Aceredo Espanha: visitar as ruínas da aldeia submersa pelo Rio Lima

Aceredo Espanha.
Índice do artigo

A Aldeia de Aceredo ficou submersa em 1992 com a construção da Barragem do Alto Lindoso, entre os concelhos de Ponte da Barca, do lado português, e Ourense, do lado espanhol.

A mancha de água foi ficando mais pequena à medida em que se tornavam mais fortes os indícios de seca, sendo que neste momento a totalidade da aldeia está fora de água e à vista de todos.

É por isso que lhe chamam a Atlântida da Galiza!

Rapidamente se tornou uma atração turística na Galiza, pois tanto Portugueses como Espanhóis querem ver as ruínas de Aceredo.

Também nós quisemos espreitar a aldeia fantasma mais famosa do momento, e contamos tudo neste artigo.

O que ver na antiga aldeia de Aceredo

Atlântida Galega.
Atlântida Galega.

Quando se vê Aceredo pela primeira vez há uma mistura de sentimentos. Por um lado, a maravilha da descoberta de um lugar que estava escondido debaixo de água, e por outro lado, o horror do abandono e da escassez de água.

Aceredo parece uma aldeia fantasma, com ruínas de casas e lama que se transforma em pó seco quando a água se evapora.

As casas continuam em relativo bom estado de conservação, considerando que estiveram três décadas debaixo de água.

A maior parte das casas mantém as paredes intactas e as ruas parecem estar normais. Tenha cuidado quando explorar as ruínas das aldeia submersa, pois aconteceram acidentes há pouco tempo.

A poucos metros da aldeia conseguem-se ver perfeitamente os antigos campos de cultivo, assim como uma ponte.

O que mais nos impressionou foi a fonte de água que continua a jorrar indiferente ao facto de ninguém lá viver.

Para ter uma vista abrangente da aldeia, pare o carro no Miradouro do encoro de Lindoso, que fica antes da ponte ou então vá ao Miradouro da antiga aldeia de Aceredo do lado direito da estrada quando se começa a descer para a aldeia.

O Trilho de Aceredo

Se gosta de caminhar vai gostar de saber que há um trilho que permite explorar a antiga aldeia de Aceredo a pé.

Comece na nova aldeia de Aceredo e siga em direção às ruínas. Na totalidade, são cerca de oito km de caminhos e descobertas inesperadas, como a ponte, carros abandonados, e algum lixo e latas à mistura.

Se decidir fazer esta caminhada, tenha cuidado para não se desviar dos caminhos principais para evitar acidentes.

O que visitar perto de Aceredo

Uma vez que a aldeia em si visita-se rapidamente, pode aproveitar o resto do dia para ficar a conhecer outros lugares interessantes na região.

Assim, em direção ao Lindoso, vai passar por Escusalla (6 km), que é um lugar abandonado muito interessante. As ruínas de pedra estão parcialmente cobertas pela vegetação, o que lhe dá um ar encantado.

São algumas casas e uma capela que foram invadidas por árvores e heras.

Em certos momentos, faz lembrar as ruínas de Angkor Wat no Camboja, sendo que tem a vantagem de ser muito mais fácil de visitar.

Passe também pelo Castelo de Lindoso e pelos Espigueiros e explore o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Do lado espanhol vá dar um mergulho nas Caldas de Lobios e visite as ruínas de Aquis Origins, que ficam a cerca de 7 km de Aceredo.

Como chegar a Aceredo em Espanha

Caldas de Lobios (Espanha).
Caldas de Lobios (Espanha).

Saindo do Porto de carro, conduza pela A3 até Braga, continue até Ponte da Barca e depois Lindoso. Continue pela N304-1 até passar a fronteira até Aceredo.

Conte com uma viagem de carro desde o Porto de cerca de 130 km, ou seja, mais ou menos 1h30.

Hotéis e Restaurantes perto da Atlântida Galega

Pode escolher ficar a dormir em Lobios e desfrutar dos banhos termais, ou então ficar na linda vila de Ponte da Barca.

Caso prefira um hotel em Ponte da Barca, nós recomendamos o Hotel Fonte Velha que fica ao lado do Rio Lima e para jantar nada melhor do que uma experiência no Restaurante Vai à Fava.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a Galiza? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Espanha? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.