6 In Destinos/ Portugal/ Roteiros de Viagem

Fim de semana na Serra da Estrela – Roteiro & a importância de ter um plano B.

 

serra da estrela

Ano novo, velhos hábitos! No primeiro fim de semana do ano fomos para a Serra da Estrela.

Saímos do Porto numa sexta-feira ao final do dia e pernoitámos no Fundão. A ideia era dedicarmos o sábado às pistas de esqui para aprendermos a esquiar e o domingo estava destinado a darmos uso ao trenó. Dois dias a desfrutar da neve parecia-nos um belo plano!

O roteiro inicial era:
Dia 1 – Porto – Fundão
Dia 2 – Fundão – Pista de esqui da Serra da Estrela – Fundão
Dia 3 – Fundão – Torre – Porto

No entanto, o tempo na serra é imprevisível e apesar da notícia de estradas cortadas no acesso à Torre, não tinha nevado o suficiente para as pistas de esqui abrirem. Não imaginam a desilusão quando chegámos à estância e vimos as telecadeiras paradas. Nem saímos do carro, telefonei para a estância e informaram-me que naquele dia as pistas estariam encerradas mas que as máquinas de neve artificial estavam a funcionar desde a véspera e que no dia seguinte de certeza que algumas pistas abririam.

pista-esqui-serra-da-estrela

Se não havia esqui teríamos de nos contentar com o trenó! Mas estava muito frio e o vento era forte, os adultos rapidamente perderam a vontade de deslizar pelas encostas da Torre apesar da insistência dos miúdos em continuarem ao frio.

torre-serra-da-estrela

frio-serra-da-estrela

Nessa altura tivemos de arranjar um plano B. Tenho o hábito de ter comigo um caderninho onde tomo nota de informações que considero úteis. Por exemplo, assuntos que posso abordar no blogue, viagens que quero fazer, sugestões de hotéis e restaurantes que me vão falando. Nesse caderno tenho uma lista das Aldeias de Xisto e parecia que estávamos no sítio certo. Não foi difícil organizar um roteiro para esse dia e reservámos o domingo para tentar novamente a estância de esqui. A segunda versão do roteiro ficou assim:

Dia 1 – Porto – Fundão
Dia 2 – Fundão – Pista de esqui da Serra da Estrela – Torre – Barroca – Janeiro de Cima – Janeiro de Baixo – Fundão
Dia 3 – Fundão – Pista de esqui da Serra da Estrela – Porto

A visita às Aldeias de Xisto (Barroca, Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo) correu muito bem, nos próximos dias iremos publicar algumas dicas para aproveitar a região.

Aldeias-de-xistoAldeias-de-xisto

O domingo estava reservado ao esqui, aliás, essa tinha sido a razão principal para nos deslocarmos à Serra da Estrela. Mas dizem que não há duas sem três, portanto, o roteiro inicial sofreu uma terceira alteração.

Chegámos à estância de esqui e dirigimo-nos ao balcão. Precisávamos adquirir o forfait para acesso às pistas, marcar a aula com o professor e alugar o material de esqui. Tudo corria bem até nos avisarem que a aula com o professor só poderia ser marcada para a tarde desse dia. A aula tem a duração de uma hora e a pista fecha às 16:30. Claramente não compensava o elevado custo da atividade. Restava-nos, novamente, o trenó!

torre-serra-da-estrela

Felizmente no domingo não estava tanto vento e aproveitámos algumas horas na neve.
Antes de regressarmos ao Porto parámos para almoçar em Seia no restaurante “O Borges”.

Veja também o nosso passeio na Serra da Estrela em 2017 .

Não encontrou o que procura? Envie-nos um email ou deixe uma mensagem nos comentários. Temos todo o gosto em ajudar!

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    meuguiamundo
    2018-01-29 at 13:24

    Olá!
    Muito interessante saber sobre a Serra da Estrela, eu mesma não conhecia até antes desse post.
    Parabéns pelo blog
    Não deixe de conhecer meu blog iniciante:https://meuguiamundo.wordpress.com/
    Bjss

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-01-29 at 19:24

      Obrigada pelo comentário:)

  • Reply
    Bia Perez
    2018-02-14 at 22:35

    Ainda não conheço a Serra da Estrela… deu vontade de ir. Quando for a Portugal vou colocar nas minhas prioridades> Abraços.

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-02-15 at 20:04

      Obrigada pelo comentário Bia! Se vier a Portugal por favor inclua uns dias no norte do país. Eu sou apaixonada pelo Porto, tem muito que ver, restaurantes ótimos e a zona do Douro é linda!

      • Reply
        Bia Perez
        2018-02-16 at 0:42

        Adoro Portugal… ja conheci do Porto ao Algarve… nas 3 vezes que estive aí. Eu pretendo morar em Portugal assim que meu marido se aposentar. Daqui a 2 anos! Tenho familiares em Lisboa (tios e primos) e 2 filhos na Europa. Quero estar mais perto deles, Meu planejamento para isso já começou. Seu Blog da muitas dicas, que com certeza irei aproveitar. Obrigada querida. Bjs

        • Reply
          passaportenobolso
          2018-02-16 at 12:40

          Fico feliz, que bom 🙂

    Deixar uma resposta

    %d bloggers like this: