Aeroporto de Varadero (VRA) em Cuba: tudo o que precisa saber

cayo-blanco-cuba
Índice do artigo

Atualizado em: Abril 4, 2024

O Aeroporto de Varadero, ou Aeroporto Juan Gualberto Gómez, é um aeroporto internacional que serve a região de Varadero, em Cuba.

Aliás, é o segundo maior aeroporto de Cuba, logo a seguir ao aeroporto da capital, Aeroporto José Marti em Havana. Ou seja, o Aeroporto de Varadero recebe cerca de 25% do total de passeiros que viajam para Cuba, o que é um número considerável.

Recebe voos principalmente provenientes da Europa, América do Norte e outras ilhas das Caraíbas, e se viaja desde Portugal para Cuba, muito provavelmente este será o seu aeroporto de destino.

Por isso, reuni um conjunto de informações que considero importantes para quem vai entrar em Cuba via Aeroporto de Varadero.

Portanto, neste artigo irá ver informações importantes sobre os procedimentos de entrada em Cuba, quais companhias de aviação utilizam este aeroporto, como ir para o centro de Varadero e hotéis da região e a localização do Aeroporto Juan Gualberto Gómez.

E para que não lhe falte nada, no final deste post ainda vai ficar a saber que tipo de lojas existem neste aeroporto, bem como se tem de pagar alguma taxa à saída de Cuba. Leia com atenção até ao final e se ainda tiver alguma dúvida, por favor deixe um comentário.

Procedimentos de Entrada em Cuba

Quando chegar ao Aeroporto de Varadero deve ter toda a documentação em dia, para que a passagem pela emigração seja simples e rápida.

Aqui fica um resumo de tudo que precisa de tratar com antecedência:

Preenchimento do formulário D’Viajeros (online): é obrigatório desde 23 de janeiro de 2023 e deve ser preenchido com uma antecedência mínima de 48 antes do voo.

Apesar de ser possível pedir visto à entrada de Cuba, não recomendo que o faça para não ter de enfrentar filas.

Para tirar o visto terá de contactar o Consulado de Cuba em Portugal, que está localizado em Lisboa. O preço deste visto tem o custo aproximado de 22 €.

Também o pode pedir online através de plataformas que tratam de visto, mas, claro, é um pouco mais caro – cerca de 50 €, o que pode compensar se não quiser ter o trabalho de tratar do visto diretamente.

O seu passaporte deve ter a validade mínima de seis meses após o final de viagem e, muito, muito importante, compre um seguro de viagem!

Os seguros de viagem que eu uso e recomendo são da IATI seguros, que além de serem muito acessíveis, ou seja, baratos, têm boas coberturas. Além disso, caso precise de ativar o seguro, não é preciso fazer o respetivo pagamento e depois pedir o reembolso. O apoio ao cliente é em português, o que acho que em situação de stress é uma mais-valia.

Faça o seu seguro de viagem para Cuba aqui (com 5% desconto adicional).

Principais companhias aéreas no Aeroporto de Varadero em Cuba

Eu viajei num voo charter com partida de Madrid, pois era o mais económico na altura.

As companhias de aviação com melhores tarifas em voos charter para Cuba com saída de Portugal costumam ser a Iberojet e a White.

Além disso, para voos regulares com saída de Lisboa, Porto e Faro para Varadero, incluindo escalas, sugiro que espreite as seguintes companhias aéreas que voam para Cuba.

Air Canada Rouge, Air France, Air Transat, Azur Air, Blue Panorama Airlines, Condor, Corsair International, Cubana de Aviación, Edelweiss Air, Interjet, LOT Polish Airlines, Magnicharters, Neos, Nordwind Airlines, Orbest, Royal Flight, Servicios Aéreos Profesionales, Sunclass Airlines, Sunwing Airlines, TUI Airways, TUI fly Belgium, TUI fly Netherlands, VivaAerobus, Wamos Air e WestJet.

Como ir do aeroporto para Varadero

Apesar de uma grande parte dos turistas chegar ao aeroporto de Varadero com um pacote que inclui o transfer até ao aeroporto, acho relevante mencionar duas coisas.

Em primeiro lugar, se tem um transfer pré-pago para o hotel, depois de passar pela emigração, irá encontrar os responsáveis pelos respetivos transportes. Eles costumam ter cartazes a indicar de que empresa são e têm uma lista dos passageiros que vão transportar.

Ou seja, se não os conseguir encontrar, eles vão andar à sua procura.

Por outro lado, se prefere viajar de forma independente pode ficar descansado pois no terminal de chegadas irá encontrar táxis que o levarão para Varadero ou para onde entender.

Além disso, a empresa Viazul (companhia de autocarros) faz a ligação entre o terminal e vários pontos da cidade que apesar de ser um pouco mais demorado, é mais económico em comparação com a viagem de táxi.

Também pode alugar um carro no aeroporto, sendo que o ideal é reservar o carro online com antecedência. As empresas de rent-a-car com escritório no aeroporto de Varadero são a Rex, Cubacar, Havanautos e Via Transgaviota.

Localização do Aeroporto Juan Gualberto Gómez

O Aeroporto Juan Gualberto Gómez está localizado a cerca de 10 km da localidade de Varadero.

Lojas no Aeroporto de Varadero

Apesar de não ser muito grande, no Aeroporto de Varadero irá encontrar uma loja duty free, para fazer as últimas compras antes de regressar a casa.

Também há uma loja de câmbio, para o caso de querer trocar dinheiro no aeroporto.

É preciso fazer algum pagamento no aeroporto à Saída de Cuba?

Quando sair de Cuba é necessário fazer o pagamento de 25 CUC (Pesos cubanos conversíveis).

Este pagamento deve ser feito logo a seguir ao check-in do avião e há uma fila só para este fim. Aliás, existem duas filas que convém estar a contar: a fila para o pagamento da taxa de saída em CUC e a fila para trocar o dinheiro que sobra em euros ou dólares.

Leia também

Por fim, está a pensar visitar Cuba? Então nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que veja os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.