma boa opção se quiser ficar a dormir no centro de Aguiar da Beira.
A Igreja da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia de Aguiar da Beira é um edifício barroco em cuja fachada principal sobressai um escudo de armas em alta relevo.
Terá sido construída no século XVIII e está em excelente estado de conservação, por isso merece fazer parte do seu roteiro em Aguiar da Beira.
Ruínas do Castelo de Aguiar da Beira
No alto onde terá existido um castelo apenas pode encontrar algumas ruínas, no entanto, foi colocada uma estátua de Nossa Senhora da Assunção com os nomes das freguesias inscritos na base e que de braços abertos parece estar a abençoar a vila.
Além disso, é um excelente lugar para apreciar a paisagem.
A Capela de Nossa Senhora do Leite

A Capela de Nossa Senhora do Leite também conhecida como Nossa Senhora do Castelo foi buscar o nome à existência de uma escultura da Virgem Maria a amamentar o Menino.
Trata-se de uma capela de origem medieval na qual nós realçamos a existência de um púlpito no exterior.
Por outro lado, junto ao largo da Capela de Nossa Senhora do Leite existe um pequeno jardim onde pode descansar e é um miradouro natural.
Outros lugares de interesse em Aguiar da Beira
As nossas viagens começam quando decidimos visitar um lugar e fazemos pesquisa sobre esse mesmo lugar.
Ora no caso de Aguiar da Beira tínhamos tomado nota de outros lugares que nos pareciam interessantes para visitar mas que acabámos por não ir.
Por isso achamos que é uma pena não disponibilizar este conteúdo pois acreditamos que os sítios que indicamos a seguir irão enriquecer o roteiro do leitor.
Assim, se tiver alguns dias para visitar Aguiar da Beira tomamos a liberdade de sugerir que visite a Estância Termal de Caldas da Cavaca (a época termal é entre maio e outubro), o Pelourinho Manuelino de Carapito (século XVI), o Dólmen de Carapito, também conhecido como Casa da Moura e a ponte do Candal em Coruche.
O que fazer em Aguiar da Beira

- Pescar na Albufeira da Barragem da Fumadinha;
- aprender sobre míscaros e porque não participar na recolha destes cogumelos;
- praticar orientação desportiva.
A Albufeira da Barragem da Fumadinha é um sítio bastante agradável.
Nós aproveitámos para fazer um piquenique em família não muito longe da Barragem da Fumadinha e acredite que é um lugar excelente para passar umas horas.
Por outro lado, na altura dos míscaros várias pessoas se juntam para percorrer as florestas do concelho de Aguiar da Beira para procurar este produto típico.
Por fim, se é adepto de Orientação Desportiva ou tem curiosidade para conhecer a modalidade, provavelmente o melhor sítio para o fazer é em Aguiar da Beira.
Produtos típicos de Aguiar da Beira
Nós vamos dar destaque a três produtos típicos de Aguiar da Beira: o míscaro, a castanha e o queijo Serra da Estrela.
O míscaro é um cogumelo que nasce de forma espontânea neste concelho, por isso os locais habituaram-se a preparar deliciosos pratos com este produto.
No entanto se não é conhecedor desta espécie que não os recolha para consumo uma vez que todos os anos existem mortes associadas a envenenamento por este cogumelo.
Além disso, o míscaro é um produto sazonal o que significa que só está disponível durante algumas semanas no ano.
A castanha também é um produto sazonal e poderá encontrá-la em grandes quantidades nesta região.
Por outro lado, o queijo da Serra da Estrela pode ser degustado em qualquer altura do ano.
De facto, Aguiar da Beira faz parte da Região Demarcada do Queijo da Serra da Estrela o que significa que existem queijarias certificadas que produzem o tão afamado queijo da Serra da Estrela.
Alojamento em Aguiar da Beira

Nós visitámos Aguiar da Beira num fim de semana que incluiu outras paragens e cuja base foi no Turpino House em Vilar Torpim, isto é, a cerca de 80 quilómetros e gostámos muito do alojamento.
No entanto, pode ver aqui hotéis em Aguiar da Beira se estiver interessado em ficar a dormir em Aguiar da Beira.
Onde fica Aguiar da Beira
Aguiar da Beira fica no distrito da Guarda, a cerca de 330 quilómetros de Lisboa e a 160 quilómetros da cidade do Porto.
Lisboa
Do Porto
Artigos relacionados
Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.
Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.
- Pátio da Caetana | turismo rural em Freineda
- Freineda & o Duque de Wellington | Almeida
- O que visitar em Castelo Bom
- Castelo Rodrigo o que visitar & outras dicas viagem
- Figueira de Castelo Rodrigo
- Serra da Marofa | miradouro e Cristo Rei
- Vilar Formoso o que visitar na fronteira da paz
- Castelo Mendo o que visitar nesta Aldeia Histórica
- Linhares da Beira o que visitar nesta Aldeia Histórica
- Almeida o que visitar nesta Aldeia Histórica
- Turpino House em Vilar Torpim
- Fornos de Algodres o que visitar no sopé da Serra
- Nossa Senhora dos Milagres em Muxagata
- Aguiar da Beira o que visitar
- Celorico da Beira e o Solar do Queijo
- Pinhel visitar a Cidade Falcão
- Trancoso Portugal | Aldeia Histórica & trilho pedestre
- Marialva | Aldeia Histórica com um castelo incrível
- Mêda o que visitar e dicas de percursos pedestres
- Vila Nova de Foz Côa | visitar a capital da amendoeira
Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Cabeça Aldeia Natal | Seia, Serra da Estrela
- Serra da Estrela | o que visitar
- Sortelha aldeia histórica no concelho do Sabugal
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.