0

Aeroporto de Hong Kong [Dicas de viagem]

octopus-card

O Hong Kong International Airport fica localizado em Check Lap Kok, na ilha de Lantau.

O aeroporto é grande e muito organizado.

Mal saímos do avião vários membros do pessoal de terra estavam a encaminhar os passageiros para diferentes áreas do aeroporto, pois muitos faziam escalas de curta duração.

Nós fomos encaminhados para a saída e como não precisámos de esperar pela bagagem de porão (porque não levámos) e os documentos de entrada no país tinham sido preenchidos no avião, não nos demorou mais de 30 minutos para passar pela alfândega.

Como precisávamos de dinheiro, ainda no aeroporto trocámos os nossos Euros por Dólares de Hong Kong.

Airport Express é um comboio rápido que faz a ligação entre o aeroporto internacional, a península de Kowloon e a ilha de Hong Kong. Pela nossa pesquisa parecia ser a melhor forma de chegar ao centro de Hong Kong.

O Octopus Card é um cartão de transporte recarregável que pode ser usado no metro, autocarros e no comboio. Logo, também pode ser usado no Airport Express.

Na bilheteira do Airport Express pedimos Octopus Card para nós os quatro (três adultos e uma criança) e foi aqui que sentimos o primeiro choque.

A senhora falava em inglês mas nós não percebíamos o que ela dizia. Expliquei que não tinha percebido e ela repetiu a mesma coisa com um ar de poucos amigos.

Olhei para o meu marido sem saber o que fazer. Ela pegou na calculadora, escreveu um valor e disse num tom zangado aos berros: “YOU PAY THIS!!”. Sim, aos berros. E essa parte nós percebemos. E pagámos o que ela nos mandou.

Quando o susto me passou olhei para os bilhetes e percebi que tinha um cartão Octopus Card de criança e três bilhetes individuais do Airport Express. Achei que era engano mas não estava disposta a falar novamente com aquela senhora.

octopus-card

O Airport Express parou na estação de Kowloon onde saímos mas se fôssemos para a Ilha de Hong Kong deveríamos sair na estação seguinte.

Para conveniência dos visitantes existe um serviço gratuito de autocarro a partir da estação de Kowloon até vários hotéis em Hong Kong. E este serviço também é válido para o regresso ao aeroporto.

free-shutle-bus-hong-kong

Assim, no dia que nos viemos embora, esperámos pelo autocarro gratuito na paragem onde tínhamos saído uns dias antes e pouco depois estávamos na estação de Kowloon.

máquinas-octpus-card-hong-kong

Na estação existem máquinas para comprar os bilhetes mas eu queria perceber se tinha sido enganada na viagem de ida. Afinal, a senhora vendeu-me viagens individuais quando eu tinha pedido Octopus Card.

O senhor que estava no balcao das informações disse-me que, para os adultos, é possível utilizar o Octopus Card para sair do aeroporto mas fica mais caro do que comprar um conjunto de três  viagens do Airport Express. Mas se comprar o Octopus Card de criança a viagem do aeroporto até ao centro é gratuita. Fiquei mais tranquila ao perceber que não tinha sido enganada.

Como usar o Metro (MTR) em Hong Kong

Hong Kong tem um sistema de transportes públicos bastante económico e eficiente e o Metro foi o que mais usámos na nossa viagem.

Para usar o Metro terá de adquirir o Octopus Card.

Tenha em consideração que as estações de Metro são muito grandes, com várias saídas e a maior parte delas tem centro comerciais no interior o que torna as coisas um bocadinho mais confusas. Mas não é difícil orientar-se se estiver atento a alguns detalhes.

Quando entrar no Metro vai perceber que as linhas onde circulam as composições estão fechadas com portas de vidro e que só abrem quando a composição do metro parar.

As portas abrem-se automaticamente (não precisa carregar em nenhum botão) e as pessoas que estão dentro do metro saem pelo meio. Se estiver do lado de fora e olhar para o chão, vai ver umas setas que indicam onde os passageiros vão sair e as setas onde os passageiros fazem fila para entrarem.

Normalmente em cada porta são formadas duas filas nos lados para as pessoas entrarem. Essas filas são respeitadas, ninguém passa à frente de ninguém.

metro-hong-kong

Se não houver lugar na carruagem as portas fecham-se e tem de esperar pela próxima. A frequência de carruagens é elevada, portanto não se preocupe pois só vai esperar alguns minutos.

Em alturas de maior afluência estão funcionários que ajudam com a entrada e saída de pessoas das composições. E a ajuda por vezes são uns empurrões para caberem mais algumas pessoas.

Quando estiver no interior da carruagem e chegar a hora de sair, olhe para ao placard por cima da porta de saída. Vai perceber que a porta que vai abrir tem uma luz verde e que a porta contrária tem uma luz vermelha.

metro-hong-kong
metro-hong-kong

Na saída, quando passar a zona onde faz a leitura do Octopus Card, existem uns painéis com as saídas possíveis.

O ideal é saber exatamente qual é a sua saída antecipadamente mas se não souber seja com atenção a que locais a saída dá acesso.

É que pode sair do lado errado da rua e depois nem sempre consegue atravessar.

metro-hong-kong

Como se locomover em Hong Kong | Octopus Card

Hong Kong tem uma excelente rede de transportes públicos. Tem à sua disposição o Metro, o autocarro, Tram Way e o Star Ferry  Táxis também são muito populares mas não poderá utilizar o Octopus Card, o pagamento terá de ser em dinheiro.

O Octopus Card é um cartão de transporte recarregável que pode ser utilizado em todos os transportes públicos.

Nós só usamos o Metro e o Tram Way mas disseram-nos que o modo de funcionamento nos restantes transporte é igual ao Metro.

Para relembrar, se usar o Tram Way, a validação do Ocotpus Card é feita quando sair do elétrico.

Além dos transportes públicos pode utilizar o Octopus Card para pagar as suas compras no supermercado ou nas máquinas de vending.

octopus-card

Onde comprar

Em qualquer estação de metro, nas máquinas automáticas ou nos balcões de informação.

Se usar o Octopus Card pela primeira vez aconselho a comprar num balcão de informação pois pode pedir um mapa da rede para andar consigo.

octopus-card-machine

Quanto custa

Nós pagámos 150 HKD por cada adulto e 70 HKD pelo cartão de criança. Estes valores incluem uma caução de 50 HKD por cada cartão.

Quando o saldo terminar pode recarregar o cartão em qualquer estação de Metro.

Como usar

O cartão Octopus Card tem de ser validade quando entra no transporte. Passe o Octopus Card no visor e as portas abrem-se.

Quando sair deve passar novamente o cartão no visor e aparece a informação de quanto custou a viagem e qual o saldo disponível.

hong-kong-metro

Como sei quanto custa uma viagem?

O valor de cada viagem depende do trajeto que fizer e a tabela está afixada nas estações de Metro.

Mas nós não nos demos ao trabalho de ver quanto custava cada viagem porque andar de Metro em Hong Kong é muito barato, eram-nos descontados alguns cêntimos de cada vez.

octopus-card-fares

O que acontece se ao sair não tiver saldo suficiente para pagar a viagem que fiz?

No visor aparece um valor negativo, as portas abrem.se na mesma e pode sair sem fazer um recarregamento no cartão.

Mas da próxima vez que pretender entrar as portas não se abrem e tem de recarregar o cartão.

Como recupero o valor da caução e o dinheiro que não utilizei?

Quando não precisar mais de usar o Octopus Card, pode solicitar o reembolso da caução e do saldo que estiver no cartão.

Imagino que o possa fazer em qualquer estação de metro mas nós pedimos o reembolso no aeroporto.

Não encontrou o que procura? Envie-nos um email ou deixe um comentário. Temos todo o gosto em ajudar!

Gostaria de conhecer outros destinos? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS! E não se esqueça de nos acompanhar no no facebook e no instagram.

No Comments

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: