O que fazer em Aachen, Alemanha: a fronteira de 3 países

aachen fronteira
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 8, 2024

Aqui tem uma lista de o que fazer e visitar em Aachen, na Alemanha.

Aachen, também conhecida por Aquisgrana, tem tanto, mas tanto para ver e fazer, que me surpreende que tão poucos portugueses conheçam esta cidade.

É o local da fronteira de três países: Alemanha, Bélgica e Holanda, mas tem uma catedral Património da UNESCO.

O que fazer em Aachen, na Alemanha

Visitar a Catedral de Aachen

mercado-natal-dusserdorf

A Catedral de Aachen foi mandada construir por Carlos Magno, aliás, ele foi sepultado nesta catedral no ano de 814.

Então, a construção da catedral começou por volta do ano de 790, mas, claro, foi alterada de forma significativa ao longo dos séculos.

Ou seja, é a Catedral de Aachen é a catedral mais antiga do norte da Europa, o que por si só faz com que seja merecedora de ser incluída na sua lista de o que fazer em Aachen.

Além disso, na sua construção e durante séculos, foi a a estrutura mais alta ao norte dos Alpes!

Também foi o local de coroação dos imperadores do Sacro Império Romana até ao século XVI.

A original Capela Palatina teve influências bizantinas e germânicas, e mais tarde, a catedral sofreu influências da arquitetura gótica e barroca, ou seja, o resultado que vemos hoje é uma junção única que merece a pena ser comtemplada com tempo.

A Catedral de Aachen foi o primeiro monumento alemão a fazer parte do Património da UNESCO.

Erkelenz-alemanha

Ver a fronteira dos três países

aachen-fronteira

É a chamada Tríplice fronteira: Alemanha, Bélgica e Países Baixos e é uma atração turística por si só!

Não é todos os dias que nas nossas viagens temos a possibilidade de “estar” em três países no mesmo dia, quanto mais ao mesmo tempo.

Mas isto acontece em Aachen! Na verdade é engraçado ver os grupos a tirar fotografias com um pé num país, o outro pé noutro e uma mão num terceiro. Sim, alguns fazem equilibrismo para conseguir a foto da fronteira dos três países!

Brincadeiras à parte, o lugar é bonito e se quiser pode ter uma vista ampla da fronteira dos três países ao subir uma ponte.

A subida é gratuita, ou seja, não precisa pagar bilhete para subir ao miradouro no cimo da torre, mas devo avisar que são muitos degraus para subir e depois descer. E não há elevador…

Experimentar os Printen, biscoitos típicos de Aachen

Os Aachener Printen são biscoitos típicos parecidos com pão de gengibre, mas feitos com xarope beterraba sacarina. Aliás, são frequentes os campos de beterraba que se vêem a partir das estradas da região.

São retangulares, de cor escura e vendidos em caixas de metal. Têm o inconveniente que são um pouco duros, por isso muita gente prefere comer os Printer de Aachen molhados em chá ou café.

Conhecer a ligação de Carlos Magno a Aachen

Carlos Magno, também conhecido como Carlos, o Grande, foi uma figura crucial na história da Catedral de Aachen.

Ele viveu os últimos 20 anos da sua vida em Aachen (também conhecida como Aix-la-Chapelle em francês) e escolheu esta cidade como um dos principais centros do Império Carolíngio e a capital do seu império.

Por volta de 790, Carlos Magno encomendou a construção da catedral, que posteriormente se tornou um local significativo em sua vida e morte.

Portanto, o desenvolvimento de Aachen, com a construção da sua catedral histórica, assim como a igreja Marienkirche, estão diretamente ligados a Carlos Magno.

Alojamento em Aachen

Tenho boas notícias no que diz respeito ao alojamento em Aachen, já que, por norma, os hotéis são mais económicos, em comparação, por exemplo, com cidades maiores como Colónia.

Então, o Aquis Grana City Hotel (4 estrelas) e o INNSiDE by Meliá Aachen (4 estrelas) têm localização central, o que faz com que sejam excelentes escolhas.

No entanto, se pretender uma opção mais em conta, o Art Hotel Aachen (3 estrelas), é confortável e costuma ter preços muito razoáveis.

Quantos dias são necessários para visitar Aachen?

Uma vez que Aachen é uma cidade relativamente pequena, acho que 1-2 dias são suficientes para conhecer as principais atrações turísticas.

Aliás, muitos visitantes preferem visitar Aachen num day tour de um dia a partir de Colónia, que fica a cerca de 90 km de distância.

É claro que é possível fazer desta forma, mas eu acredito que passar uma noite em Aachen e jantar no centro da cidade é uma experiência muito agradável.

A cidade é facilmente explorável a pé ou é recomendável usar transporte público?

A cidade de Aachen é completamente acessível a pé, por isso, não acredito que precise de usar transportes públicos.

Assim, é o centro histórico concentra muitos dos principais pontos turísticos, como a Catedral de Aachen e a Câmara Municipal.

Como é a vida noturna em Aachen? Existem lugares populares para sair à noite?

A vida noturna em Aachen é animada, no entanto, sem comparação com a noite noutras cidades grandes alemãs.

Em todo o caso, é no centro histórico que estão os melhores bares, bem como pubs tradicionais e modernos lounges.

Por isso, se a sua ideia é tomar uma bebida, enquanto desfruta de música com amigos, estes devem ser os seus lugares de eleição.

Além disso, Aachen tem uma cena noturna universitária interessante, graças à presença da Universidade Técnica de Aachen (RWTH Aachen University).

Isto significa que há locais frequentados por estudantes, com uma atmosfera jovem e energética.

Os espaços culturais, como teatros e salas de concerto, também contribuem para a vida noturna de Aachen.

Leia também:

Por fim, está a pensar visitar a Alemanha? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

10 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.